Sala Virtual

Hiperatividade Infantil: TDAH

Crianças gostam de brincar, fazer bagunça e correr para lá e para cá. Movimentam-se tanto que dão uma canseira nos pais ou com quem elas estiverem. Mas é preciso ter cuidado para não identificá-las erroneamente como portadora do TDAH.

Às vezes, a criança está apenas passando por algum problema e essas características aparecem.

A psicóloga Maria Teresa Ramos de Souza explica que crianças, para serem diagnosticadas como hiperativas, devem passar por uma criteriosa avaliação de profissionais especializados. Normalmente elas apresentam comportamentos agitados, não param quietas um só instante, estão sempre fazendo algo “errado”, sendo apontadas como um mau exemplo. “Mas não é tão fácil identificá-las porque estas características se confundem com sintomas comportamentais de outras dificuldades infantis”, afirma a psicóloga.

Maria Teresa sempre orienta os pais para que seja realizada uma avaliação de forma a que não existam dúvidas e prejuízos no futuro da criança. “As pessoas pensam na criança como ela está agora, mas devem se lembrar que ela vai crescer. Se ela não receber o acompanhamento correto, pode se tornar uma criança com baixa autoestima. E que tipo de adulto ela se tornará se só for encarada como um problema?”, afirma.

Características do Hiperativo

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, tem-se a orientação de diagnosticar pelo menos seis características pelo período de mínimo de seis meses, e que estejam dando prejuízo para a vida da criança, como por exemplo:

  • - ser inquieta (mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira),
  • - ter dificuldade em permanecer sentada,
  • - se corre sem destino,
  • - se tem dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio,
  • - se fala excessivamente ou interrompe conversas de outras pessoas – sem pedir licença,
  • - responder a perguntas antes delas serem formuladas,
  • - agir como se fosse movida a motor,
  • - ter dificuldade em esperar a vez.

A hiperatividade costuma ser mais incidente em meninos e na faixa etária dos sete aos nove anos. “Essa fase é a que eles estão começando a estudar e precisam ter mais atenção. Fica mais fácil perceber a dificuldade de concentração dessas crianças. Elas ficam sem noção de espaço e de limites, não por teimosia, mas porque não têm noção do que estão fazendo”, diz Maria Teresa.

A psicóloga conta que para trabalhar com hiperativos é preciso montar um esquema que envolva todas as pessoas que têm ligações com a criança. “Verifica-se que a maneira mais eficiente e com resultados satisfatórios é montando um esquema multidisciplinar; quer dizer, envolvendo a família, desde a vovó, até a empregada, a escola, neurologista, pediatra e outros profissionais que estejam acompanhando a criança. Para que se faça principalmente um trabalho comportamental, orientando, recomendando, reestruturando os ambientes e as dificuldades no dia a dia da criança”, aconselha Maria Teresa.

Como a família e a escola podem agir

Maria Teresa costuma elaborar uma lista de procedimentos para pais e professores lidarem com a criança hiperativa no seu cotidiano. “Normalmente, para os pais, peço que diminuam os estímulos no quarto da criança, como, por exemplo, vídeo, computador e jogos. A criança deve ter horários fixos para todas as atividades (café da manhã, banho, brincar, dormir). Quando os pais falarem com ela, devem solicitar que ela repita o que entendeu.

“Elogiar o que ela fizer corretamente, mesmo que seja ficar sentada por cinco minutos, pois é importante para que se sinta reconhecida nas atitudes e atividades que estiver fazendo adequadamente”, explica a psicóloga. Maria Teresa acrescenta que os elogios são importantes porque elas sempre são lembradas apenas pelas coisas ruins que fazem. “É importante que os adultos fiquem atentos, pois as crianças hiperativas ficam com a autoestima baixa a partir da repetição do erro, pois apenas dessa maneira elas conseguem chamar atenção, mas é uma atenção negativa”, explica.

“Na escola costumo orientar, principalmente, que pais e professores se comuniquem com mais frequência. Sugiro aos professores uma posição estratégica da criança, em sala de aula, mais próxima da professora, que ela convide mais vezes a criança como ‘ajudante’, quer dizer, com tarefas que a ocupem. Ela vai se sentir estimulada e reconhecida”, explica a psicóloga.

* Entrevista para o site Facilitando sua Vida, em 2003. Artigo publicado na revista Total Mix 5ª Edição – Abril de 2011.

Para saber mais

Fale diretamente com Maria Teresa:
Entre em contato
Visite o site:
www.tdah.org.br
Leitura recomendada:

Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade
Russell Barkley

Desatentos e Hiperativos
Dr. Gustavo Teixeira

Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: O que é e como ajudar
Luiz Augusto Rohde


315 Comentários

  1. silvia Raquel disse:
    30 de setembro de 2014 às 22:50

    Ola Dra. Bom eu tenho isso des de pequena a minha mae faleceu quando eu tinha 12anos de idade e des de entao eu percebi isso eu as vezes estou em uma reuniao familiar ou da minha religiao e e como se eu nao estivese la e como se aquilio naoestivese acontesendo entao eu mordo os meus labios para saber que aquilo realmente esta acontecendo , o que e isso dra sera que eu tenho algum problema
    .

  2. Gisela lopes disse:
    30 de setembro de 2014 às 21:10

    Ola
    Eu preciso de ajuda, e tenho um filho de 6 anos e um bebe de 7 meses, meu filho de 6 anos Estou tendo meu dificuldade com ele. Ja vai fazer 2 semanas que Estou tendo muita dor de cabesa POR causa do comportamento dele na escola. A professora manda uma nota es rat todo Dia faze reclamacoes dele que interrompe muita na sala de Aula faz contos de coleguninhas FICA agressivos com coleguninhas, ele vai para um programa 3 Dias POR semana depois da escola onde eles ajudam ele fazer os deveres de escola, eles tambem apresenta ram deixa quando quando chega o momento de fazer deveres de Casa eles chaman today’s criancas pque esta na hora de fazer dever e ele vai pega a bolsa de escola e diz que nao Tem, quer dizer mente so para ir brincar, fala muito dentro da sala de Aula chega em Casa tenho qui forcar ele para fazer dever da escola, esquece a bolsa de escola na escola, enfim tudo que nao interessa FICA para tras, quando coloco ele para ler nao Le Bem eu Le para ele depois coloco ele para ler sozinho logo seguir nao da CONTA, enfim ja Bati, ja colloquei de castigo, ja tirei elede ver Televisao nao USA table mais nao Tem brinquedo a nem jogo game Mesmo assim nada cada Dia vem coisas piores depois na hora que converso com ele diz que vai seguir nao faz mais,Chora todos Os Dias antes de ir para escola repito tudo nada mais pior …. Enfim o que posso fazer me ajuda

  3. rubia disse:
    27 de setembro de 2014 às 22:45

    meu filho em casa muito inquieto.jogajoguinho no meu nooty sempre mexendo os pes.mas.olhando na tv filmes que gosta fica quietinho,fala pouco pra idade dele,muito pouco frases,tem.algumas dificuldades em aprender algumas coisas.tem.4.anos.na.escola ele amigo.faz amizade facil!na escolinha obedesce,em.casa.que.nao.quer obedescer!quando faz algo de errado ou mesmo nao fazendo pede desculpa e fala que ama papai emamae tds os dias!qual o tipo de exames que tenho que fazer.tem tempos que esta agitados outros calminho.ele.vai.na.fono

  4. vera disse:
    26 de setembro de 2014 às 19:02

    boa noite, tenho um filho com 2 anos e meio, ja fui a psicologa pedir ajuda, mas disse-me antes dos 6 anos nao dá para saber, se é ou não hiperativo. ele quer brincar com tudo mas rapidamente se farta, na escola consegue estar sentado a ouvir a ducadora a contar historia. mas se eu aparecer, começa a atirar objectos ao ar, e se algum colega se atravessa á sua frente morde e empurra. andam muito a corrida e quando lhe contrariam, começa aos gritos e as vezes aos pontapes comigo, mete-o sempre de castigo, ele grita e chora parece que lhe estao a bater. mas dorme 10 horas por noite, as vezes acorda, mas eu vou ter com ele e adormece novamente, na hora da sesta as vezes dorme 3h ou 4. mas e mt activo, nao vejo nenhum colega da escola a agir desta maneira. as vezes ja nao sei o que fazer pois o desespero é enorme. nao sei se podera ser so mais activo que o normal, ou se sera hiperatividade, tambem nao se concentra muito.Se me puder responder ficaria muito grata. muito obrigada

  5. Amapola georgina sisnando disse:
    26 de setembro de 2014 às 12:04

    Ola meu filho tem 4anos e ainda tem dificuldades na fala mais e muito inteligente grava tudo descobre as coisas mais demora pra obedecer o comando bate no irmão não para quieto meche em tudo e demora dormir ,e teimoso se consentra muito em jogos mais se padir um favor tem que repedir o pedidos varia vezes se não ele não faz sera que e seirio o caso do meu filho fo muito preocupada escuto muitas reclamações.

  6. soraia disse:
    25 de setembro de 2014 às 14:12

    Boa tarde!tenho um filho de 4 anos e 5 meses,que ja vem apresentando problemas na escola,ja é a terceira escola que ele frequenta e sempre com os mesmos problemas:nao consegue levar um’não’,dificuldade de aceitar regras,coloca as mãos a boca frequentemente,mexe os pés,não para queto,e agora para piorar a professora relata que ele fica balançando a cabeça dizendo que ta aguniado.os desenhos dele não é adquado a idade,e ela informa que ele vem regredindo em relação a contar fatos e a escrita.não tem autonomia perante ao grupo,não relata experiências de forma coerente.Ele ja vem acompanhado de psicologa,mais a escola diz que não tavendo diferença e que ele precisa enquanto é cedo de um acompanhamento.Só que todos dizem que ele tem comportamento atipico…na escola elas dizem que ele ate faz as tarefas,maais se tiver alguem do lado.ja estou desesperada pq não sei o que fazer e ninguem se quer me dar caracteristicas do que possa ser!o que devo fazer?aguardo respostas…

  7. Maria Cláudia Schiavolini disse:
    21 de setembro de 2014 às 7:03

    Dra.
    Minha filha tem 5a10m e desde bebê é muito agitada. Ela é extremamente carinhosa, conosco e com o mundo inteiro, literalmente. Em todos os lugares que vamos ela quer falar com todos, abraçar, beijar, enfim não tem limites. Algumas pessoas dizem que ela é carente, mas o fato é que recebe muito carinho em casa. Além desse comportamento, ela é muito resistente a ordens, limite, regra. Se damos uma ordem, ela não quer cumprir, dai se pedimos por favor, ela atende. A escola nos chamou e pediu que entrássemos com um psicopedagogo, mas estou insegura, a acho muito nova ainda.

  8. Soniaa Maria Rocca Angelo disse:
    20 de setembro de 2014 às 14:31

    Boa Tarde!
    Sou professora da Sala de AEE e dou atendimento às 6as.feiras em uma Emei, onde atendo um aluno de 3 anos. Até o início do ano não falava quase nada. Hoje desenvolveu bastante a linguagem, porém continua agressivo com os colegas, atende aos comandos dos professores quando quer, e quando não gosta de uma atividade ou brinquedo joga tudo ao chão e se recusa a pegar.
    Qual o melhor procedimento neste caso?

  9. silvia disse:
    18 de setembro de 2014 às 2:40

    Tenho um filho de 5 anos e ele é muito imperativo já não sei mais o que faço ele é respondão não obedece a 1ª vez que falo bate nos colegas é muito ciumento á não sei mais o que faço com ele.
    ele é muito inteligente aprende tudo com muita facilidade mais o principal não faz que é ser uma criança calma o que devo fazer? Existe um tempo uma idade que vai melhorar ou acabar de vez e ser um menino “normal” como deveria ser?Por favor me ajude.me responda.

  10. julio césar saraiva disse:
    21 de agosto de 2014 às 14:08

    júlio
    Olá, não mto diferente dos outros pais, eu digo o que está acontecendo com meu “fiote”. Ele fará 14 anos agora dia 03/01\2014 e desde uns 2anos e meio que percebo algo diferente nele. Mto nervoso, sem concentração, inteligentissimo e as vezes agressivo físico e verbalmente. POR FAVOR, ME AJUDE! Não sei mais em quem acreditar e meu fiote parece que está piorando. isso incomoda a mim e a ele Ele está indo mto mal na escola por causa do comportamento e não consegue acompanhar as aulas, Qdo fica feliz, fica insuportável mas não deixo transparecer pra não deixá-lo triste. preciso mto de uma palavra sua. Tenho certeza que vai nos ajudar. Deus a abençoe. Por favor, me dê um retorno.

  11. Paulo de Almeida disse:
    5 de julho de 2014 às 7:51

    Tenho um filho de 5anos e ano que vem inicia o ensino fundamental e foi (pela pedagoga da escola) como tendo déficit de atenção (não presta atenção no que a professora fala, etc …minha duvida e como ele tem déficit de atenção se ele consegue focar horas no computados … ele esta indo na TO e o que ela forca nele e a disciplina…e quanto mais ela forca mais ele quer contesta-la…talvez seja o caso de uma psicóloga ou psico pedagoga…

  12. joseval disse:
    29 de junho de 2014 às 4:52

    tenho um garoto de 4 anos, que esta dando muito trabalho na escola, tive que tirar ele antes de terminar o sementre pq a pró todo dia me mandava um recado que ele agredia um coleginha, ele é muito agitado, ciomento,grita muito com a mae, quebra tudo que é brinquedo, nao gosta de obedecer,só me respeita pq dou umas palmadas, ele tem ciume da irmã, ate um suco se der primeiro a irma o pau quebra, ele é muito inteligente, mas ignorante, já estou indo a pscologa com ele, mas nao tou botando muita fé, tenho medo de possoveis rotulos na escola e em sua vida de forma geral. a pro disse pra a avo que isso tinha origem espiritual, já pensou…o que faço, jánao tenho mais forças.

  13. Cibele Rocha disse:
    25 de junho de 2014 às 0:15

    Fazendo algumas alterações. Pois estou teclando de celular. o medicamento que me referi se chama ritalina e não rivalidade. Desculpe-me

  14. Cibele Rocha disse:
    25 de junho de 2014 às 0:10

    Olá, não mto diferente dos outros pais, eu digo o que está acontecendo com meu “fiote”. Ele fará 12 anos agora dia 28/06 e desde uns 2anos e meio que percebo algo diferente nele. Mto nervoso, sem concentração, inteligentissimo e as vezes agressivo físico e verbalmente. Uma psicóloga disse que o problema era pedagógica e que precisava de acompanhamento psicopedagógico, a outra já disse que era fase, q não tinha nada, já passou numas 5 psicólogas e hj pago outra, particular e como tem pouco tempo, ainda não deu pra dar um diagnóstico. Disse que ele tem que fazer um exame chamado neuropsicodiagnostico, e tbm levo ao psiquiatra a qual deu pra ele tomar o risperidona de 10mg e um neuro, que não pediu nenhum exame, deu pra ele tomar rivaliza 10mg. O neuro me disse que por ele não daria a rivalidade mas já que eu achava que tava ajudando, ele me deu mais receita e a psiquiatra permaneceu com a rivalidade tbm. Meu filho foi encaminhado para um grupo de TDA H Mas ainda não chegou o dia da consulta. POR FAVOR, ME AJUDE! Não sei mais em quem acreditar e meu fiote parece que está piorando. Ele é mto carinhoso só Qdo quer e consigo ver o qto isso incomoda a ele tbm. Ele está indo mto mal na escola por causa do comportamento e não consegue acompanhar as aulas, não consegue escrever todas as aulas, escreve várias matérias,qdo escreve, num caderno só, não me mostra bilhetes, para casa, etc. Qdo fica feliz, fica insuportável mas não deixo transparecer pra não deixá-lo triste. Somos religiosos e cremos q Deus o ajudará tbm mas preciso mto de uma palavra sua. Tenho certeza que vai nos ajudar. Deus a abençoe. Por favor, me dê um retorno.

  15. Monica disse:
    22 de junho de 2014 às 17:10

    Tenho 1 filha de 4 anos, é filha única, dentro de casa ela é uma criança normal, tem umas amiguinhas que mora na mesma rua e conversa,brinca com todas naturalmente, porém quando saimos para quaquer lugar, seja na casa de parentes ou shoppig, festas ela se trava não fala com ninguém, ela simplesmente trava de uma forma que nem comigo ela fala, fica pedindo as coisas para mim por gestos ou as vezes fala no meu ouvido o que quer.
    Pergunto para ela por ela age assim e ela fala que tem vergonha, converso muito com ela, falo que ela é linda, que não pre isa ter vergonha mas não adianta.
    Até na casa das amiguinhas quando ela vai ela não fala com ninguém todo mundo comenta da minha filha que não é normal.
    Ela vai para escolinha desde o ano passado e lá é a mesma coisa, esse ano troquei ela de escola para ver se melhorava, porém no começo do ano a professsora disse que ela estava conversando com todos, ficou ns dias doente e quando voltou para escola travou também, não fala com ninguém e muitas vezes até faz xixi na escola com ergonha de pedr para professora ir ao banheiro.
    Você poderia me ajudar, se eu procuro um psicologo ou um teatro… estou perdida…

    Obrigada.

    Michela

  16. Valeria disse:
    19 de junho de 2014 às 22:43

    Tenho um filho do coração de 06 anos, adotado com 2 dias de nascido. Ele e muito inteligente, já lê perfeitamente, mas não aceita regras se elas não forem do seu agrado. Quando chamo sua atenção ele debocha. Está sempre me provocando e ao mesmo tempo prometendo que vai ser obediente, mas dura apenas alguns minutos. Fica muito nervoso, com raiva mesmo, caso eu diga não. Chuta parede, joga os objetos longe, grita, enfim, fica super nervoso. Na escola ele aprende muito rápido,mas tem dificuldades de cumprir os acordos e de se concentrar. Está sempre falando, balançando pernas, interrompe conversas e se eu não respondo, fica nervosinho. Está sempre exigindo atenção exclusiva e sempre preocupado se eu gosto dele. Se deixo de castigo, ele da a ultima palavra dizendo que foi bom por que ele descansou. Se tiro brinquedos, ele diz que não,gostava mesmo daquele. O que mais me preocupa e o fato dele debochar e me provocar todo o tempo. O que mais fazer? Obrigada

  17. CLAUDIA REIS MORAES disse:
    17 de junho de 2014 às 11:28

    gOSTARIA DE SABER COLO LIDAR COM MEU NETO ELE SE CHA kAUA TEM SETE ANOS E É MUITO ELETRICO NÃO PARA QUER FAZER VARIAS COISAS AO MESMO TEMPO, COME MUITO RAPIDO, QUEBRA MUITOS BRINQUEDOS ATÉ OS MAIS DIFICICEIS, RESPONDE A MAE É MUITO DIFICIL LIDAR COM ELE, QUANDO ESTOU EM CASA ELE CHAMA DE MINUTO EM MINUTO POR MIM, AS VEZES NÃO TEM NADA PARA FALAR SÓ CHAMA E INVENTA QUALQUER COISA NA HORA, A TIA E A MAE NÃO TEM PACIENCIA COM ELE RECLAMA DELE O TEMPO TODO E ISSO ME INCOMODA POIS AMO MEU NETO E NÃO GOSTO QUE NINGUEM TRATE ELE MAO OU FIQUE FALANDO QUE ELE É CHATO E LOUCO E MIMADO E TAO DIFICIL PRECISO DE AJUDA.

  18. aline generoso disse:
    13 de junho de 2014 às 20:18

    Olá dra, boa noite, gostaria de saber se o riperidona, pode causar algum atraso na inteligencia da criança. Obrigada. Pois meu filho sofreu um trauma e as vezes isto lhe prejudica, esta é amelhor opção.

  19. Juliana disse:
    11 de junho de 2014 às 0:11

    Olá! meu filho tem 6 anos e após a matéria resolvi pedir un auxílio, é filho único, está na escola desde os 6 meses, fala bastante é muitk inteligente e já está lendo e escrevendo, ele costuma entrar nas conversas sem pedir licença não cuida dos materiais, deixa tudo jogado e bagunçado e há dois meses ele está acabando com todos os lápis ele aponta demais sem necessidade, ja não sei maiso que fazer, conversei, deixei sem, deixei pensando, recoloquei novamente mas o fim dos lápis não passam de 5 dias. Gostaria que me desse um parecer, é normal crianças nessa fase apontarem tantos os lápis de próprio uso?

  20. Maria Betânia Alves disse:
    7 de junho de 2014 às 11:54

    Bom dia, tenho um filho de 7 anos, ele é muito inteligente em relação a jogos e internet. só mim preocupo muito porque ele não ler corretamente, já era para ele le pelo menos mais ou menos mas isso ele não faz, vive no mundo da lua, já foi diagnosticado com TDAH, a neuropediatra indicou o respiridon, achei muito pesado para uma criança de 3 anos, foi a epoca em que consultei ele.dei poucos dias pois ele dormia na sala de aula apos tomar o remédio, o pai dele não deixou mais eu dar porque na caixa dizia que era uso adulto.Hoje ele tem 7 anos é agressivo as vezes com os coleguinha na escola, tem dificuldade,se interagem muito bem com outras crianças mas tem que ser do jeito dele, e nem todas aceitam.ele não consegui se concentrar na hora de estudar na prova ele faz mas porque aprende se for na base de decorar resposta no caso de ciência , geografia e historia ele tem dificuldade de decorar, as vezes penso que é porque ele também não saiba ler direito, já levei ele na psicóloga segundo ela,ele não tem nada apenas energia acumulada.o que faço.As vezes confesso fico sem paciência.Detalhe sou separada isso influe em algo?

  21. Lara Nestos disse:
    30 de maio de 2014 às 14:47

    Meu filho tem 6 anos e vai fazer 7 este ano. Ele está no colégio desde os 2anos e meio, mas sempre teve dificuldade em se enturmar. Acho que devido o fato de ter falado mais tarde, não ter muito ocntato com crianças da sua idede.Com 5 anos e meio mudei ele de escola achando que podia ser problema da escola já que ele não estava gostando, as vezes chorava e dizia que não queria ir. Na atual escola ele gosta e está sempre disposto para ir mesmo sendo muito cedo, só que atualmente venho recebendo constantes recados da prof que ele se nega em fazer as tarefas e tem ficado agressivo com os colegas e mesmo com ela. Pergunto o porque disso para ele , e ele diz que não copiou porque era muita coisa, que ficou cançado, que é lento etc e ficou agressivo porque fulano não quis emprestar um brinquedo, não quis brincar com ele etc. Fico muito triste e gostaria muito de ajudar meu filho. Tenho medo que esteja sendo desprezado na escola pelo seu comportamento desatento e agitado. Comumente esquece o casaco na escola, ou a tia tem que ajudar a colocar as coisas na mochila. Apesar de ser inteligente é muito desatento e sem concentração. Já levei em 3 neurologistas e só o último que disse que talvez seja tdah e precise ser medicado para ter mais atenção já que está no 1º ano fundamental. Estou desesperada, precisando de ajuda! Coloquei ele no kumon para ver se melhora a atenção e se interessa mais pelos os estudos e acho até que está melhorando. É super inteligente, entende as coisas super rápido, já lê pequenos textos e ecreve. Ele faz fonoaudiologia 2 x na semana. No kumon ele está super bem, só elogios (faz 2 x na semana por 50min). Na fono na maioria das vezes vai bem, o problema maior é na escola onde passa mais tempo. O que preciso fazer?? Já pensei em colocar numa picicologa, mas já não sei. Ele faz natação tambem 2 x na semana. Quando faz pirraça na escola, deixo de castigo: sem tv, (gosta muito), sem jogos no tablet, enfim sem o que ele gosta, mas isso não está adiantando. Converso muito com ele a noite quando chego do trabalho e pela manhã quando ele sai para a escola e nem isso adinat. O que devo fazer? Me ajude por favor.

  22. Sandra Maria disse:
    30 de maio de 2014 às 8:43

    Prezada Drª, Bom dia!
    Minha filha de 06 anos foi diagnosticada com TDAH há 01 ano e toma a medicação RITALINA SIMPLES, na escola está muito bem , se recuperou, já está no mesmo nível que os coleguinhas e as professoras a elogiam muito. A questão é que em algumas vezes ainda acontece umas crises nervosas de assustar, nem parece a criança doce de sempre. Chega a nos agredir verbalmente e com objetos. Infelizmente tenho que ser muito dura para ela voltar a si e quando a crise passa ela fica arrasada por ter nos agredido. O tratamento está sendo eficaz , mas o que posso fazer para que essas crises não se repitam.
    Atc.

  23. elis regina gemaque disse:
    21 de maio de 2014 às 19:42

    olá boa noite!sou professora e tenho um aluno de 3 anos que não se comunica,não consegue sentar nem mesmo ´pra lanchar,agressivo não se concentra e violento com os aluno e professores,por favor me ajude a tentar ajuda-lo pois não sei o que ele tem mas gostaria poder saber como ajuda-lo obrigada!

  24. kelly cristina disse:
    21 de maio de 2014 às 9:43

    ola tenho um filho de 6 anos ele e muito agitado ele não se enturma fácil não fica quieto para fazer as tarefa o rendimento dele na escola esta baixo ele não presta atenção na aula ela chora muito ele não dorme direito a noite ele tem medo excessivo ele não deixa ninguém conversa perto dele ele interrompe as pessoas ele não espera a vez dele nas coisas nos jogos nas brincadeira ele tem hora que e agressivo com os amigos eu não sei mais o que fazer me ajude por favor

  25. Dóris Belem disse:
    20 de maio de 2014 às 15:56

    Tenho um neto de 07 anos. Ele está na segunda série e fica no turno integral da escola que frequenta.
    Ele lê corretamente desde antes de entrar na 1ª série, conhece bem números, já sabe uma boa parte da tabuada e tem uma capacidade enorme para aparelhos eletrônicos, como computador e tablete.
    O problema é que ele as vezes é muito teimoso e fica muito agressivo e se irrita facilmente na escola com os colegas e em sala de aula quase nunca anota no caderno e não faz as atividades propostas em sala de aula.
    A professora está sempre mandando bilhete sobre isso. Fico muito triste.
    Nós sabemos e a professora também sabe que ele é muito inteligente e temos certeza de que aprende rápido o que é dado em sala de aula, só que ele dificilmente faz as atividades propostas.
    Tento fazer de tudo para que ele fique bem, dou atenção na medida do possível, ajudo sempre com a lição de casa, mas tem dias em que ele simplesmente não anota nada e não tenho como saber o que é para ser feito.
    A professora reclama que ele brinca muito em sala.
    Como posso fazer para que ele entenda que no Turno ele pode brincar, mas que na sala de aula tem que ter atenção e fazer o que a professora passa. Como posso fazer que ele tenha mais responsabilidade com as coisas dele. Não cuida do material. Temos sempre que estar repondo lápis, borracha e tudo mais.
    Neste caso privá-lo do computador ou tablete e televisão sempre que ele deixar de fazer as atividades em aula, pode ajudar? Se ele sentir que se não mudar vai perder as coisas que gosta, pode ajudar?
    Por favor, me ajude a ajudar o meu neto.
    Obrigada desde já.

  26. danielle disse:
    20 de maio de 2014 às 13:31

    olá,parabéns pela matéria! Bom,minha filha tem 3 anos e é extremamente inteligente pela idade,porém ela tem exatamente todos os sintomas citados acima,ela é muito nervosa,muito agitada,se ela quer brincar com algo e não consegue,ou perde em algum jogo,ela grita chora,fica nervosa por qualquer coisinha,não consegue ficar quietinha nem por 5 minutos,ao mesmo tempo em que esta chorando esta sorrindo,e eu não sei o que fazer.

  27. Patricia disse:
    16 de maio de 2014 às 11:57

    Tenho um filho de 0 nos e 11 meses, ele é muito agitado e fui na reunião da escola dele e a professora falou que ele é distraído e pediu para eu ver.
    Agora estou com medo que médico devo procurar.

  28. Suely disse:
    15 de maio de 2014 às 13:36

    Dra, meu filho de 3,5 anos, não quer ir mais a escolo, ele foi 2 meses super bem, agora não quer i mais , chora muito, acorda chorando a noite para pergunatr se precisa ir para a escola, nem brincar ele quer mais.
    Perguntei na escola e mesmo pra ele se caonteceu alguma coisa com a professora ou com amiguinhos, eles dizem que não…ele tambem diz que gosta da professora e dos amigos, mas não quer ir mais.
    A professora diz que ele interage bem com as crianças, porem entra em panico na hora de fazer atividade….não sei amis o que fazer.

    Obrigada

  29. Nayara Temoteo disse:
    13 de maio de 2014 às 23:14

    Ola,Maria Teresa.
    Tenho um filho de 5 anos,ele chora por tudo é agitado, nervoso, as vezes tem comportamento agressivo com ele mesmo,durante o sono fala, dependendo de como foi o dia ele tem um sono perturbador grita, chora e chuta durante a noite. Não se concentra com nada, derrama a caixa de brinquedos em seguida parti pra mexer em outra coisa. teima com tudo, é anciano, roí as unhas e tem baixa auto estima. as vezes chega da escola dizendo que deseja trocar de nome, que acha seu nome feio. Não sei mas o que fazer , não sei mas como lidar com ele, chora muito pra realizar qualquer tarefa, pra tomar banho e ate pra comer chora.

  30. alice disse:
    13 de maio de 2014 às 14:21

    tenho um neto ele 12 anos desde os 3 anos e meio que foi diagnosticado que ele é imperativo ele tem acompanhamento neurologico e psicologico e também toma remédios mais ultimamente ele ando muito rebelde não respeita ninguém nos estudos não vai muito bem e eu sou quem resolve tudo na vida dele gostaria que senhora me ajudasse o que fazer coloco ele as vezes de castigo tiro tudo o que ele gosta porque ele é desobediênte as vezes fala palavrões o que eu faço.

  31. Miche disse:
    12 de maio de 2014 às 19:32

    Estou com problemas com a minha filha. Ela nasceu prematura extrema, ficou 5 meses na UTI Neo e hoje tem 6 anos e 9 meses, e está no segundo ano do ensino fundamental. A um ano atras a escola me aletrou que precisaria procurar um neuro pois ela estava muito agitada e distraída em sala de aula….Procurei e o mesmo diagnosticou TDAH, desde então ela toma tofranil, porem após quase um ano a escola novamente me chamou me dizendo que ela esta novamente com problemas, pois não escreve o que é solicitado e nem quer ler. Nas avaliações ela entrega em branco, porem sabemos que ela sabe fazer…pago um professora extra e esta me diz que ela sabe fazer….. e que ela se comporta muito bem em suas aulas fazendo tudo que for solicitado….o medico aumentou a dose da medicação porém não adiantou muito…..não sei o que fazer mais, pois a escola está me cobrando para tomar uma atitude já que ela não faz nada que é solicitado princialmente as provas, quando questiono ou ela me responde que não gosta ou que está cansada, agora estou fazendo avaliação com uma psicopedagoga….estou desesperada….pois já fiz tudo que está ao meu alcance….. por favor me de uma ajuda…..

  32. Janaína Lima disse:
    12 de maio de 2014 às 19:29

    Olá doutora, estava lendo a respeito da hiperatividade. Tenho um filho de 3 anos e 6 meses, tenho me questionado bastante se meu filho sofre desse transtorno, tenho muitas dúvidas.
    Ele é uma criança que desde cedo manifestou-se bastante agitado, grita, corre, joga brinquedo, não para. principalmente quando vamos a lugares públicos, às vezes até prefiro não sair; na escola. No entanto, consegue ficar bom tempo assistindo os desenhos que lhe interessam, é carinhoso, quando quer, rsrsr, adora fazer atividades e consegue ficar brincando quando tem alguém que sente e lhe dê atenção. Já sabe ler e escrever as vogais, bem como a primeira letra do seu nome. Conhece os números. É muito inteligente, mas ainda não tem a fala bem desenvolvida.
    Obrigada pela atenção e desde já agradeço sua colaboração quanto essa minha angústia. Abraço.

  33. Elaine disse:
    8 de maio de 2014 às 22:15

    Ola, tenho um filho de 3 anos e dois meses ele é bem agitado e tem algumas características dos itens acima ele esta no maternal III e não consegue colorir as atividades ele só faz rabisco e as outras crianças da sala já colore direito pelo menos não rabiscam, na hora da lição de casa ele não se concentra se eu pego na mão dele para ajuda lo qd vejo ele esta olhando p outro lado já querendo mexer em outra coisa, ele não tem muita paciência se não consegue montar um brinquedo manda longe chora fala que não consegue e ele acha graça só no que não pode gosta de brincadeiras perigosas e isso muito me assusta o que eu faço?
    obrigada

  34. norimar andrade disse:
    2 de maio de 2014 às 12:33

    Olá me chamo Norimar e tenho um filho com 4 anos, e ele sempre foi muito elétrico, qdo ele tinha uns 3 meses ele ficava pulando no colo, com 5 meses eu não aguentava segurar ele, então coloquei no andador, dai corria p/ todo lado, sempre foi assim, ele não brinca com nada nenhum brinquedo nem com o tablet dele, a tv ele assiste um minuto e já sai correndo, o que ela adora é sabonete, perfume e shampo ele amaaaaaa, ele adora que eu compre dai ele fica cheirando…. só que ele é muito inteligente, mas muito inteligente mesmo eu tenho um sobrinho da mesma idade e é muito diferente dele e todo mundo fica de boca aberta de ver a inteligencia dele.
    Eu tinha depressão qdo engravidei não queria ele por nada eu tomava remédios que eu não poderia engravidar, então fiz um exame que foi p/ o Estados Unidos, voltou dizendo que eu não poderia ter essa criança, pois teria muitos probelmas, mas esse resultado chegou no fim de novembro e o meu filho nasceu em janeiro, mas graças a Deus ele nasceu perfeito só que é elétrico, tem dia que eu fico doida, por favor me ajuda eu acho que ele é hiperativo.
    Aguardo retorno!!!
    Norimar

  35. Melissa Moreira disse:
    23 de abril de 2014 às 17:37

    Olá, preciso de ajuda, tenho um filho de 6 anos, que começou a falar com mais de 2 anos, quando entrou na escolinha. Atualmente tem dificuldades de aprendizagem, não consegue ler principalmente, escrever ele consegue fazer as letras, mas não consegue juntar as sílabas. Sempre foi quieto, adora brincar sozinho, mas se dá bem com outras crianças. Sempre deu trabalho para ir pra escola, com dor de cabeça ou barriga e nos ultimos meses, passa mal na escola, vomitando sempre, mas não chora, só tem o mal estar e depois passa. A professora disse que ele é meio distraído, mas que faz as lições como as outras crianças. Não apresenta problemas de relacionamento com outras crianças. Mas se tornou muito falante e ultimamente, tem se mostrado ansioso, atravessando conversas e não deixando ninguem conversar. Preciso de ajuda, pois estou muito preocupada com ele, o porque desses vomitos na escola, o mal estar, tenho tirado algumas coisas que ele gosta de fazer sempre que ele vomita na escola, no inicio funcionou mas hoje, não mais. Por favor me ajude!

  36. mauriceia faria disse:
    23 de abril de 2014 às 16:43

    nao sei que faço com minha filha de 10 anos,ela nao quer estudar esta sem interesse,que ficar so no quarto assistindo tv.ela nao me respeita esta morando com meu pai,nem na casa dela esta tendo interesse! meajude por favor!

  37. Flavia disse:
    23 de abril de 2014 às 13:33

    Ola tenho um filho de 5 anos e estamos passando por sérios problemas com ele na escola, pois ele não se concentra não faz a lição e não se relaciona com os amigos e não gosta de ser contrariado. Tive um problema com ele apos a nascimento ele não respirou e teve que passar pelo processo de ressus itação, e foi tubado não sei se isso pode ter relação com o estado dele hoje. Gostaria q me orientasse como proceder qual médico procurar quero muito ajuda-lo pois ele fica constrangido na escola quando chamamos a atenção dele.
    Obrigado

  38. Tatiane disse:
    22 de abril de 2014 às 14:08

    Olá doutora, meu filho tem um ano e cinco meses ele é um menino muito agitado, desde que nasceu ele tem muita dificuldade em dormir, ele mexe em tudo joga as coisas pelo chão, não pode ver nada arrumado que ele bagunça, não consigo ter uma rsa sem que ele me interrompa, nao tem medo de nada, já se machucou muito por isso ele sobe em lugares que eu nem sei como, não pode ter um papel na mão que rasga, eu não posso deixar ele com ninguém por que ele se desespera e ninguém aguenta os stress dele ele bate, morde e grita quando é contrariado, eu preciso de ajuda não sei como posso ajudar meu filho, quem eu devo procurar para saber o diagnóstico? ?

  39. anakl disse:
    19 de abril de 2014 às 6:35

    Bom Dia, Drª. A minha filha tem 7 anos e desde os três anos que teve apoio da Intervenção Precoce. Por volta dos 6 começou a rejeitá-las e a ficar agressiva. Mudámos para outra terapeuta que nos disse que ela falava de acordo com os padrões da idade e que o seu problema era o medo de falhar com os adultos. Não tem problemas de socialização com as outras crianças, mas as suas reações ainda são um pouco imaturas às vezes.
    Uma das minha dúvidas é porque é que insistem em afirmar que ela não sabe fazer certas coisas quando nós temos provas em casa (inclusive vídeo)?
    Começou a escola, todas as crianças das escolas aqui tiveram algum tipo de problema, não queriam ficar, choravam porque não queriam fazer os trabalhos… aconteceu com a minha. Ela queria ficar, ia cedinho para a escola, mas comecei a ser chamada várias vezes e foi-me dito que quando ela se recusava a trabalhar, a punha de castigo sozinha na sala, sem lanchar…
    Ela adorava os professoras das atividades extras mas não a professora primária.
    Agora estou numa situação preocupante que me está a desesperar… O comportamento estava menos agitado, arranjámos terapias alternativas para ajudar nisso mas ela está com dificuldades de aprendizagem.
    Adora números e as letras, mas recusa-se e/ou tem dificuldade a aprender a ler e os profissionais utilizados não funcionam, o que faço?
    O que estará a acontecer? Como ajudo e estimulo (ainda mais) a ler? É uma criança cuja atividade principal era agarrar em livros e perder seu tempo a folheá-los ao pormenor… Estou desesperada porque ela é uma criança um pouco difícil e eu já não sei que mais fazer… Com a matemática não existe esta situação, não é uma aluna top mas vê-se que se dá bem com números mas as letras… Por favor ajude-me..

  40. amanda disse:
    14 de abril de 2014 às 20:47

    Olá…
    Gostaria que me orientasse, meu filho está com 4 anos. Esta tendo uma dificuldade enorme em ficar na escola sem ter reclamação, todos os dias acontece algo. A professora relata que não para no lugar, provoca os amigos, bate, nao demostra interesse pelas atividades e outros.
    Ele é super inteligente e não o vejo como uma criança hiperativa, apesar de ser o que elas me dizem. o vejo como uma criança muito ativa. o que fazer diante dessa situação.
    grata.

  41. Daniela Pinto disse:
    14 de abril de 2014 às 11:23

    Bom dia doutora por favor me ajude meu filho tem 9 anos sempre foi muito agitado mas nos últimos anos tem se comportado bem, mas sempre teve dificuldade na escola com Português leitura ele não consegue de forma nenhuma, mas agora tenho recebido muitas reclamações q ele tá com umas atitudes na escola quebra as coisas, algumas atitudes estranhas assim disse a professora fala sozinho com os brinquedos, não presta atenção na aula, não sei o q fazer me ajuda, por favor estou desesperada…

  42. Maria Teresa Psi disse:
    7 de abril de 2014 às 14:59

    Olá Tatiane,
    Respondi ao seu comentário, mas a mensagem retornou devido seu e-mail estar com problemas.
    Favor confirmar o e-mail correto para mtrs.psi@terra.com.br
    Espero você. Abraço, Maria Teresa Psi

  43. claudia campos disse:
    7 de abril de 2014 às 11:33

    tenho um filho de 5 anos ele nao se concentra em atividades demoradas,esta com dificultade respiratoria a noite ,tem dificuldade em aprender as atividades escolares e nao tem cordenaçao motora .preciso de ajuda por favor me dá uma luz

  44. Ana Paula dos Santos disse:
    6 de abril de 2014 às 21:58

    Olá, Meu afilhado tem 5 anos e é hiperativo e não quer mais frequenta a escola e esta se tornando muito agressivo quero fazer o que for possível ajudar a criança, avó e a mãe a superá e lendo sua publicação tive boas idéias. mais por favor como devo agir para ele voltar a estudar. desde já obrigada!!

  45. tatiane disse:
    3 de abril de 2014 às 9:16

    Estou começandoa ficar preocupada com meu filho, ele tem 5 anos mais age como se tivesse menos idade. Se vc não fizero que ele pede como por exemplo colocar desenho ele começa a chorar ou seja ele chora atoa e fica nervoso.
    Na escola ele tem dificuldade de fazer os trabalhos. Sente muito ciume da professora e quando ela pede pra ele fazer os trabalhinhos do livro ele não quer fazer, quando está no intervalo na escola se alguma criança estiver com algum brinquedo que ele queer ele quer bater na criança e morder eu já não sei mais o que fazer to começando a ficar preocupada porque a diretora da escola me chamou pra conversar sobre ele . Me ajude por favor

  46. leticia disse:
    25 de março de 2014 às 21:12

    Ola, meu filho tem 4 anos e tem todos os sintoma sitados, nao sei direito o que fazer, na escola a professora diz que ele nao quer fazer as atividades, fica mudando de assunto e nao para quieto na cadeira um so minuto! Ele e bem agitado, mais qd esta assistindo um desenho ou filme que o interessa ele consegue ficar quieto! Preciso de uma luz. Obrigado

  47. Maria de Lourdes disse:
    24 de março de 2014 às 14:45

    Olá!meu neto tem
    Três anos.a professora disse que ele não para pra fazer as atividades
    Sentado. Só para na sala de vídeo. As professoras disseram
    Que ele é hiperativo!Se vamos abrir o portão de casa pra sair ou entrar,temos que segurar a mão dele.caso contrário pai correndo correndo o risco de atravessar a rua e acontecer um desastre.e isso é do qualquer lugar!ele é mesmo hiperativo??? O que devemos fazer?

  48. Anne Karolline N. O. Pantoja disse:
    21 de março de 2014 às 16:44

    Boa Tarde!

    Drª preciso de um conselho, li sua materia sobre a hiperatividade infantil e nos sintomas que aparecem, meu filho de 4 anos se indentifica com todos,eu fui uma criança bastante peralta mas nao ao ponto dele, ele nao para quieto as maos nem os pes se estiver sentado, o que eu posso fazer, qual o medico levar? pois não sei mas o que fazer, todos os dias chega reclamação da escola de que meu filho nao parou quieto um minuto, passou a hora do recreio todo correndo, nao sei mas como agir,as vezes fico triste com medo dele ser rejeitado, seria o caso de um esporte, qual o adequado?

    Certa de sua atenção,

    Mamae do Rafael,

    Anne Karolline!

  49. ROSINEI SANTOS disse:
    18 de março de 2014 às 12:48

    Ola,bom dia!

    Tenho um filho de 5 anos e sete meses, ele é uma criança muinto inteligente nem parece ter a idade que tem porém cria situações desagradaveis tais como, não aceitar limites, tudo tem que ser no tempo dele não para queto quebra tosos os brinquedos principalmente quando não consegue algo só para se ter ideia já foi na escola 5 x só no inicio desse ano letivo, aje de maneira agressiva nos locais onde chega, e agora está falando que quando crecer vai pegar uma arma e atirar na cabeça faz ate o gesto com a mão já cortei tv com certas programações mais estou dsesperada ele plha para mi e diz que não adianta eu conversar com ele pois ele não está ouvindo nada já estamos com uma piscologa aqui na nossa cidade mais ele se recusa a ir e quandi vai não da muita importancia e diz ser uma chatisse meche em tudo não tem noção de espaço vive se batendo nas coisas por favor mi ajuda não sei mais a quem recorrer só peço a Deus todos os dias pois criamos nosso pequeno com tanto carinho e hoje é uma revolta que não sabemos de onde vem.a ainda tem a mudança comportamental na mesma hora que ele mi ofende ele diz que mi ama dai dou um abraço bem forte e fica tudo bem mais em questão de minutos basta ele mi pedir algo e eu disser que não que retoma toda revolta . obrigada por mi ouvir aguardo um retorno de como posso preceder neses caso.

  50. marcilene ferreira disse:
    13 de março de 2014 às 21:02

    tenho um filho de cinco anos eu ñ sei bem o q ele tem mais acho q é tdah. ñ sei o q fazer já fui chamada na escola pra saber o que eu dou pra ele comer, por que, ele tem muita energia, ele ñ para quieto um segundo se quer, e ele demora muito aprender as coisas.preciso muito de ajuda

  51. paula Daniele disse:
    13 de março de 2014 às 9:40

    Meu filho tem 1 ano e 8 meses,ele nao para um segundo…corre tempo todo e muito dificil ve-lo quieto pois o maximo que ele senta e 5 min.
    estou muito preucupada .quem devo procurar ?

  52. Francine Pontes Pisa Alves disse:
    12 de março de 2014 às 14:44

    Ola, tenho uma filha de 3 anos e 8 meses, fala pouco e ainda enrolado, mas o que mais me preocupa é a falta de entendimento. Ela não compreende muitas coisa, esta na escolinha agora, e estou com dificuldades pois não compreende até mandamentos dos mais simples. Estou tentando Neuro e Fono pelo SUS mas esta muito difícil. Não tampo o sol com peneira, sei que tem alguma coisa errada mas não dependo do governo para isso. Não consigo por exemplo conversar com ela, ela não entende uma conversa, não mantem uma conversa, é dócil e educada, mas tem dificuldades com rotinas tbm, repete frases a meses, sempre a mesma, como na hora do banho, ou na hora de ir pra escola…mas não muda o texto, porque sei que não tem entendimento pra isso. Meu medo é descobrir algo tarde demais para tratamento :(

  53. Alessandra Donato disse:
    12 de março de 2014 às 12:54

    Ola eu tenho um filho de 3 anos, ele esta no maternal e a professora vem se queixando comigo que ele nao quer fazer as atvidades, como passar dedods em letrs e numeros, colar papeis em figuras, contornar figuras, mas ele ja tem idade pra isso ? E tb nao quer sentar para lanchar. Por favor me oriente em relacao a isso.

  54. Hewelyn Chere disse:
    10 de março de 2014 às 17:59

    Meu filho tem 7 anos e está no 2 ano devido a fazer aniversário em julho, estou com muitas dificuldades com ele. Pois quando dizemos a ele para ler ou fazer o dever ele tenta adivinhar e sempre diz não saber ler, no vídeo game ou no computador ele escreve e sabe perfeitamente o que deve fazer. Não sei mais o que fazer pois a escola a professoras dizem que ele sabe ler, mas em casa quando tentamos, ele chora compussivamente dizendo que não sabe, ele lê uma palavra mas em segundos ele não lembra mais, peço a ele para fechar uma janela e ele vira as costas já pergunta o que era para fazer pois não lembra mais, o que devo fazer estou perdendo a cabeça. Pois fico estressada e nervosa, me ajude por favor.

  55. Lu disse:
    10 de março de 2014 às 8:47

    Oi, eu sou a Lu, moro em Araraquara e estou um pouco DESESPERADA. Minha filha tem 6 anos, e tem um comportamento estranho que é ñ poder ver uma pessoa, mesmo que seja estranha. Ela fica em cima da pessoa, querendo atenção, se a pessoa der atenção ela quer se sentar no colo, parece que ela já conhece a pessoa há anos (mesmo sendo há horas ou minutos que conheceu.Ela adora aparecer, ficar falando com a s pessoas, para ter a atenção toda pra ela, se a pessoa não der atenção ela até esquece a pessoa, mas se a pessoa der o mínimo de atenção ela não deixa mais a pessoa em paz. Quer subir no colo, quer rir, brincar, fica chamando a pessoa o tempo todo. Ano retrasado (ela tinha 4 anos) eu estava na minha ex sogra (sou divorciada e me casei com outra pessoa novamente)e chegou uma conhecida da minha ex sogra para pegar um dinheiro. A moça tinha vindo com um rapaz, ou seja pra minha minha filha tanto a moça quanto o rapaz eram totalmente desconhecidos. A moça entrou na casa para o dinheiro e ficou conversando por alguns minutos com minha sogra, neste espaço de tempo (uns 6 minutos) eu fui até a varanda, e minha filha estava sentada ao lado do rapaz totalmente desconhecido (tanto pra ela quanto para mim)conversando com ela. Enfim, não aguento mais, acho minha filha inconveniente (mesmo tendo só 6 anos), acho ela espaçosa, já a coloquei de castigo, sem ver tv, computador, mas parece que NADA faz com que ela me escute. Eu SEMPRE converso com ela, tento mostrar que não devemos falar, muito menos ter contato físico (mesmo que seja dar beijo no rosto ou pegar na mão) de pessoas desconhecidas, ou pessoas que estamos conhecendo no primeiro encontro. ESTOU DESESPERADA, por favor me ajuda!!!

  56. Jéssica Moraes disse:
    6 de março de 2014 às 11:43

    Tenho uma filha de 2 anos e 11 meses, ela e muito esperta e independente. Ela começou a ir a creche a uma semana e hoje a professora dela me chamou para conversar pedindo para leva-la ao pediatra. A professora relatou que ela é muito inteligente e parece ter o Q.I elevado para idade e relatou também que ela é muito agitada..a quando vai chorar ela ficava se olhando no espelho..e na hora da professora corrigir ela..ela coloca a mão no ouvido para não escutar.. ela me deixou preocupada sera que minha filha tem algum distúrbio ? ou esse comportamento e normal para a idade dela?

  57. antonia disse:
    3 de março de 2014 às 14:30

    olá doutora me ajude aí, por favor. Tenho um sobrinho que tá morando comigo hà alguns meses. Ele tem 12 anos. È uma criança que tem dificuldade em assimilar e obedecer ordens e algumas determinaçoes. Ele nao é agressivo, mas parece ser desligado do mundo. tem muita dificuldade em algumas materias na escola, mas o que mais me incomoda mesmo é a ansiedade. Se tem alguma coisa programada pra fazer, um passeio por exemplo, ele fala sobre o assunto a cada 20 minutos isso me tá me deixando preocupada, será que precisa de tratamento?

  58. maria trindade disse:
    1 de março de 2014 às 10:43

    Olá doutora .Tenho um filho de 8 anos ele andou e falou as primeiras palavras nos meses certo para crianças normal. mais quando ele fez 1 ano nos mudamos para outra residência que só tinha eu e o pai mais o pai só estava a noite então ele não via o pai muito.Então ele parou de falar por os 4 meses .Quando voltou a falar já foi com dificuldade.Nos não tinha condição para ter acompanhamento com o fonodiologo.Mais além disso ele gemia muito a noite quando do estava dormindo lá pela 2as3 horas da manhã eu sem conhecimento que poderia ser algo preocupante pensava que ele tinha fome e continua ate hoje gemendo.E quando chegou aos 3 ano coloque na escolinha para poder conviver com outras crianças já que na nossa família não tinha nhuma da idade dele para brincar.Então foi difícil para as professora pois não entendia nada que ele falava e ficava insolado das crianças.Mais o tempo foi passado ele foi crescendo foi melhorando mais comecou ficar agitado não fica quieto sentado fica correndo não pode ter nada perto dele que comeca a bulir e tira a atenção do que esta fazendo ir para um aniversario com ele eu já imaginava pois ele só fica correndo correndo nem liga para comer nada.Além disso tudo fica voando em pensamentos na escola esquece do mundo precisa a pró liga-ló de novo pra terra ai sim ele começa a fazer a tarefa mais não sabe onde parou ele esta no 3º ano .Levei ao neuropediatra ela me formou que ele tinha desturbio do sono passou um medicamento para dormir RIVROTIL mais parei de usalo pois não acho que ele só tenha só desturbio do sono .Ele faz fono já levei no pisicologo e agora vou levalo a outro neuro .

  59. mari disse:
    28 de fevereiro de 2014 às 9:33

    bom dia Maria Tereza tenho um filho hiperativo faço tratamento com neurologista desde os 2 anos de idade hoje ele está na escola mas as vezes eu ñ sei o que fazer pois ele quando é contrariado ele agride as pessoas sem se importar quem elas sejam e a escola as vezes ñ sabem como lidar com isso na quarta feira ele caiu do escorregador pois quando parou veio outra criança atrás e o empurrou caiu e machucou a testa ,boca e nariz e eles ñ me chamaram para busca-lo e ontem dia 27 de fevereiro ele estava muito nervoso ñ sei qual o motivo bateu em colegas jogou algo na professora e quando elas põe ele pra pensar ele ñ fica e eu as vezes ñ sei muito o que fazer se vc puder me ajudar esse é meu E-mail … obrigado meu filho se chama cauã ele tem 4anos

  60. Mari disse:
    20 de fevereiro de 2014 às 13:34

    olá bom dia tenho um filho de 9 anos mas ele tem tido comportamentos estranhos estou muito preocupada desde pequeno ele sempre foi um pouco agitado e quando começou na escola tinha muitas dificuldades de acompanhar a cópia no quadro ele é muito inteligente a unica dificuldade dele sempre foi a cópia ele também sempre foi um pouco desatento, com suas coisas mas suas notas na escolas são boas,mas ele sempre conversou sozinho e de uns tempos para cá isso ta piorando ela faz de conta que é certas pessoas encarna personagens finge que é por exemplo um jogador faz de conta que esta no jogo comemora tudo isso na frente das pessoas e em qualquer lugar fora que muitas vezes pego ele gesticulando e falando sozinho.

  61. rosimeire rodrigues garcia disse:
    20 de fevereiro de 2014 às 11:23

    bom dia sou mãe de três filhos os dois primeiros são do meu casamento e o terceiro de um namoro que tive o priemiro tem 19 anos o do meio tem 13 anos e o caçula tem 7 anos foi uma diferença boa de um para o outro mas foi por acaso não programei o mais velho foi diagnosticado hiperativo pela neuropediatra maria elise de cuiabá mt e ele tinha uns oito anos quando comecei o tratamento ela receitou o ritalina e eu comecei a dar o remédio e encaminhou para psicopedagoga e eu não tive condições de seguir com a outra profissional então dei o ritalina pelo tempo que a doutora recomendou e quando voltei ela o examinou e continuou a medicação mas não tive nenhum outro acompanhamento com psicologa e nem a psicopedagoga só com o ritalina e voltei nela quando ele estava com se não me engano com 13 anos e ela tirou o remédio por um certo tempo p ver como ele se saia sem a medicação mas antes ela fez outro eletro dele ai nunca mais voltei pois ele melhorou o comportamento mas não me dei conta que ele continuou com comportamento anti social achava que os colegas que desfazia dele sei lá acho que me acomodei com pouca melhora pois não percebi que os professores tinha abandonado o caso dele quando havia problemas na escola eles dava um jeitinho e não me comunicava e então deixei de ficar indo na escola só ia quando me chamavam pois é horrível ouvir o que falavam do filho da gente ai a eu me escondia de uma certa forma dizendo que era bulem dos colegas todos dizem que eu passo a mão na cabeça dele tem horas que eu sei mas nem sempre tento dar dura nele mas eu só coloco ele p baixo sei que a culpa é minha pois eu as vezes na hora da raiva eu humilho ele dizendo que ele é um peso p mim que ta na hora de ele viver sem minha dependencia em fim é muita coisa que acontece comigo e com ele e os irmãos preciso de ajuda mas não tenho condições financeiras pois aqui em minha cidade acho os médicos meio perdidos tudo eles indicam remédio meu coração de mãe me diz que não devo usar remédio de cara só com uma consulta sem nenhum tipo de exame mental eu queria um acompanhamento com uma neuro psicóloga p me ajuda pois o segundo filho também me dá problema na escola mas não é com brigas com colegas é com comportamento não para sentado não concentra ele diz que não consegue ficar parado na sala de aula ele muda de carteira toda hora segundo algumas professoras não sei o que fazer e em casa ele fica o tempo todo judiando do irmão caçula mas o caçula não me dá nenhum trabalho é um excelente aluno gosta de estudar tem amiguinhos já sabe ler e escrever desde os seis anos o meu filho mais velho é muito inteligente lembro que um ano e oito meses ele conhecia as cinco cores bases e podia perguntar de qualquer ordem que ele mostrava eu pergunta cade a chave azul ai ele pegava e

  62. Débora F R disse:
    19 de fevereiro de 2014 às 20:37

    Sou monitora em uma escolinha infantil, temos um aluno muito diferente das outras crianças. Este não consegue ficar 1 minuto sequer quieto, as atividades ele risca todas sem concluir uma,muito agressivo e quando chamamos a atenção dele ele sequer olha pra dar atenção. Ele tem 4 anos e até pra lanchar ele fica em pé e se mexendo o tempo todo. Esta criança pode ter algum problema de acordo esses sintomas sitados??

  63. Fabiana disse:
    14 de fevereiro de 2014 às 12:55

    Olá, tenho uma irmanzinha, ela é filha do segundo casamento do meu pai… Ela tem 6 ano e fala como nenem ainda… Mtas vezes nao entendo o q ela fala, ela e mto chorona e tudo tem q ser do jeito dela… Nao interage com outras crianças e as vezes pego ela olhando pro nada meio aerea…. Em casa ela é bem agitada bangunça bastante e chora mto se meu pai ou a mãe dela não faz as vontades, já falei pro meu pai que acho q tem algo de estranho com ela, mas parece q ele não quer enxergar ainda. O que pode ser esse comportamento dela!??? Desde já obrigada

  64. Andressa disse:
    14 de fevereiro de 2014 às 10:43

    Olá!!Tenho um filho de 4 anos, coloquei ele na escola e tenho recebido reclamações das professoras dele; que ele não se concentra, que fica correndo, que não obedece. Falaram para mim que colocaram ele de castigo e mais duas crianças, as duas crianças ficaram tristez por estar de castigo e ele ficou rindo como se não tivesse acontecido nada! Quando cheguei em casa deixei ele de castigo no quarto sem tv e sem computador espero que ele melhore!! Gostaria de saber o que faço para que ele tenha mais concentração na escola e seje mais obediente para os professores? Espero que o castigo traga efeito! Ele tem uma irmã de 6 meses, depois que ela nasceu ele ficou mais agressivo e muito ciumento!!

  65. LUCINEA PINHO disse:
    13 de fevereiro de 2014 às 21:06

    Ola! Boa noite

    Meu filho tem 7 anos e agora está no segundo ano, então desde do passado que começamos a ter problemas com ele na escola, falta de atenção nas aulas, conversa e brinca demais a professora manda sempre recados para casa. ele também não gosta de tomar banho, nem escovar os dentes, dificilmente faz as coisas que pedimos para ele. a rotina em nossa casa e bem complicada pois ele nunca faz as coisas numa boa. damos castigos tirando as coisas que ele gosta mais muitas vezes não resolve. por favor nos ajude!

  66. André disse:
    13 de fevereiro de 2014 às 11:33

    É desesperador ver tantos pais passando por essas dificuldades com crianças trabalhosas. Sou padastro de uma menina de 4 anos e estou a ponto de me separar da mãe dela, pois ela me desgasta muito mentalmente, estou a ponto de enlouquecer, sinceramente, isso parece um castigo, como pode uma criança ser tão trabalhosa? descrever é repetitivo, pois os sintomas são os mesmos que muitos pais aqui relataram, fala sem parar, interrompe minha conversa com a mãe dela, não para quieta, não obedece NUNCA da primeira vez que falo, nem a mãe dela, temos que falar duas, três vezes, gritar ou mesmo ir onde ela está. Não lembra das atividades que devem ser rotineiras, como escovar os dentes e tomar banho. Quando está assistindo desenhos, à vezes fica quieta, mas se mudo pro futebol, por ex., ela fica fazendo barulho, falando o tempo todo, dá a sensação que é de propósito, só pra atrapalhar. Mando ela calçar a chinela umas trezentas mil vezes por dia, é incrível, toda vez que ela senta, ao levantar esquece de calçar. Sinceramente, estou traumatizado, se me separar dessa mulher não quero saber de filhos nunca mais, é a coisa mais desgastante que já vi na vida.

  67. aline disse:
    8 de fevereiro de 2014 às 20:57

    Boa noite! tenho um filho de 5 anos,ele e uma criança inteligente,mais distraido,é agressivo,agitado e ansioso.muitas das vezes belisca e morde a mim e o pai dele,na escolinha ja teve umas situações assim também,ele e inquieto e desobediente e não sabe levar um não e se leva fica agressivo,ja mao sei oque faser me sinto desorientada peço sua opinião ,obrigada.

  68. mayara disse:
    31 de janeiro de 2014 às 16:16

    Olá boa tarde! Tenho uma filha de 5 anos que me preocupa, ela não sebe brincar com outras crianças, chora briga espanca, converso come ela mas de nada adianta, ela e desatenta e nunca presta atenção quando estou falando. ela da surtos de choro quando lhe dou um NÃO. Faz escândalos grita de propósito, e ao caminhar e muito desastrada e muito agitada, por favor me responda o que devo fazer?????
    Apelo de uma mãe preocupada e desesperada.

  69. JESSICA LOHANNE disse:
    29 de janeiro de 2014 às 15:25

    BOA TARDE!
    TENHO UM FILHO DE 07 ANOS E LE TEM CARACTERISTICAS DE SER HIPERATIVO! ELE E MUITO AGITADO! FALA SEM PARAR;INSISTE EM FAZER COISAS ERRADAS ;NAO SE CONSENTRA NAS COISAS E MUITO DIFICIL DE MANTER A ATENCAO DELE SE NAO FOR COISAS Q INTERESSAM SOMENTE A ELE! PIOR DE TUDO E A ESCOLA ELE NAO SE CONSCENTRA EM NADA TEM 07 ANOS ESTA NO 2 ANO NA ESCOLA NAO SE INTERESSA EM LER E NEM EM ESCREVER QUANDO AGENTE PERGUNTA POR QUE ELE NAO FAZ ELE FALA QUE NAO SABE SENDO Q ELE ACABOU D FAZER OUTRAS VEZES ELE FALA QUE ESTA COM PREGUIÇA!SO QUE NAO CONCORDO POR QUE ELE É MUITO INTELIGENTE POIS DECIFRA FRASES DE DUPLO SENTINDO CONVERSSA COM AGENTE E FALA SOBRE COISAS AVANÇADAS Q POR TER 07 ANOS NAO DEVERIA NEM SABER QUALQUER COISA RELACIONADO SOBRE TAL ASSUNTO .ELE E MUITO TEIMOSO ,JA CHEGUEI A PENSAR Q ISSO TUDO PODERIA SER UM TRAUMA POR EXEMPLO D EU E O PAI TERMOS NOS SEPARADOS!MAIS MUITA GENTE ME FALA QUE O Q ELE TEM NAO E TEIMOSIA E SIM QUE ELE É HIPERATIVO! ACHEI QUE ESSA TEIMOSIA DELE MELHORARIA SE ELE ESTIVESSE MAIS PERTO DO PAI DELE POIS MORAMOS AH 500 KM DE DISTANCIA ;ENTAO RESOLVI MANDA-LO PRA CASA DO PAI PRA VER SE ELE MELHORAVA E NAO DEU CERTO AGORA ELE ESTA VOLTANDO E NAO SEI O Q FAÇO POIS JA TENTAMOS TUDO O Q ESTAVAM AO NOSSO ALCANCE E ELE NAO MELHORA EM NADA ! A MINHA MAOIR PREOCUPAÇAO E A ESCOLA POIS PASSA VARIAS AULA NA DIRETORIA POR NAO FAZER NADA ELE SIMPLESMENTE FICA DESENHANDO OU CHUPANDO O DEDE E NAO FAZ NADA !SOCORRO!

  70. Márcia Cristina Pinheiro disse:
    13 de janeiro de 2014 às 11:33

    Dr.Maria Tereza,Bom dia!Tenho duas filhas uma de 16 e a mais nova de 4 anos são de a minha mais nova e de meu segundo casamento,então ela agora que tah falando algumas coisas que digamos dá para entender,ma primeira escolinha a professora dela não sei se isso influencia ela tinha uma deficiencia na perna e na fala,toda vez que iamos perguntar algo a esta professora ela meio que arrastava a fala e ponha a mao na fente dos labios para falar esta era a professora dela no maternal,tiramos ela desta primeira escola por ter descobrido que pelo fato dela nao conseguir falar direito como os outros coleguinhas eles colocavam ela numa mesa separada e longe das crianças e decidimos tira-la de lá,conseguimos uma outra escola mas tamb´pem com um deficit de pedagogia e outras coisas que necessitam a escola para começas o direto se dirigia as criança na ausencia da mãe com nomes de baixo esclão (tipo …) isso descobri por quer me doei como amiga da escola,sem necessidade pois a escola era particular,no entantosó tirei por quer a professora dela me disse que uma única vez que ela nao quis fazer a tarefa a irmã do diretor que recem formada fazia o papel de padagoga mas era professora,tirou o brinquedo o qual ela tinha nas mão e que ela nao queria fazer a tarefinha, ela segundo o doretor que não tem formação pedagogica e nem curso de gestão escolar se intrometeu e os dois disseram que já que ela não queria fazer a tarefa ela tambem não ia brincar e tiraram o brinquedo dela dai ela ficou chateada e começou a bater na parede, para eles esse comportamento naõ era normal, mas já havia percebido o modo como a escola inteira agia,as professoras eram coaguidas pois elas mesmas me falavam e a professora der minha filha era prima dele e ela me passava tudo,ela me contou muitas coisas as coisas(ruins) que levavam ele a agir dessa forma,conversei com ele e ate reclamei que duas vezes vi doi meninos agredindo minha filha levei ao conhecimento dele e ele disse simplesmente que ela tava ali para aprender a se defender,e ainda disse mais que se eu quisesse ele faria uma reunião com os pais dos alunos da sala de minha filha para eu passar o problema de minha pequena, eu disse a ele que como diretor ele primeiro não tinha nada disso que durante o tempo que estav ali quer foram dois meses percebi que ele só se importav com ornamnetação de festas da escolas,paineis chamar a atenção com se fosse o melhor diretor de escola e no mais que epela besteira que ele havia falado de fazer uma reunião e expor minha filha eu poderia processa-lo por isso,depois a prima dele me falou que ele foi 6 anos conselheiro tutelar e depois saiu e não sabe por quer só´a familia sabe e esconde o motivo ate´ela mesmo ja reaprou que as crinaças não podem faltar 3 ou 5 dias por motivo de doença que ele manda baixar logo conselho tutelar e quando levei ao conhecimento da conselheira ela descobriu que tinha alguma coisa errado pelo fato que durante 2 anos que ele estav nessa escola em um ano 8 ou 9 emissão de documento para chamar atenção de paios e muitos pais falaram tudo aquilo que havia dito,e daí tirei a minha pequena da escola e procurei entre os meses entre outubro e dezembro realizar o exame de eletro dela o qual deu normal,ma o que mais me achei estranho foio quando levei o laudo ao neuropsiquiatra e ele viu olaudo disse que aquilo era normal pelo fato dela ainda ter 4 anos e ainda bem que a aquissição dela estav na fase de fechar mas que pelo ao menos na hora ele fez umas perguntas e ela respondeu normal e disse que ela só continuaria com fono,depois ele virou a sua mesa e receitou risslis(risrpoderona)eu perguntei para que era o remedio,ele dise que era para ajudar na fala,dai eu perguntei mas quem receita remedio para fala não é o fono? ele simplesmente respondeu com um sorriso e disse de a ela meio compromido depois do almoço e volte aqui depois de 2 meses,não dei o remedioa ela e procurei outro profissional e ela me relatou que ela so precisaria no momnto de fono e quando ela começasse na escola ai sim poderiamos se caso fosse preciso outra avalaição.o que a Senhora pode me dizer de tudo isso.ah!vale ressaltar que ultimamente ela está falando mais,e esta anciosa para ir a escola.

  71. TATIANE TORRES disse:
    3 de janeiro de 2014 às 21:26

    TENHO UM FILHA DE 6 ANOS A ALGUM TEMPO OU DESDE QUE ME LEMBRO ELA AGE DA MESMA FORMA SO QUE ESTA CHEGANDO AO PONTO EM QUE MAS NINGUEM TEM PACIENCIA COM ELA . ELA FALA DEMAIS POR MAIS QUE PESSA SILENCIO ELA NAO PARA DE FALAR E DESATENTA TROPEÇA EM TUDO, NAO SABE FAZER COISAS SIMPLES SEM QUE TENHA QUE FALAR TODOS OS DIAS DOU EXEMPLO ESCOVAR OS DENTES TENHO QUE LEMBRAR TODOS OS DIAS E MUITAS VEZES ELA NAO SABE SE FEZ OU NAO , ELA NAO CONSEGUE FICAR 1 MINUTO SE QUER QUIETA E MUITO ATIVA FAZ VARIAS ATIVIDADES AO MESMO TEMPO ,POREM TUDO TEM QUE SER DITO POR VARIAS VEZES ATE OMOMENTO QUE COMEÇAMOS A PERDER A PACIENCIA , NA ESCOLA TEM BOAS NOTAS POREM NAO TEM CAPRICHO E ATENÇAO COM AS COISAS .PRECISO DE AJUDA E PRECISO DE UM PROFISSIONAL QUE POSSA DAR ORIENTAÇAO POIS ELA DESGATA MENTALMENTE TODOS QUE ESTAO PROXIMO OU MELHOR OS POUCOS QUE SE MANTERAM PROXIMOS POIS A MAIORIA DOS FAMILIARES NAO AGUENTAM MAIS.

  72. DEBORA CAMPOS disse:
    30 de dezembro de 2013 às 21:34

    OLA MEU NOME É DÉBORA E TENHO UM FILHO DE 1 ANO E 4 MESES ELE É UMA CRIANÇA SUPER AGITADA NAO PARA UM MINUTO PRA DORMI É DIFICIL ELE NAO ME OBEDECE QUER ME BATE EU FALO PRA ELE NAO MECHE NAS COISAS POIS AI É QUE ELE MECHE JA NAO SEI OQUE FAZER AS VEZES ME FALTA PACIENCIA MAIS PENSO SE BATE PODE SER PIOR SERA QUE O MEU FILHO TEM ESSA DOENÇA? COMO POSSO SABER SE ELE TEM ? QUAL MEDICO DEVO PROCURA POR FAVOR ME AJUDE .

  73. Débora disse:
    8 de dezembro de 2013 às 20:36

    Olá!eu cuido de um menino de 4 anos ha 7 meses. Ele não fala nada a não ser papai mamãe e ou próprio nome, fora isso se comunica por sons, grunhidos e por sinais. Quando esta fazendo alguma coisa perde a paciência (jogando video game ou brincando com os brinquedos dele) Agride o irmão de 10 anos e os coleguinhas do irmão com frequencia, de forma traiçoeira, pelas costas. Quando chamamos a atenção finge que não ouve, fica olhando pros lados e finge que eata dormindo e/ou se deita no chão totalmente alheio ao que a gente fala com ele. Extremamente agressivo quando contrariado a ponto de quebrar tudo pela frente. Quando esta feliz grita muito e chora por qquer coisa. Corre de qquer um com frequencia. Tem todos os sintomas de TDAH. Qdo apronta alguma a mãe da bronca mas culpa sempre o irmão de 10 anos, castigando-o pelo que o de 4 fez. Ja dei todos os sinais pra mãe que tem algo errado, mas parece que ela não quer entender.

  74. Jessyca Alencar disse:
    7 de dezembro de 2013 às 4:15

    Olá Dra. tenho uma filha de 2 anos e 7 meses, a pediatra indicou um neurologista por ela ser muito agitada, falar alto,por ter dificuldade de obedecer (obedece quando eu grito), mas em lugares públicos eu não posso gritar, então ela grita, se joga no chão e chora,contudo, ainda acorda a noite várias vezes. Porém, ela é uma criança super inteligente, já fala e conhece o alfabeto inteiro e os números também, ela assiste as programações de desenho, ela se concentra e monta os quebras-cabeças dela, ela é carinhosa e não é agressiva. Ela já fez o eletro e foi diagnosticada com HIPERATIVIDADE, a neuro passou o RISPERIDON 0,25ml duas vezes ao dia. Porém,ainda não comecei o tratamento, não sei o que faço! Li a bula e diz que é indicada no tratamento das psicoses esquizofrênicas agudas e crônicas! Eu tenho muitas opiniões que são a favor e contras a tomar esse remédio ou qualquer outro! Eu me pergunto, será mesmo que é preciso, eu conheço tanta gente quando criança eram hiperativas e são excelentes pessoas hj em dia! Eu gostaria de saber se eu devo começar esse tratamento, quais os benefícios e os malefícios desse medicamento?
    PORFAVOR DRA., PRECISO DE UMA RESPOSTA DA SENHORA, ME AJUDE, NÃO SEI MESMO O QUE EU FAÇO!

    AGRADEÇO.

  75. Sandra Andrade disse:
    19 de novembro de 2013 às 13:40

    Boa Tarde!
    Tenho um filho com 8 anos,ele sempre foi meio isolado ,não gosta muito de estar com outras crianças mas brinca bem com o irmão,na escola esta tendo dificuldades de aprendizado ,mas em outras ares exempl: artes e localizar objetos,cores é muito rapido,ele é muito carinhoso ,mas as vzs ele fica horas andando de lah pra cá no espaço do quarto falando aaaa
    aaaa aaaa sem parar,eu pergunto pra ele o pq ele esta fazendo isso,ele me responde q esta pensando,as pessoas me dizem q isso não é normal ,ele sempre fez isso,desde bebe,ele tb perde a concentração das coisas q não lhe enteressam muito rapido,mas tb qd foca algo exempl: desenho a gente pode chamar passar na frente q ele não sai do foco,nunca achei q ele tivesse nenhum tipo de deficiencia,pois ele é extremamente amoroso e não tenho problemas de comportamento com ele,mas agora q ele esta grande as pessoas dizem q o que ele faz não é normal!

  76. sara disse:
    16 de novembro de 2013 às 0:41

    como saber se uma bebe de 9 meses e imperativa?quase n dorme qd dorme fica se mexendo,as vezes levanta sozinha dormindo,,e deita novamemte?desde ja agradeço

  77. dani disse:
    25 de outubro de 2013 às 22:00

    Boa Noite,
    Tenho um filho de 3 anos e 8 meses e ele pula o tempo inteiro , não brinca sozinho , muitas vezes espalha os brinquedos e sai sem brincar, muitas vezes fica nervoso chora , grita, fala pouco e bem errado , faz xixi na calça . Quando saiu com ele não para um minuto , sai correndo mexe em tudo , na escola a professora disse que ele só gosta das atividades de pintura. Percebo que ele é diferente de varias crianças da sua idade. Isso vem ocorrendo desde outubro 2012 quando fiquei gravida, ele se transformou e agora não sei lidar com essa situação, ele antes era mais calmo, não pulava tanto. Ele estava fazendo fono , mas agora parou , pois ela disse que não esta tendo evolução no tratamento , pois ele não faz os exercícios.
    Levei ele em uma psicóloga e ela encaminhou-o para um neuropediatra o qual disse que ele tem traços e tdah e de autista , mas ainda não da para fazer um tratamento.
    Mas preciso de uma ajuda , pois estou ficando quase louca com ele, muitas vezes ate perco a paciência.

    Levei em uma psicóloga e ela encaminhu

  78. IARA disse:
    25 de outubro de 2013 às 15:38

    Boa tarde, meu filho tem 12 anos e começou a dar trabalho na escola aos 2 e meio não fica queito para nada, antes de dormir ele fica mexendo o pé sem parar e quando dormi donha e conversa quase a noite toda e joga a coberta e traviseiro no chão, na escola briga com freq,não consegui ficar sentado para escrever a prof pede para ficar quieto e ele so consegui uns 2 minutos, agi sem pensar e depois fica arrependido chora e pede desculpas, ele pode ser diagnosticado como portador TDAH?

  79. eliane disse:
    21 de outubro de 2013 às 12:39

    tenho um menino com 4anos e seis meses ele e muito agitado da muito trabalho,as vezes acho q e tdah.ja levei ao medicos ,em uma consulta disse q era cedo para dar medicamentos agora 6 meses depois me receitou risperidona,disse para dar bem pouquinho.relatei a ela que na escola as crianças nao gosta de brincar muito com ele porque e e muito estrovado,mas nao e ruim,enfim machuca sem querer. o que eu faço estou desesperada,nao quero que ele fique distante das pessoas.por favor me ajude.

  80. Raquel Cunha disse:
    20 de outubro de 2013 às 19:44

    Tenho um filho com 8 anos.Desde pequeno sempre achei ele muito agitado.Não conseguia ir em lugares públicos que precisava ficar em silencio ou parado.Na escola ele é agitado e conversa bastante,mas a professora disse que ele esta aprendendo bem,que é esperto e inteligente,e não preciso me preocupar.Mas ele continua muito agitado em todos os lugares que vai..Alguns Pais dos amiguinhos dele não gostam que ele brinque na casa deles,por ele ser arteiro.Não sei o que fazer.Devo levar ele no neuro?

  81. alessandra da silva disse:
    3 de outubro de 2013 às 19:15

    meu filho tem 8 anos e hiperativo ,não consegue ficar quieto os meninos implicam com ele e ele reage com agreção naõ se controla automaticamente ele é sempre o culpado foi suspenso das aulas ,ele não obedece na escola os funcionários estaõ com implicancia o que eu faço ele toma imipramina mais não adianta nada obrigada

  82. Renata Maciel Amorim disse:
    30 de setembro de 2013 às 13:05

    Boa tarde tenho um filho de 7 anos ele não consegue aprender nada na escola,não fica queito é muito agitado bate nos colegas da escola.fica andando o tempo todo só pensa em brinca e com isso tenho muita reclamação na escola e a professora não sabe lidar com ele.Ele não sabe receber regra e não tem limite já não sei o que fazer por favor me oriente é um pedido de ajuda ou melhor socorro

  83. andreia disse:
    29 de setembro de 2013 às 17:10

    tenho uma filha de nove anos e muita agressiva em casa ,porem na escola não ,na escola se recusa fazer as atividades ,já reprovou um ano e esse ano vai reprovar de novo ,pois esta muita atrasada já levei ela em neuro,psicologo ,psiquiatra e nada estou muito triste e desanimada pois queria saber o que ela realmente tem para poder ajudá-la,na escola ninguém ajuda,não tem aula de reforço por exemplo,me de uma luz no fim do túneo

  84. raquel lima disse:
    29 de setembro de 2013 às 16:45

    oi tenho uma filha de 4 anos nem eu nem meu esposo sabemos o que fazer com ela não obedece, não para quieta,que passa o dia todo assistindo desenho,não posso conversar com ninguém porque ela não para de falar. quando eu brigo com ela, ela diz que mim ama e que eu não amo ela, só que dormir se eu balançar ela na rede eu acho que isso começou depois que eu tive minha outra filha que hoje tem 10 meses, mas eu beijo ela brinco falo que a amo mas não sei o que ta acontecendo preciso de ajuda obrigada

  85. Andréia disse:
    17 de setembro de 2013 às 12:59

    Olá, tenho uma filha de 3,5 anos e desde a infância quando tentamos dizer “não” sua reação vem com mordidas. Este ano ela iniciou na escola e em disputas acaba mordendo as amiguinhas. Já conversamos, explicamos e ela pedi desculpas e diz que quando vê já aconteceu. Pode nos orientar, é correto a escola chamar os pais para buscar a criança, isso já aconteceu da escola pedir para levar para casa duas vezes.

  86. viviane bellotti disse:
    9 de setembro de 2013 às 23:17

    eu quero saber o que faço com meu filho na escola eu acho q ele tem iperatividade ele já fez o exame mais ainda não chegou o resultado ele e agressivo na escola quebra as coisas ele xinga palavrao ele bate nos irmãos ele ta no 1ano e não aprendeu nem a escrever o nome dele ainda não sei o que faço a professora da escola já falou q se ele quebrar mais alguma coisa na escola eu fou ter que pagar ela so vive reclamando dele me ajude

  87. vanessa disse:
    9 de setembro de 2013 às 19:10

    boa noite,estou super preocupada,tenho um filho de 12 anos,ele sempre me deu um pouco de trabalho na escola,pois não presta atenção nos estudos e conversa demais,já sentei várias vezes com ele orientei,falei o que estava certo e oque estava errado,promete melhorar eu e o pai dá várias oportunidades e sem sucesso,tem tudo do bom e do melhor,como:computador,celular,tablet,video game,dvd,tv a cabo,passeamos direto pra parques,cinema,praia,clubes entre outros,mas estou perdida já não sei o que fazer,e ajude trabalho fora eu e meu marido,trabalho pela manhã e meu marido a noite já pra não ficar sozinho,tem o irmão de 8 anos como companhia,mas nada está contente,sempre reclamando,adora ser chamado atenção,fora que os dois só vive brigando,por favor me ajudem…

  88. CLAUDIA RENATA DA SILVA disse:
    5 de setembro de 2013 às 11:24

    Olá
    Minha filha tem 10 anos, desde o pré achava que ela não ia bem na escola, mas a professora falava que era assim mesmo nos começo, que com o tempo melhorava. Depois nos outros anos a queixa dos professores era que ela não fazia nada sozinha, tinha que sempre a prof estar do lado, que oralmente ela ia bem, mas por no papel já era complicado para ela. Bom o tempo passou hj ela está no 5º ano e há dois anos na luta porque ela sofre, eu sofro ao vê-la com dificuldade em acompanhar as aulas, principalmente na matemática! Tento deixa-la fazer a lição sozinha, mas ela me diz para ajudar porque tem medo de errar. Na escola as vezes o prof ajuda, mas ela tem feito sozinha e tbm em dupla com ajuda de amigos. Atualmente ela faz terapia com a psicopedagoga qu e a acha interessada nas sessões, mas infantil para a idade dela e as vezes desatenta, mas chamada a atenção retoma o contato, ela vai bem nos jogos, qqer tipo de jogo ela gosta e ganha…passei no neuro e receitou Ritalina LA 30mg, há dois meses vem tomando, no primeiro mês a mudança na escola foi bem visível, hj nem tanto (opinião minha). Será mesmo que ela tem TDAH , porque ela não é inquieta como relatos aqui, so não consegue aprender, o que a senhora acha? na escola cheguei a pedir para reprová-la mas eles acham que não deve, pois temem abalar sua auto estima…eu to perdida, ano q vem é o 6º ano (5 serie – escola particular) e sei q será mais puxado ainda…
    Se puder me dar sua valiosa opinião agradeço! Abçs

  89. TATIANE disse:
    4 de setembro de 2013 às 17:06

    OLÁ.TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS E CINCO MESES E ESTOU DESESPERADA POIS NÃO SEI OQUE FAZER, ELA NÃO ACEITA NÃO COMO RESPOSTA, FAZ UM ESCANDALO SE É CONTRARIADA , BATE PORTAS, JOGA OBJETOS NO CHÃO SE CONVERSO COM ALGUÉM ELA NÃO DEIXA, NÃO SEI COMO AGIR COM ELA NEM EU NEM MEU MARIDO..ELA REALMENTE É MUITO AGITADA, QUANDO SAÍMOS COM ELA SEMPRE APRONTA ALGO..E ISSO ME ENVERGONHA MUITO ELA ESTÁ SEMPRE NO CASTIGO ACHO QUE ACOSTUMOU COM ISSO ELA E MUITO INTELIGENTE E ESPERTA..POR FAVOR ME AJUDE…ESTOU NO LIMITE, GRATA!

  90. Kátia Pedroti disse:
    4 de setembro de 2013 às 9:34

    Olá Bom Dia!!!
    Meu filho tem 7 anos, ele não consegue ficar quieto nem um minuto e fica o tempo todo falando… Quando está no computador, no video game, na escola. Ele é muito esperto tem um vocabulário muito extenso, está lendo, ainda com algumas dificuldades.Mas não faz nada, esquece de escovar os dentes, de beber água, não faz nada mesmo. Fica nervoso à toa…e sempre correndo, pulando, falando o tempo todo, nos deveres de casa é muito preguiçoso e esquece das coisas muito rápido…Já conservei com o pai dele para leva-lo ao médico, mas ele acha que nosso filho não tem nada que é coisa da minha cabeça. Fico muito preocupada com o jeito do meu filho, pois as vezes agressivo com a gente e na escola tb e ao mesmo tempo mito carinhoso.Obrigada.

  91. LUANA RAFAELA PEREIRA FARIA disse:
    2 de setembro de 2013 às 21:06

    OI DR TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS ELA SE JOGA NO CHÃO VAIS MANHA TUDO O QUE ELA PEGA NA MÃO ELA JOGA NA GENTE ELA E MUITO NERVOSA ELA PUCHA O PRO PRIO CABELA DELA O QUE POSSO FAZER COM ISSO ELA BATE NOS OUTRO COLEGAS DELA DO PARQUE ELA MORDE ME AJUDA MUITO OBRIGADA

  92. Edna Gonçalves dos Santos disse:
    30 de agosto de 2013 às 11:47

    Tenho um filho de 6 anos agora, só que qdo ele entrou na escola tinha 5 anos esta no 1ano, logo aprendeu a ler, a escrever, a professora sempre elogiava que ele é um menino muito esperto, muito inteligente, o melhor da classe. Um dia houve um desentendimento entre dois colegas dele, um deles virou de uma bofetada em vez de pegar no outro acertou meu filho que não tinha nada a ver com isso. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas eu percebi que meu filho depois do incidente ficou a bater nos colegas da escola, depois também só tenho reclamações da professora, ele bate, chuta a lancheira, sobe na cadeira, não sei o que faço, pois desde os quatro meses ele vai para a escola e fica período integral. Meu filho é muito inteligente,faz todas as tarefas, já tirei tudo por um bom tempo, como castigo, só que parece que não adianta. O que devo fazer, estou muito, muito triste com isso. Antes de ir para esta escola, ele nunca bateu em nenhuma criança. Por fazer AJUDA. Obrigada.

  93. LUCIANA disse:
    27 de agosto de 2013 às 16:35

    Meu filho tem 12 anos de idade, ultimamente ele tem estado nervoso,não consegue se controlar as vezes,fala muito alto,não tem feito suas tarefas como fazia antes,é agitado, briga demais com a irmã,é provocador, mente faz tudo pra chamar atenção,tem dificuldades de se concentrar nos estudos,tive reclamações da escola que ele fala demais,ele joga muito vídeo game não sei se pode ser isso,a verdade que não ando tendo paciência com ele mais,hoje mesmo chamei ele pra estudar e foi um terror,acabei até chorando de tanto nervo,por favor me de uma orientação em quem devo procurar neste caso obrigada

  94. ilaria l. batista disse:
    26 de agosto de 2013 às 14:36

    tenho um filho de 14 anos foi diagnosticado como défcit de atençaão já reprovou no sétimo ano. não anota nada na escola não estuda para as provas , ta com notas baichissimas . e correndo o risco de reprovar de novo. não sei mais o que faço . tambem tem vergonhas exageradas como andar de guarda-chuva guando esta chovendo vergonha de ir ao super mercado guando falamos alto e de outras coisas. ando muito nervosa choro muito não sei mais como agir as vezes tenho até vontade de sumir não sei se é coisa de adolescente. se um dia isso tudo vai passar. tomara que sim pois sofro muito com tudo isso por favor me ajude.

  95. Luciany disse:
    22 de agosto de 2013 às 21:54

    Dra preciso de ajuda, tenho 1 filho de 4 anos, moro sozinha com ele, faz tratamento com psiquiatra, a 2 anos esta tomando 3mg risperidona e depakene, ele é uma criança carinhosa. mas ele esta muito agresivo , so chora nao quer ir para escola,tem crise nervosa onde quebra tudo nao aceita ser contrariado estou tendo reclamaçao na escola que briga com os amigos, nao sei como ajudar estou no limite, como saber se estou dando a medicação correta

  96. Elaine silva santos disse:
    21 de agosto de 2013 às 19:30

    boa noite tenho um filho que hoje tem 07 anos e ele é sempre foi muito agitado,sempre quando contrariado nao aceita joga o que tiver na mão ou por perto briga o tempo todo com a irmã de 11 anos e nao aguento mas ja tentei colocar ele pra fazer varias atividades mas ele não aceita regras e por isso não fica em lugar nenhum.na escola ele já foi pedido p/se retirar de 02 escola e atualmente esta na escola do municipío e recebo muitas reclamações que bate no colegas e nao faz dever já quebrou a cuía do banheiro e fica passeando o tempo todo nao sabe ler no momento.Gosta muito de soltar pipas,nao tem medo de nada etc.Tem como você me orientar por favor estou pedindo socorro.

  97. Sandra disse:
    19 de agosto de 2013 às 23:35

    Elisete, o que seu filho tem, pelo que você relata, é autismo. procure um neuropediatra bom no assunto e você irá constatar. Não é TDAH e sim, TEA ( Transtorno do Espectro Autista).

  98. vanusa aparecida dos santos disse:
    16 de agosto de 2013 às 20:03

    tenho uma filha de 12 anos muita calada tem medo de escuro quando fica de pê esperando algo fica balançado o corpo.tem dificuldade de concentração na escola e também nas atividades. peço ajuda. não sei como resolver.

  99. MARA disse:
    16 de agosto de 2013 às 10:20

    OLA BOM DIA ! TENHO UM GAROTO DE 07 ANOS ELE É MUITO AGITADO. JA FEZ USO DE TEGRETOL / DEPAKOTE. FOI DIAGNOSTICADO COM UM QUADRO DE DESRITIMIA 2º GRAU , MAS ANO PASSADO NO EXAME NÃO DEU NADA DAI FOI RETIRADA A MEDICAÇÃO DELE. AS NOTAS DELE SÃO MUITO BOAS, MAS ELE NÃO COPIA AS COISAS NO QUADRO, NÃO GOSTA DE COLORIR, A ESCOLA TEIMA E DIZER QUE ELE NÃO É HIPERATIVO,DE UNS 15 DIAS PRA CÁ ELE PIOROU , NÃO ESTA COPIANDO AS COISAS DO QUADRO E ANDA PULANDO NAS CARTEIRAS E AINDA EM 15 DIAS QUEBROU LITERALMENTE EM PEDACINHOS 48 LAPIS DE COLORIR. A GENTE PERGUNTA PQ ELE FEZ ISSO? ELE DIZ NUM SEI, MAMAE! ESTOU MUITO PREOCUPADA E ATÉ MESMO DESESPERADA.PEÇO QUE ME AJUDEM POR FAVOR?

  100. Josilene disse:
    15 de agosto de 2013 às 15:06

    Também tenho um filho de 13 anos com TDAH. Passei por etapas semelhantes às descritas por esses pais. Hoje, com meu filho entrando na adolescência a dificuldade é ainda maior. Ele implica demais com a irmã mais nova e as vezes acaba se tornando antipático com familiares. Eu, como mãe, tenho amor incondicional, mas paciência tem limite e às vezes é difícil me controlar. Todo dia é uma luta, atualmente ele toma Zargus (rispiridona) e ritalina. Já reprovou o ano passado e neste ano não está indo bem pois nunca faz tarefas, nos mente dizendo que não tem. A agenda dele é uma bagunça, sempre o conduzimos a se organizar e tentamos acompanhar via site da escola, mas precisa ter o comprometimento dele também… ele só quer saber do lazer, isso nunca esquece, mas as responsabilidades não quer saber. Não arruma o quarto mesmo que peçamos a ele todos os dias. Já perdeu vídeo game, skate, tv, tudo que podíamos tirar para ele entender que precisa se comprometer e nada… estamos desanimando.. por favor nos ajude. Pois aqui em Curitiba ainda não achei um lugar que possa me dar uma orientação eficaz. Obrigada.

  101. Elizete disse:
    30 de julho de 2013 às 11:52

    Meu filho está com 03 anos e 09 meses. Teve um atraso muito grande no desenvolvimento. Demorou para andar, para falar, não estabelecia contato com os olhos…
    Hoje já está falando mas ainda são palavras esparsas e não consegue estabelecer uma conversação, apesar disso consegue expressar o que quer e percebemos que entende as conversas ao seu redor.
    É difícil e perigoso passear com ele porque fica o tempo todo correndo sem destino. Por várias vezes já saiu correndo em direção à porta quando estávamos em restaurante ou mercado.
    Ele fica em escolinha desde 01 ano e 04 meses e não consegue acompanhar o desenvolvimento das outras crianças.
    Na escola também fica correndo e não consegue sentar para assistir um filminho ou fazer as atividades. A professora tem que ficar com ele no colo e mesmo assim é difícil fazer ele ficar parado e colaborar com a atividade.
    É muito alegre e adora brincar com seus carrinhos mas não se interessa por brincar com outras crianças e é difícil conseguir que ele brinque com outra coisa além de carros.
    Não se interessa por brinquedos eletrônicos (nem mesmo computador). Livros só quer os que tem carros, dificilmente consigo contar outra historinha para ele.
    Ele tem acompanhamento com neurologista desde pequeno e ela diz que ele não tem TDAH.
    Hoje ele faz fono uma vez por semana. O que mais podemos fazer para ajudá-lo?

  102. sandra martins disse:
    19 de julho de 2013 às 15:47

    Tenho um filho de 5 anos que ja esgotou minha paciençia ele nao fala direito ninguém. Intendi o q ele fala ,na escola nenhum professor quer ficar com ele na sala, por esse motivo ja deram as férias adiantadas nao para quieto. e muito. agressivo grita demais oque fasso pra saber se ele tem algum problema mental

  103. elisangela disse:
    11 de julho de 2013 às 14:04

    ola eu tenho um filho de 6 anos ele é calmo carinhoso mas na escola ja tive reclamação que esta com dificuldade de aprender não consegue terminar as lições na sala de aula é desatento e desatencioso não por bagunça mas não consegue lembrar o que falou a 5 minutos atrás e é muito pensativo mas não se relata :o que devo fazer?

  104. juliana cristina dos santos disse:
    5 de julho de 2013 às 0:52

    olá eu tenho um filho de 6 anos q está me dando muita preocupação, ele esta me dando muito trabalho na escola, não para quieto nem se quer 1 minuto pertuba o irmão de 2 anos, responde para mim e o pai dele, eu q meu marido estamos sem paciência não sabemos o que fazer a professora dele me pediu que levasse ele em um psicólogo e um neuro…. oq devo fazer estou com medo do que possa acontecer pois as coisas q ele me responde me tira do sério. Desde já obrigada. Me ajuda:(

  105. Suelem Aquino disse:
    3 de julho de 2013 às 21:06

    Boa noite!entao tenho m filho de 2anos e 11meses,eu sai do meu emprego qdo ele tinha 1ano e meio,p ficar c ele,e ele é uma criança muito agitada e inteligente ainda nao fala bem,mais entende td,qdo contrariado ele faz muito escandalo meu marido e eu temos q fazer td q ele quer p evitar choro,estamos se sentimdo mandados dentro da nossa propria casa.E qdo recebemos visitas ele fica tirando minha atençao so p ele,e nao sei como agir perto das pessoas fico c muota vergonha…como devemos agir meu esposo e eu????me ajuda por favor…queremos a melhor educação p ele pois o amamos muito….

  106. valber junior disse:
    1 de julho de 2013 às 13:39

    Ola ..
    tenho um filho de 04 anos, ele é uma criança muito carinhosa, muito inteligente a professora dele fica muito admirada pois, ele não fica atento nas aulas não para um minuto, não consegue ficar sentado ou calado, muito teimoso, mas na sala de aula ele aprende mas rápidos que as outras crianças, levamos ele ao jardim infância com apenas 1 e 5 meses pois já muito ativo. mas o problemas é que ele é muito teimoso, ele faz as coisas erradas sabendo que esta errado mas consegue parar,
    não quer come nada as outras pessoas já não gostam dele pois ele é muito danado, sinceramente não tenho a mínima ideia do que posso fazer, gostaria muito de um conselho

  107. Felipe Reuel disse:
    27 de junho de 2013 às 0:14

    Boa noite, a situação do meu filho de 5 anos nos preocupa, ultimamente estamos percebendo o quando ele tem dificuldade de aprender, repetimos as atividades da escola ele repete o que ensinamos, daqui um pouco se perguntar ele simplesmente não sabe. Não aceita ser contrariado, reponde de forma agressiva, quando repreendemos ele, fica nos xingando com palavras descabidas, fala que nós não somos mais os pais dele, pelo fato de termos repreendido, e o pior pega pedras e ameaça a jogar em nós, com os colegas ele quando contrariado agride os colegas jogando pedras, batendo de forma bastante agressiva, sua irmã de 6 anos sofre bastante, ele bate nela por qualquer coisa. acha que é dono de tudo, tem seu lugar certo e não aceita que ninguém tome esse lugar, seja no sofá, na mesa, no carro… tem sono perturbado, varias vezes na noite sonha falando, brigando, super agitada, inquieta, principalmente quando esta na frente de outras pessoas, ele não nos obedece, faz tudo que é errado, nos tira do sério, nos falta a paciência. Drª tá muito difícil, o ambiente em que vivi não é um ambiente de violência, nos dirigimos a ele com carinho e muito amor, no entanto parece não funcionar. o que devemos fazer????

  108. Cristianne Corrêa disse:
    21 de junho de 2013 às 9:02

    Bom Dia! Estou dando aulas particular para um menino de 7 anos desde Dezembro de 2012 ele apresenta características de uma criança Hiperativa conversei com os Pais mais não aceitaram que ele pode ser, somente o Psicológo pode fazer o diagnóstico sou Pedagoga estou fazendo a minha parte + o que fazer se os pais não aceitam? Preciso da ajuda dos pais de todos que convive com essa criança. Como proceder nesse caso?

  109. Sandra lopes disse:
    20 de junho de 2013 às 1:13

    Boa noite! Tenho uma amiga que esta passando por uma fase difícil com seu filho de 7 anos.Ele é muito agitado na escola,bate nos colegas e esta semana bateu na professora…ele é inteligente,não apresenta defict de atenção,esta tomando Gardenal mas,continua agitado…ele bate muito na irmã de 8 anos,que é muito calma e nunca agiu como o irmão…O Gardenal é indicado para essa criança?Ele usa tb cortisona para tratar a rinite.Ah! Ele passou por 2 medicos….O diagnostico de um foi hiperatividade e de outro médico foi criança normal…apenas arteira e….perseguida pelo professor….

  110. Renata Fernanda disse:
    16 de junho de 2013 às 19:58

    Boa noite,
    Minha filha tem 03 anos e 5 meses e ela não consegue parar quieta um só minuto, na escolinha as professoras disseram q ela já apresenta melhoras no comportamento,mas em casa ela não consegue se envolver com nada e quando saio com ela passo a maior raiva por que ela corre o tempo todo.O que posso fazer para ajudar minha filha a se comportar melhor,pois segundo o pediatra dela, ela não apresenta sintomas de hiperatividade e segundo ele ela é indisciplinada, não sei, o que sei que ela é difícil de controlar por esse motivo pergunto a você,como lidar com uma criança assim?
    Renata

  111. Adriana disse:
    11 de junho de 2013 às 19:58

    Gostaria de saber o que posso fazer para ajudar meu filho de 6 anos mudar sua conduta na escola, ele avançou de ano porque sabia ler bem, agora o menino não consegue acompanhar a turma no sentido de não copiar nada do quadro. que ações devo exercer com ele para auxilia-lo, pois, não aguento mais ouvir reclamações diárias da professora porque não copia as atividades.

  112. Lídia disse:
    10 de junho de 2013 às 22:05

    Tenho um filho de 1 ano e 7 meses. fazem 4 meses que está em adaptação na creche não para de chorar um minutos todos os dias as professoras reclamam dele. Ele não dorme na escola, mas se alimenta bem. Em casa ele não para um minutos joga tudo é agressivo com sua irmã de 9 anos que é o oposto dele. No mesmo tempo em que é agressivo e faz carinho dá beijinho. Ele costuma mudar de comportamento em minutos. Não estamos sabendo como lidar com ele, estou pensando em largar meu emprego para cuidar dele. O que eu posso fazer para mudar esse comportamento agressivo do meu filho?

  113. Ariandra disse:
    8 de junho de 2013 às 23:34

    Ola Dtrª, meu filho tem 1 anos e 10 meses, quando ele era RN foi muito dificil fazer o teste do pezinho, daquelo tamanho ele ja conseguia se puxar com muita força. Ele foi crescendo e cada vex mostrando mais irritação em segura-lo forte, ele não para quieto, não dorme direito, bate em outras crianças, até mesmo em mim, bate a cabeça na porta, no chão e nem sempre ele foi contariado, começou a falar mãe e pai a pouquissimo tempo. A senhora acha que ele posas ser hiperativo? Ja falei com a pediatra mas ela só sabe me dizer uma coisa: seja fime, diga não! Mas vejo que não é só isso.

    Agradeço desde já

  114. Beatriz oliveira disse:
    7 de junho de 2013 às 18:14

    Ola preciso de sua ajuda meu filho tem distúrbios da atividades e da atenção ehiperatividade e agressividade . Ele tem 6 ano e ah 1 mes está fazendo medicação com ipramine de 25 mg. Ele e briga de mais na escola está sempre correndo e gritando não socega um momento .ele não guarda nada na mente e não sabe contar até 5 e muito menos conhece as vogais. Dia 25/06/2013 ele vai fazer um eletro da cabeça . O q eu posso fazer pra ajudar ele. Pois estou num posso fundo. Me ajude me explique ce isso e grave desde já te agradeço . Espero retorno. Pq minha paciência está ce esgotando pois com ele São 4 filho. Tenho um de 16, 13 ele de 6 e outro de 2 ano

  115. Beatriz oliveira disse:
    7 de junho de 2013 às 15:14

    Preciso de sua ajuda . Meu filho e imperativo e agressivo . Na escola bate nos colega não aprende nada. Só bagunça e . Ele tem 6 ano fez todo o pré mas até hoje não sabe contar de 1 a 5 e nem as vogais estou desesperada não sei o q fazer pois até no neurologista eu já levei ele tá tomado ipramine de 25 a 1 mes. Me ajude desde já te agradeço

  116. Cassiana disse:
    5 de junho de 2013 às 15:14

    Boa tarde dra. tenho uma filha que faz 7 anos em agosto de 2013. Foi diagnosticada com TDAH, vamos ainda dia 11/06 fazer um eletro nela para ver se a mesma vai usar ritalina. Ela é uma crainça que o uico problema é que não esta conseguindo acompanhar os colegas na escola, apresenta dificuldde para reconhecer as letras etc. A professora disse que isso deixa ela bastante nervosa e triste. Quando contei a professora que tinha sido diagnosticado TDAH e que ela iria ter que talvez tomar ritalina a professora se admirou e disse que a minha filha nao tem perfil para usar ritalina que crianças que usam ritalina sao cfianças agitadas que nao atendem aos comandos que nao param quietas e a minha filha neste caso nao é assim, ela descreveu que ela é uma criança que aceita comandos, fica quieta em sala de aula, e vejo em casa que ela assiste bem televisão acompanha as historias na televisao e historias que leio pra ela. O problema tem sido mesmo a dificuldade no aprendizado. Ela é uma criança que tem bastante energia, mas quando é solicitada e diminuir ela atende ao pedido. Estou muito preocupada com a ritalina porque muitos dizem que vai ser bom e outros dizem que eu de maneira nenhuma devo dar o remdio pra ela. mas acho que se ela nao tomar ela nao vai apreender na escola e isso vai dar baixa auto estima pra ela dai acho que o caso pode piorar de vez. E depois fico preocupada com os efeitos colaterais. me ajude por favor. Eu me analisando acho que tambem devo ter TDAH ou tive pq tenho desde criança muita dificuldade de concentração e aprendizado e bastante hiperatividade. Sempre fui vista como uma criança problema pela minha mae e nao quero que a minha filha passe oq eu passei. Me ajude. Caso tambem a senhora conheça algum lugar bom em Brasilia para eu ir com ela eu agradeceria a indicação. Obrigado e fico aguardando o retorno.

  117. Durvalina disse:
    4 de junho de 2013 às 21:57

    tenho um filho imperativo fala so reclama demais conversa so os colegas ficam rindo dele e acaba ficando nervoso e desconta tudo em casa .ele toma os remedios eu nao sei o que fazer me ajude.

  118. Shirlei disse:
    3 de junho de 2013 às 22:50

    Olá,
    tenho um filho de 7 anos e ele está com um hábito que me preocupa, por várias vezes ao dia ele procura régua, gravetos, palitos grandes etc…. Usa esses objetos para bater no chão como se tivesse batucando, será grave essa mania que ele pegou?Como posso tratar isso?
    Desde já agradeço o auxílio….

  119. SOLIMAR disse:
    28 de maio de 2013 às 15:44

    Tenho um filho de 5 anos, estou tendo problema não só na escola ,ele não para quieto, não consegue ficar parado.A professora falou que nao da mais pra aguentar ele na sala de aula, ele incomoda todos os colegas, nao faz os trabalho direito, perde os lapis…enfim …Sera que meu filho é imperativo??

  120. wedjan pereira disse:
    25 de maio de 2013 às 12:44

    olá! tenho um filho de 4 anos,o neuro diagnosticou iperatividade depois que fiz um EEG nele, o medico prescreveu TEGRETOL porém li a bula e vi que essa medicação é pra quem tem crise convulssiva, meu filho nunca desmaiou, nem teve essas crisses graças a DEUS,mas estou com medo de dar essa medicação, a pergunta É COMUM CRIANÇAS IPERATIVAS TOMAR ESSE TIPO DE MEDICAÇÃO?OBG….

  121. Cristina disse:
    20 de maio de 2013 às 16:55

    Quantos alunos com TDAH podem ter por turma??

  122. Márcia disse:
    16 de maio de 2013 às 14:42

    olá, tenho um filho portador da síndrome de down,5 anos e está com muitos desses comportamentos, não fica quieto um minuto, só quando vai dormir e apresenta tbm um pouco de agressividade com os coleguinhas na escola, gostaria de saber qual profissional eu vou primeiro, em um psicologo ou em um neurologista? Obrigada!

  123. greice disse:
    14 de maio de 2013 às 13:46

    oi,me separei a 1 ano do pai do meu filho de sete anos e tenho uma bebe de um ano e tres meses,meu filho na escola e exemplar em casa parece outra criança ja levei a algum tempo no medico e ele falou que era normal da idade mesmo ,mas ele esta ficando cada vez mais agressivo se chamado a atenção em determinados momentos ele surta avança grita ,nao sei oq faço

  124. Cheyenne disse:
    12 de maio de 2013 às 14:11

    Boa tarde! Preciso de ajuda. Tenho um filho de 3 anos que apresenta um atraso na fala e não dorme bem a noite. Ele está na escolinha e a professora informa que é uma criança inquieta, irritada e violenta.Ele se joga no chão, grita demais, bate com a cabeça no chão e quer morder coisas( não pessoas). Larguei meu emprego para cuidar dessa criança… Passo ela no psicologo e na neuro. Fizemos uma Polissonografia e aguardo a ressonancia. Educo na base da disciplina e do ”castigo, nunca bato, mas sou rigorosa. Converso..Olho nos olhos, mas parece não surtir efeito. Existe diagnostico para tdah em criança de 3 anos? E medicação para essa idade? tenho outro filho que está sendo afetado com as características de conduta do menor. Estamos todos esgotados pq é uma criança que exige trabalho demais. Não dorme e não dormimos.. Não obedece regras e parece que a frustração do não é muito acentuada nele. Obrigada pela atenção.

  125. solange disse:
    5 de maio de 2013 às 21:04

    minha filha tem 12 anos ela tem tdah toma ritalina tem dificuldade na escola e muito nervosa chorra muito ,tem medo de chuva de bexica de bomba chorra muito e tem dificuldade na escola,ela e muito infantil não parece der 12 anos isso e normal me ajuda por favor o que eu faço para melhorar nossa vida

  126. Maria Teresa Psi disse:
    2 de maio de 2013 às 10:24

    Olá Edimarcia, respondi sua mensagem, mas retornou o e-mail. Favor confirmar o endereço correto do seu e-mail para mtrs.psi@terra.com.br. Aguardo você!

  127. dayane disse:
    30 de abril de 2013 às 11:16

    Bom dia, nao imaginava como ter um filho carinhoso e agressivo é tao comum…como nos pais sabemos o quanto queremos ver os pedacinhos de nos mesmos felizes, saudaveis, é triste tentar, tentar, tentar e nao saber o que fazer e ainda as vezes nem ter condições de pagar um profissional…tenho fé de conseguir a solução para meu filho de 3 anos… em nome de jesus e que todos os demais pais tambem. Ufffa desabafeiii

  128. sandra regina sabino disse:
    29 de abril de 2013 às 17:23

    preciso de orientação, meu filho de 5 anos fica em uma creche, será o uktimo anos, ele vem dando trabalho de comportamento desde o ano passado, nao admite ser contrariado, hj bate ate nos funcionarios e joga td a sua frente, grita e faz piadinhas sarcaticas a creche me disse que ja chegou no limite pois os pais estao reclamando, ele é muito inteligente, nao tem medo de escuro, de altura, é uma criança que qdo esta muito quieto ta fazendo alguma arte perigosa, será que ele é hiperativo, com 5 anos ainda mama em mim, nao chupa chupeta e nunca pegou mamadeira, roe as unhas e qd esta assistindo tv roe ate o controle remoto, estou muito preoculpada, o que posso fazer?

  129. simone barros disse:
    25 de abril de 2013 às 23:12

    Gos taria de saber onde encontrar bons profissionais na area publica..Ou particular,pq meu neto esta sofrendo em casa ,na escla ,com amiguinhos etc…E por causa disto eu sofro tbm..
    Ele so tem 6 anos e nao merece esse sofrimento e descaso de alguns profissionais

    obrigada

    simone barros

  130. edimarcia pereira ramos disse:
    22 de abril de 2013 às 14:37

    óla, eu tenho uma filha de 3 anos e ela e muito inquieta mas aciste dvd nao sei o q fasso ela nao fala muito bem

  131. daiele disse:
    19 de abril de 2013 às 13:26

    oi estou quase enlouquecendo meu filho tem 6 anos e é muito genioso teimoso nao pode ouvir nao tem que ser tudo do jeito dele eu e meu marido nao sabemos mais o que fazer ja botamos de castigo e nada adianta por favor eu preciso de uma luz apesar de tudo isso ele é muito carinhoso quando quer ja procurei psicologo e pouco adiantou!!! socorrrrrrroooooooooooo o que posso fazer?

    att Daiele

  132. Karynna disse:
    18 de abril de 2013 às 21:41

    Olá Dra. Meu filho tem 5 anos, não para quieto, não dorme de tarde e estuda pela manha , então para acordar pela manha e um sacrifício e já percebi que ele com sono fica pior ainda. Ele esta agressivo na escola, já fizemos de tudo e nada resolve, to recebendo direto reclamações da escola, ele e muito agitado, fala demais o tempo todo. Conversa muito na sala de aula, a professora vive mudando ele de lugar, quando passeamos com ele, ele vai pulando, se mexendo, se jogando e não fica andando normal, tranquilo. Há alguns tempos anda com muito medo do escuro, não vai sozinho fazer nada com medo demais. Brinca com os bonecos de briga. Nos nos mudamos no final de janeiro deste ano e neste prédio que estamos não tem amiguemos e a tarde fica odioso, so nas terças que ele tem inglês, ele tambem tem muito ciúme da irmã de 1 ano e 9 meses que gruda demais em mim eu e o pai trabalha bastante, ele fica com uma moca que mora conosco desde que eu nasci, ela e praticamente da família, to muito triste com esse comportamento do meu filho, sei que tem algo incomodando ele e quero muito ajudar, não quero ver as pessoas so reclamando dele o tempo todo, pois sei que ele e uma criança boa, inteligente, me ajude pelo amor de deus que já estou desesperada.

  133. Debora Céres disse:
    17 de abril de 2013 às 13:50

    Boa tarde!

    Tenho uma filha de 07 anos, ela só tira 10 nas provas, é super inteligente, capta as informações com muita facilidade. É a primeira a terminar a terefa em sala, e logo depois não para de falar em sala de aula, podem mudar ela de turma que ela continua falando, mexe no armário da professora, e continua mexendo mesmo que a professora diga para parar, mexe nos materias sem autorização. Em casa ela obedece com facilidade, mas na escola não tem disciplina, isso é algum tipo de hiperatividade?

    Grata,

  134. renata disse:
    11 de abril de 2013 às 7:56

    oi dr,tenho uma filha de 3 anos e 2 meses e em janeiro deste ano coloquei ela na coLõnia de férias e teve uma bricadeira do saco e o professor sem querer não viu que ela ficou presa no saco a partir deste dia ela começou a gaguejar,a creche está me chamndo para conversar,será que é por causa deste episódio ,mas também ela é uma criança muito ansiosa,pode ser tb né,eles estão reclamando que ela não senta nas rodinhas,na hora de comer e de fazer os exercícios é normal,fico em dúvida,porqueo pediatra fala que a creche está exagerando que ela ainda é muito novinha e a creche me fala que ela não tem concentração e que é muito agitada.

    att renata

  135. daniela rachid disse:
    6 de abril de 2013 às 18:20

    Boa tarde,
    Sou professora do mini maternal, tenho um aluno de 1 ano e 10 meses que esta me deixando louca…ele não fala quase nada, só mae e pai..é uma criança extremamente agressiva, bate, aperta os amiguinhos…esta sempre correndo de um lado p o outro sem direção e quando encontra um amigo já vai agredir…quando me abaixo para falar com ele,raramente olha nos meus olhos, e quando fico muuuito brava ele da gargalhadasss…Não consegue se concentrar em nada por muito tempo…Sabe, sei q é um desafio, mais esta me desestabilizando emocionalmente…pois não consigo realizar as atividades com a sala…Me ajuda, por favor…

  136. adenísia matos disse:
    4 de abril de 2013 às 18:55

    tenho um aluno muito inteligente,ele tem 5 anos é uma criança inquieta, agitada como se fosse movida a motor, dorme pouco,corre sem destino,tem muita força, encrenqueira e gosta de maltratar os colegas sem motivo e quando faz, percebo na sua feição que isso lhe diverte. Mas tambem é uma criança esperta, inteligente, aprende as coisas com facilidade. Ela pode ser uma criança hiperativa? gostaria de uma ajuda

  137. Daniela disse:
    4 de abril de 2013 às 14:36

    Tenho uma filha de 5 anos e 9 meses e ela sempre foi levada, desde o período gestacional, pois não teve um dia sequer que ela não tenha mexido dentro da minha barriga. Hoje é uma criança inquieta, não consegue ficar parada, pula, escala, corre, não tem lugar para fazer isto, sempre foi assim, está sempre ligada em 220V. Ela fala demais, o tempo todo. Preciso falar com ela umas mil vezes para ela entender uma vez, principalmente quando falo algo que não seja do seu agrado. Como está no colégio, no 1º ano, não é diferente, não fica sentada na cadeira, fica o tempo todo em pé, não presta atenção e não se concentra na aula, qualquer estímulo externo desvia sua atenção. Como está aprendendo a ler, troca as letras, o que pode ser normal para a idade, já que está se alfabetizando. Percebo que as palavras que ela já conhece ela lê com agilidade, mas ela tem uma ótima memória fotográfica, ela não lê, ela já decorou, quando é uma palavra que ela não conhece, tem dificuldade e fica adivinhando. Na contramão ela tem uma memória muito boa, lembra de fatos que nem eu me lembro de alguns anos atrás, como gosta muito de música, basta ouvir no máximo 3 vezes para saber cantar, até em inglês ela canta (do jeito dela), quando está assistindo um desenho, um filme ou com jogos eletrônicos que goste, neste momento está concentrada e quieta, mas depois que enjoa começa a inquietação novamente. Pelo que já li, acho que ela tem TDAH, esses testes de internet confirmam a minha suspeita, pois está sempre a classificando em grau máximo. O que posso fazer? Devo procurar um médico? Qual especialidade? Alguma indicação?

  138. ANA CLAUDIA disse:
    1 de abril de 2013 às 9:30

    OLÁ DRA BOM DIA ! MEU FILHO TEM CINCO ANOS , NO ANO PASSADO PRUCUREI AJUDA PSICOLOGICA , ELE ESTAVA MUITO AGRESSIVO NÃO QUERIA FICAR EM SALA DE AULA E SÓ QUERIA BRINCAR , LEVEI ELE AO PSISICOLO E LÁ ELA NÃO CONSTATOU NENHUM DEFICIÊNCIA DISSE QUE ELE ERA UMA CRIANÇA NORMAL , MAIS TUDO FOI PIORANDO E TIVE QUE TIRAR ELE DA ESCOLA EM NOVEMBRO DE 2012 , AGORA ELE ESTÁ EM OUTRA ESCOLA ESTÁ MELHOR MAIS É MUITO AGITADO E CONTINUA AGRESSIVIVO SE DIGO NÃO PARA ELE , NÃO ACEITA SENTAR PARA PENSAR NO QUE FEZ E PRA PEDIR DESCULPAS EM TÃO MEU DEUS !!! O QUE FAZER ESTOU COM MEDO DE QUE COMECE TUDO DE NOVO … OBRIGADA.

  139. cristiane disse:
    30 de março de 2013 às 14:14

    ola,meu filho tem 2 anos e 4 meses e é muito inteligente faz coisas que criança na idade dele nao faz,mas é muito agitado agressivo,egoista sera sintoma de hiperatividade o que devo fazer me ajude qual especialidade devo procurar a principio que atitude devo tomar?

  140. Rosa disse:
    28 de março de 2013 às 19:51

    Boa noite, gostaria de saber se o meu filho é imperativo, ele tem 6 anos mas desde de uns 4 anos percebo que ele não para quieto, na escola ele faz os deveres, presta atençao nas explicações da professora, porém se algum coleguinha chamar sua atençao pronto, fica disperso, brinca, e fica as vezes pensando como se estivesse em outro planeta,não pode ver nada na tv quer imitar e ate sem estar assistindo imita todos os personagens de desenho, interrompe conversas, fica correndo sem parar pra lá e pra cá, as vezes penso que ele não tem o juízo certo.
    Você poderia me responder para saber o que ele tem ou se isso é normal ou não.

  141. amanda rodrigues disse:
    28 de março de 2013 às 11:20

    Bom Dia, meu filho tem 9 anos, e estou com problemas em sala de aula, em casa..não faz nada na escola só conversa, não consegue se concentrar etc.. andei pesquisando sobre a TDAH, e resolvi me aprofundar se realmente ele tem esse tipo de transtorno, os sintomas tudo indica pra mim que sim, mas espero que não seja nada, tem uma outra situação, gostaria deajuda pois não sei se acaba influenciando em tal comportamento, sou casada e ele não é filho do meu esposo, mas desde um ano de idade foi criado e como filho de sangue, de uns tempos pra cá descobri que em sala ele diz que não tem pai que o pai dele não é pai dele entende, na realidade descobri isso ontem, e pode ser que ess comportamento dele seja por isso? não sei como agir, pois 9 anos, ele esta numa faze de que ninguem manda nele, de arrogancia etc. preciso de ajuda e não sei como

  142. Simone Brown e Silva Antunes da Silva disse:
    28 de março de 2013 às 8:14

    Bom dia Drª tenho um aluno com 9 anos e que foi diagnosticado com TDAH. O aluno não lê, mas copia tudo do quadro. Como posso aplicar a prova pra ele? será que eu tenho que ler pra ele, esperar a resposta, colocar num papel pra ele copiar? Não é um aluno tão agitado assim em sala de aula, presta atenção nas aulas só não consegue fazer o exercício sozinho porque não sabe ler.Aguardo a resposta. Obrigada!!

  143. Bruna Ferreira disse:
    26 de março de 2013 às 20:52

    Meu filho tem 7 anos, e não sei mais o que fazer. Ele muito agitado, grita muito, nao fica parado um só minuto, não interage com outras crianças na escola,e uando nao consegue realizar uma tarefa fica agressivo, fora que se nega a realizar atividades, a não ser aquelas que ele mais gosta com matematica.. Cheguei a pensar em Sindrome de Asperger, porem a fala que costuma ser atrasada com ele nao ocorreu e alguns poucos apectos tambem.. Por Favor, me ajudem. Obrigado.

  144. Maria Edinara disse:
    23 de março de 2013 às 15:23

    Tenho um filho de 1 ano e dois meses, ele é muito agitado, não consegue manter a atenção em nada, só quer brincar com o que não deve , mexe em tudo, balbucia muito mas não fala nada ( apesar dos meus grandes esforços para ensinar-lo a falar) , quando não permito algo que ele quer ele se zanga fecha as mãozinhas em punho e fica reinando … Fico com medo de quando ele estiver maior querer me bater quando eu o disser não… Só consigo o colocar p dormi depois das 23:00 horas e acorda de 8 as 9 horas … E é o resto do dia enteiro na maior agitacão e aqui em casa somos apenas eu ele e meu esposo nao temos muita agitacao aqui p ele ser assim…Não consigo sair com ele nem nada, se eu vou na casa de alguém e o levo ele fica querendo ir para o chão para mexer nas coisas e eu fico na maior aflição sem saber o que fazer , de que forma reagir para controla-lo… Por favor me ajude eu e meu esposo queremos educa-lo da maneira correta… Desde já, a agradeço!

  145. Mirian disse:
    22 de março de 2013 às 19:13

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses. Ela é super intelingente, tudo que ouve guarda e depois de muito tempo ou dias lembra. Sabe nomes de vários animais, associa água com a Bahia, pois vamos sempre lá. Muito sorridente, amável, fala que me ama , o pai e a irmã que tem 15 anos.Porem é super agitada, muito mesmo. não suporta ficar dentro do ônibus, sentada por alguns minutos, corre sem medo de cair e sem direção, sobe na mesa sem cadeiras, sem apoio, sobe no beiral do balaustre da varanda é alto e perigoso.Dorme pouquíssimo. Se tirar uma soneca de 30min a tarde já era… Dorme só 3h da manhã.se eu entro em uma farmácia ela não quer ficar no colo. quer descer para mexer e faz pirraça, grita e até me bate. ela fica muto nervosa quando não fazemos o que ela quer.
    Eu precisei de levá-la em uma consulta comigo ( era só para levar meus exames) mas ela não ficou quieta nem um minuto. querendo mexer em tudo. Preciso de orientação urgente!. Agradeço!

  146. fátima disse:
    22 de março de 2013 às 13:13

    olá tenho um filho adotivo hoje com 07 anos,o adotei com 03 anos sempre foi muito levado e sapeca porem achei q agora com pai e mae e limites fosse melhorar mas continua faz muitas graças caretas para chamar atenção se chega alguém em casa ele se transforma nao para quieto um minuto,desde do pré escola q as professoras reclama do comportamentodele.conversso muito com ele.todos os dias nao adianta…agora q entrou na primeira serie as coisas ficaram pior pois nao faz lição nao copias as atividades e tumultua a sala ,,ele é muito inteligente esperto quando pega para fazer faz certinho porem quase sempre não chega nem a copiar pois nao para sentado e nao para de falar um minuto..todos os dias ao chegar da escola olhamos o caderno junto sempre tem um recadinho ..nao fez .. nao copiou ..assim vai;;;;ele ja passa com uma psicologa a 02 anos pois me divorciei do pai dele e ele se tornou ausente. e isso o revoltou muito e gerou raiva ….será q esta tudo associado? devo iniciar com outra psicologa para tratar a iperatividade(pois todos os sintomas indica )ou a mesma pode tratar isso tmbem ..nao sei mais o q fazer sou só eu e ele..mais ninguém me sinto incompetente por nao saber educar meu filho nao sei para onde correr a educadoras e psicologas de onde ele estuda só me cobra por nao processar o pai dele mas nao me ajudam em nada… o q fazer

  147. Su disse:
    21 de março de 2013 às 14:43

    Tenho um filho de 4 anos de idade, tenho dúvidas se ela é uma criança hiperativa, pois ela não consegue ficar muito tempo parada ou no colo, quer sempre estar correndo/andando, não pára no lugar sentadinha. É muito difícil sair com ela, passo vergonha nos lugares em que vou, não só por isso, mas pela falta de educação, quem vê, ou ouve, pensa que nós pais não a corrigimos, td muito triste e vergonhoso!!! Quando preciso levá-la ao médico ou simplesmente passear no shopping, é uma missão quase impossível, porque é muito impaciente e agitada. Ela deita no chão, grita, corre, corre muito, se bate as vezes, é um pesadelo! Todo mundo olhando. Sofro muito com isso, fico perdida e sem saber o que fazer, qual atitude correta a tomar, ai pai é nervoso de natureza e impaciente tbém, já apela, quer bater, vai por cima dela e eu qdo vejo to em cima dele e vira aquela loucura, aquele transtorno, uma agredindo o outro com palavras e ele só pensa em bater. Como se não bastasse isso, o ano passado foi super bem na Creche, não me deu problemas na adaptção, mas já batia e beslicava as outras crianças, coleguinhas de sala, esse ano, mudou de escola, mudou tudo, não queria ir, não queria professora, mudei de sala 2 x a tarde, mudei período, pq queria ir cedo, dificil adaptação, essa semana que começou a chorar menos, mas ainda chora, acho q estranhou tbém bastante pq na creche muito amor, carinho, colo, beijos e abraço e na escola em q está agora, não tem isso, essa semana q vi professora tentando agradá-la mais pra ficar, até a pegou no colo. Mas, como se não bastasse td isso, esta batendo e beliscando as outras crianças nesta escola tbém, achei q tivesse parado, mas pelo jeito não né. Professora ficou me esperando hj, só p/ me contar. Fico muito triste com td isso, afinal, como não quero q façam com ela, não quero q ela faça com as outras crianças né. Mas, infelizmente, falta muita informação sobre esses assuntos. Gostaria de saber o que devo fazer nessa situação, qual caminho inicial devo tomar?

    Agradeço se alguém puder me ajudar.

  148. maria disse:
    21 de março de 2013 às 13:14

    Meu filho esta com 12 anos ,desde 8 anos trato com pisicóloga,e foi diaguinosticado TDAH levei ao neuro,a pisiquiátra e começou a tomar rittalina,mas os problemas na escola nunca cessou,hoje com 12 anos ele toma depakene 250gr
    mas a falta de atenção continua a incomodar professores e colegas,ele não para quieto,não copia e só brinca em sala de aula,causando transtorno para professores e colegas,a medica mandou aumentar para 3 comprimidos por dia de depakene,gostaria de sua opinião do efeito q esse remédio causaria para esse casso.Ela trocou a ritalina pois acha q de tanto tempo q toma não fara mais efeito,e a ritalina causava uma certa agresividade nele.Por favor me ajuda!

  149. Rafaela disse:
    20 de março de 2013 às 11:23

    Tenho um filho de 2 anos de idade, tenho dúvidas se ele é uma criança hiperativa, pois ele não consegue ficar parado ou no colo, quer sempre estar correndo/andando, não pára no lugar sentadinho. É muito difícil sair com ele!!! Quando preciso levá-lo ao médico ou simplesmente passear no shopping é uma missão quase impossível, porque é muito impaciente e agitado. Ele deita no chão, grita, se bate as vezes, é um pesadelo! Sofro muito com isso, fico perdida e sem saber o que fazer, qual atitude correta a tomar. Falta muita informação sobre esses assuntos. Gostaria de saber o que devo fazer nessa situação, qual caminho inicial devo tomar?

    Agradeço se alguém puder me ajudar.

  150. leticia disse:
    19 de março de 2013 às 4:48

    Ola Maria Teresa queria Que tirasse minhas duvidas se possivel …Tenho um filho de 2 anos e 3 meses e ele e parecido com o filho da cineia Que publicou um comentario dia 3 de novembro …ele tem as mesmas caracteristicas …nao fala …somente Mãe, bom, abe (querendo dizer abre ) mas normalmente quando quer alguma coisa chama “mae ã~…” tem um genio muito forte…quando contrariado agride …nao se atem a qualquer brinquedo…adoration mexer no que nao pode principalmente utencilios de cozinha …por favor se vc puder ler o comentario da cineia e puder me ajudar agradeco …por que todas as caracteristicas que Ela descreveu no filho dela meu filho tbm tem …inclusive o de de vez em quando ele falar novas palavras e depois nao mais pronuncia- las…aguardo resposta …desde Ja muito Obrigada …

  151. Ana Vieira disse:
    17 de março de 2013 às 13:34

    Olá,tenho 3 filhos pequenos (6, 4 e 1 ano), e tenho alguns problemas com o mais velho. Na escola, tivemos e ainda temos, muita dificuldade na adaptação, sempre muito ligado a mim, chora muito se o deixo com outras pessoas. Extremamente agitado,não pára um minuto, e anda com um comportamento excessivamente indisciplinado quando saimos de casa, de dar vergonha, como se meu marido e eu fossemos dois bananas que o deixamos fazer o que quer, o que não é verdade!!Levei-o numa homeopata que disse que ele tem um grau leve de hiperatividade, não defict de atenção , mas impulsividade e agitado demais. Na escola, não há maiores reclamações, é muito inteligente, l~e e escreve desde os 3 anos, mas quando vamos na casa de algum amigo ou qualquer lugar, é impossível, n~çao sei o que fazer!!!!

  152. vanessa disse:
    15 de março de 2013 às 23:57

    estou passando com meu filho de 8 anos esse problema a nao estou sabendo lidar com isso, pois a professora e a orientadora so reclaman e me mandarao levar ele ao neurologista. o que devo fazer?

  153. sueli maria dos santos correia disse:
    15 de março de 2013 às 20:51

    olá!!!!tenho um filho de 2anos e 5meses e ele nao para um minuto ao menos que esteja dormindo.nao sei o que fazer pois deixo ele o dia todo com uma colega pra poder ir trabalhar nao sei se o fato de ela ter uma neta de 6 anos e ser muito agitada corresponde para ele ser assim obg

  154. NATACHA disse:
    13 de março de 2013 às 21:07

    Estou precisando de orientação urgente, pois não sei mais o que fazer, tenho um filho de 4 anos e 11 meses, muito inteligente, aprende com facilidade, mas não tem paciencia pra nada , não respeita as pessoas, é muito teimoso e raponde tudo com não vou fazer , não quero etc, muito sábio com jogos eletronicos e gosta muito de assistir desenhos animado, não tem paciencia para os deveres escolares e está sendo muito dificil lidar com essa situação, não consigo sair com ele pra lugar nenhum , pois ele não obedece e chora por tudo, tb tem medo de dormir sozinho e no escuro, um garoto realmente impossível, o que devo fazer?

  155. Eliane P de Paula disse:
    12 de março de 2013 às 13:34

    Meu filho tem 02 anos e 2 meses e nao fala nada , nada mesmo,
    passa com a fono e ainda nao progrediu , nao atende quando chamamos
    e escuta muito bem, é muito tranquilo e muito carinhoso, adora colo e nao gosta
    ficar sozinho, nao sei mais o que fazer, ja fez exame audiometrico e nao deu
    nada, passa com o Neuro que fala que ele é muito novo para dar algum diagnostico .
    O que eu faço?

  156. rosenilda Oeiras disse:
    8 de março de 2013 às 19:09

    Sou professora de um CREI Centro de Referencia em Educação Infantil e já atuo na Sala Multifuncional ha mais de 2 anos e um caso me chamou a atenção, uma criança de 4 anos seu primeiro dia no CREI, fui chamada as presas pela coordenadora para conter a criança que estava batendo e mordendo em todas as crianças e na professora.
    levei a mesmo para uma sala onde tranquei a porta e deixei ela livre, sentei em uma cadeira no canto da sala para eu observar nesse momento ela virou todas as cadeiras de pernas para cima e desvirando logo em seguida depois se aproximou de mim e levantou a mão para bater no meu rosto fui mais rápida e peguei sua mão, mais rapidamente ela me chutou falei com autonomia para que ela não fazer, depois dei lápis coloridos e folha de papel ela sentou uns 3 minutos depois jogou os lápis todos no chão em segunda fez gesto com a mão para eu juntar eu juntei todos repetiu outra vez para que eu fisese de nosso, mais dessa vez eu pedir para que ela fisese como não fala percebi que recebe comandos, conversei com a mãe que está aguardando o resultado do laudo médico.

  157. andreia macedo da silva tito disse:
    6 de março de 2013 às 11:52

    tenho um filho vai fazer 10 anos de idade tem imperatividade ele toma medicamento e rebelde

  158. Eliany Moretto disse:
    6 de março de 2013 às 11:11

    Olá, sou mãe do Gabriel que tem 7 anos, ele esta me deixando louca, pois não presta atenção na escola, a professora me chama todo dia para dizer que ele não para na cadeira e fica batucando com lapis, fais umas vozes de colocar medo em todos as vezes de rosnar e as vezes de diabo, cortei os videos games, todo dia que alguem o empurra por mais que seja sem querer ele agredide com socos e ameaças, não sei mais o que devo fazer me ajuda.
    Pensei em procurar um pisquiatra, que vai medicalo, tem dia que eu quero sumir pois eu tenho outra filha de 16 anos e não tenho problema com ela, pois dou educação mais parece que eu e o meu marido se matamos todos os dias em casa e o que ele deixa os outros pensarem.

    obrigada, Beijos…..

  159. Luciana Soares disse:
    5 de março de 2013 às 22:30

    Olá, CINEIA,
    Vi o que postou sobre seu filho e muito do que falou é exatamente igual ao meu, que tem hoje 3 anos e 7 meses. Há sete meses procuro saber o quê exatamente ele tem. Já passamos por 4 médicos (3 neuropediatras e 1 psiquiatra),e desde então já dois disseram que meu filho não tem nada e que menino é assim mesmo, mais levado, demora mais pra falar e etc… um deles cogitou a possibilidade de autismo, e a atual médica não quis ser taxativa, mas disse que ele tem traços fortes de hiperatividade. Meu filho está sendo medicado (com 3 remédios)embora foi difícil admitir que ele precise de ser tratado quimicamente. Tenho outra filha, de oito anos, que está nos dando muito trabalho, por ciúmes e não entender que seu irmaozinho não entende certas situações. Ele ainda não fala muito, apenas algumas palavras: mamãe, papai, vovó, titio, água, não pode, uva, maçã, titia… não forma frases e não nos pede quando quer ir ao banheiro, nem fala exatamente o que quer comer quando nos puxa pela mão e nos leva até o objetivo dele. É muito agitado, mas senta pra assistir filmes. Não conseguimos sair com ele na rua, pois quer sempre correr ou se jogar no chão quando é contrariado. É muito carinhoso, gosta de contato, abraçar e beijar. É também muito pirracento, mas entende tudo e sabe bem quando está fazendo algo de errado. Na escola não compartilha brinquedos e nem brinca junto com os coleguinhas (brinca na presença deles e não diretamente com eles). Desde bebê até iniciar o tratamento nunca tinha dormido uma noite inteira sequer. Tinha o sono muito leve e fracionado. O que me preocupa muito é que ele está tomando neuleptil e a médica praticamente sugeriu que não está sendo suficiente, e adotou o tegretol. Já chorei muito hoje, pois fui ler a bula deste último, e me senti muito culpada. Recuso-me a pensar que meu filho precisa ser tratado como doente mental, pois sei que não é. Se mais alguém puder me ajudar, orientar ou mesmo compartilhar sua história: luciana.sax@hotmail.com

  160. monique de campos disse:
    2 de março de 2013 às 20:47

    meu filho é muito agitado hoje na reunião me surpreendi apesar da professora falar que ele continua agitado, falou que já tá aceitando os coleguinhas as poucos ,esta ajudando a tia com a chamada. E ela me falou que se surpreendeu com ele pois ele sabe escrever o nome sozinho ler algumas palavras,contar até 30 e o que ela achou mais interessante e que ele sabe as cores e algumas palavras inglês o engraçado que apesar de ele ser agitado ele gravou as cores assistido desenho eu acho. pois não seu nem uma palavra em inglês. Ainda assim vou marcar um psicólogo corpamental pra ele pois a tia da escola disse que ele tá melhorando mais que ainda esta agitado. mesmo assim agradeço a msg. fiquei um pouco mais tranquila por ele ter sido considerado o mais inteligente da sala tendo em vista que ele tem 4 anos e estuda com crianças de 5 anos também.

  161. Rosilene m.de s. duarte disse:
    28 de fevereiro de 2013 às 20:10

    Olá.meu filho hoje esta com 8 anos e sete meses,desde bebê sempre soubemos q ele era diferente,eu e meus pais,no entanto de pois de um aninho já ñ agüentava mais o q ele fazia;procurei a ajuda de um neuro,então começava ali minha batalha para descobrir quem estava desposto a me ajudar com meu filho,ele só tinha um ano e os médicos o achavam muito novinho para medica-lo e foi aquele jogo de empurra,um neuro me jogando para o outro colega de trabalho para ajudar avaliar aquela criança q manifestava comportamentos tão precoce de hiperatividade.
    Varias vezes psicólogos já de imediato me perguntaram é seu primeiro filho? num tom critico,insinuando q a criança ñ tinha nada,era coisa de marinheira q ñ estava sabendo lidar com uma criancinha levada,eu e meu marido sempre fomos muitos firmes com ele,e vendo seu comportamento aí q ficava-mois mas alerta,para q ñ se torna-se uma criança insuportável sem limites,quando ele completou três anos foi para escolinha do bairro,mais um tormento começava em nossas vidas,no primeiro dia de aula logo na saída a diretora me chamou com a TO e a professora,elas queriam uma resposta minha para aquilo;De fato o colégio tinha muitas crianças com problemas mas como o meu filho nem eu nunca tinha visto,todos os dias era só reclamações eu chegava em casa chorava quando já ñ vinha do colégio até na minha casa chorando.
    A diretora por fim me comunicou q o colégio ñ poderia ficar com ele e groseiramente q ela ñ queria aquela criança descontrolada na escola “dela”.A escola é municipal,eu ñ perdi tempo dei parte dela no concelho tutelar e na secretaria de educação do município eles me ajudaram enviando meu filho para uma instituição q ajuda as crianças das escolas(SAREM).Ali meu filho passou por avaliações exames q constou no eletro difusão cerebral e já tomou vários remédios…nenhum até hoje o acalmou como eu gostaria.Até hoje eu ñ sei oq é ter a felicidade de sair com meu marido e nosso filho sem q ele nos constranja,sempre o passeio acaba em tristeza para nós,sempre q estamos esperando algo positivo dele ele vem com uma serie de comportamentos e falas absurdas….Eu choro,choro muito com sentimento de perda de incapacidade por ñ conseguir ajudar meu filho a ser uma criança melhor,melhor papa o convívio dele próprio com outras.Eu tinha a esperança de q conforme fosse crescendo fosse melhorando,comecei o tratamento quando tinha um ano,sendo q só passou a ser medicado a partir dos três anos,e acada dia ele esta mas difícil ñ saber ler tem muita dificuldade no aprendizado escolar,mas me surpreende com outras coisas como internet e jogos eletrônicos o celular conhece o melhor do momento carros só em ver o modelo já sabe a marca,é um incógnita pra mim,e muito doloroso quando pessoas da família do meu esposo começam a querer a resposta e ñ as encontrando dizem q eu sou a culpada,com isso eu q era muito presente com eles me afastei de todos para ñ me permitir ser feriada com olhares e comentários.COMO VC PODE ME AJUDAR Dr.Maria Teresa???

  162. denise disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 20:13

    meu filho tem sete anos e sempre teve dificuldades de se relacionar ele é muito inteligente, tem amigos na escola,mas é muito timido ao menos eu acho se alguem o comprimenta ele se encolhe fecha a cara não responde, em casa é uma criança perfeitamente normal,ja reparei que qdo saimos e tem muitas pessoas por perto a mão dele fica gelada,agora começou com uma mania de ficar se batendo qdo esta nervoso, e ele é nervoso não aceita errar na escola se fizer alguma liçao errada pronto fica nervoso chora,o que eu faço eu sou muito nervosa,mas não quero que meu filho cresça assim eu sei o qto é ruim,podem me ajudar?

  163. elaine cristinj disse:
    25 de fevereiro de 2013 às 19:12

    ola, meu filho de 1 e 4 meses e muito agitado nao para um minuto..meche tudo, sobe tudo o que lugar e ja ate caiu da janela por causa disso, bate e morde todo mundo,tem o sono agit ado mas nao dormi tarde, nao sei mas o que fazer.

  164. monique de campos disse:
    23 de fevereiro de 2013 às 12:22

    Meu filho em casa e muito tranquilo é filho único assiste tv brinca de massinha meche no computador. mais fala pouco ele tem 4 anos .Mais isso tudo muda na escola a tia fala que ele tem muito ciúme dela fica se jogando no chão não presta atenção na aula. Já troquei ele de escola 3 vezes e sempre reclamam da agitação dele. Fico preocupada pois fico em casa com ele e ele e muito tranquilo amoroso comigo me beija me abraça o tempo todo assiste tv comigo brincamos. Mas na escola muda o que fazer me ajudem….

  165. lilian disse:
    22 de fevereiro de 2013 às 14:58

    tenho um filho de 4 anos e 5 meses seu pai e eu nos separamos e a professora da escolinha disse que ele é muito inteligente faz tudo só tem um porem ele bate em outras crianças não da atenção quando é chamado joga brinquedos grita chora sem lagrimas em casa é quase igual a diferença é que estou perto e tenho mais paciência com ele dou mais atenção ele chuta o cachorro do nada correr como se eu fosse brincar com ele converso com ele que não pode bater ele pergunta pq mamãe?Eu respondo pq doí machuca é errado ele pergunta sai sangue mamãe? pode bater não né mamãe?ele chama o cachorro e diz fazer carinho mamãe desculpa pedi o cachorro desculpa e depois repeti outra vez o ato em segundos com os primos a msm coisa já não sei o que fazer isso tem haver com minha separação? Apesar que ele age assim como bater no cachorro desde dos seus 2 anos de idade achei que ele ia para com tempo mas estou vendo só piora o que devo fazer?
    procurar primeiro um psicologo ou neurologista?

  166. Vviani coquito disse:
    22 de fevereiro de 2013 às 2:32

    Tenho um filho de quase 8 anos de idade, mais estou com muita dificuldades, com ele na escola, ele está na terceira serie do ensino fundamental e não consegue acompanha a turma. A professora diz que ele fica quieto olhando pro tempo e não faz nada só copia muito mal a agenda e quando está em casa ele não para ele brinca o tempo todo corre de um lado pro outro e assiste tv ao mesmo tempo isso quando da tempo, pois ele estuda de manhã e passa a tarde toda comigo fazendo os deverer da escolae quando termina já é unas 20:00 ai ele toma banho e vai dormi. Me ajude !!!! Não aguento mais essa situação!!!! Já conversei com o pai dele e pedi para podermos levar ele num neuro mais ele disse que não vai levar o filho em medico de doido,só que não aguento mais essa situação, me ajude por favor o que devo fazer. Obrigada

  167. adriana martins disse:
    21 de fevereiro de 2013 às 0:41

    conheço uma criança que é em esperta ,falador,inteligente,ele tem 2 anos e 7 meses; mas ultimamente esta respondão e desafiador e hoje na escola recebemos a reclamação que não para quieto e até bateu no colega e não obedeceu a professora.por favor será hiperatividade estou confusa ou é só malcriação. ele se concentra ,assiste filmes quietinho;mas é bem agitadinho.aguardo resposta urgentemente

  168. Marta disse:
    28 de janeiro de 2013 às 21:37

    Olá, tenho um filho de 11 anos que tem o TDAH, ele faz várias terapias e vai sempre ao psq. Tenho dificuldade na educação dele. Onde moro não tem nenhuma escola capacitada para lidar com crianças iguais ao meu filho. Gostaria de alguma orientação em como montar um projeto para eu poder entregar na secretaria de educação do meu município, onde possa lidar com crianças que tem essa dificuldade. Algo como exercício, atividades dentro de sala de aula, coisas assim. Obrigada

  169. glaucia nascimento disse:
    21 de janeiro de 2013 às 22:31

    Olá, meu filho tem 6 anos já levei ao psiquiatra e foi constatado q. ele é imperativo ela passou medicamento mas meu esposo não deixou eu dá. Mas hoje eu não suporto mais essa situação trabalho de segunda á sexta todas as noites q. chego do trabalho tem reclamação dele e aos finais de semanas mesmo com minha presença ele continuar o mesmo tenho um outro filho de 1 ano e 6 mes q. ele não deixe ele em paz todos os dias converso coloco de castigo mas não fica faço oração com ele, ele mesmo pede para melhorar seu comportamento mas continuar o mesmo, agora na escola seu comportamento é um dos melhores por favor me ajude me envie um email

  170. Daniela disse:
    4 de janeiro de 2013 às 15:57

    Tenho um filho de 07 anos que é Hiperativo, mas já melhorou bastante, toma medicamento imipramina e está bem, portanto mães tenham esperança.

  171. kassiana disse:
    31 de dezembro de 2012 às 16:57

    Ola! Minha filha tem 8 anos e tem DTAH,já passou por 3 escolas,reprovou esse ano,já tomou remédio,já passou por 3 psicólogos e continua com o mesmo comportamento.Gostaria de saber se ela pode ficar louca?Oq pode acontecer com ela na fase adulta?Pois estou preocupada com o futuro dela! Grata.

  172. kely de oliveira disse:
    13 de novembro de 2012 às 11:09

    Meu filho,de 1 ano e4meses,tem todos os sintomas citados acima,não sei como agir com ele ,porque ele ainda é um bebe,as vezes quase não suporto ficar com ele devido ao cansaço que ele me dá,ele só se aquieta as vezes quando esta dormindo,mas ainda assim me dá trabalho,porque ele fala a noite toda.preciso urgente de ajuda ,pois ja estou perdendo,a minha alto estima,e pacieñcia para cuidar dele.

  173. GRAÇA BARBOSA disse:
    9 de novembro de 2012 às 13:49

    TENHO UM FILHO DE 8 ANOS, LEVEI PARA O MÉDICO , QUE ME FALOU QUE O MEU FILHO É HIPERATIVO.
    EU ESTAVA LENDO OS SINTOMAS E TODOS SÃO O DELE,É COMO SE ELE NÃO LEMBRASSE O MOMENTO E RECOMEÇASSE OUTRO.
    PRECISO DE AJUDA, POIS ISSO ESTÁ PREJUDICANDO ATÉ A MINHA VIDA PROFISSIONAL,QUERO DAR ATENÇAO, MAS AS VEZES ACHO QUE ELE ACHA POUCO. NÃO COMO EXPLICAR.

  174. Cinéia disse:
    3 de novembro de 2012 às 16:58

    OLÁ, MEU FILHO TEM QUASE 3 ANOS,E É AGITADO DESDE SEMPRE,FICA NERVOSO SEMPRE QUE TEM SUA VONTADE CONTRARIADA,NAO FALA QUASE NADA, SÓ: MAMAE, PAPAI,TITIA,LUZ,AGUA,DELICIA,E ÁS VEZES FALA NOVAS PALAVRAS E NUNCA MAIS REPETE, ELE ATENDE PELO NOME, MAS SÓ QUANDO QUER,É ATIVO,DESENVOLVE ARTIMANHAS PRA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, MAS TEM DIFICULDADE DE SE CONCENTRAR DEVIDO Á SER AGITADO E INQUIETO,TEM MUITOS BRINQUEDOS QUE NÃO O ATRAI,FICA SENTADO POUCO TEMPO QUANDO ESTÁ ASSISTINDO DVDS INFANTIIS,E ADORA MALINAR NAS COISAS DE CASA TIPO, UTENSÍLIOS DE COZINHA, NAO POSSO TIRAR O OLHO DELE,JÁ CHOREI MUITO COM MEDO DE SER TDAH,ESTOU MUITO ANSIOSA PRA VÊ-LO CONVERSANDO,ELE US MAIS A LING. NAO-VERBAL(ME PUXA QUANDO QUER ALGO)E FALA TUDO ENRROLADO NAO ENTENDO NADA. POR FAVOR QUE PODE SER E O QUE DEVO FAZER. OBRIGADA

  175. roseli disse:
    1 de novembro de 2012 às 17:39

    E agora que vejo as mae falando nisso eu lembrei que tem o sono perturbado acorda a noite toda e rola pela cama quer mamar fora de hora è uma luta constante.

  176. roseli disse:
    1 de novembro de 2012 às 17:35

    tenho uma filha de 1 ano e 1o meses ela nao fala ainda mas canta do jeito dela nao entendemos nada mas è o jeito de bebes,estou preocupada ela è agitada corre o dia inteiro nao para um minuto a nao ser quando ve uma musica infantil da baby tv nao responde quando chamamos e olha em minha face mas das outras pessoas nao,ja pensei em altismo mas descartei pois è muito ativa gosta de outras cçs brinca normalmente com brinquedos gosta de ter a atençao voltada a lea nao fica so e precisa muito de mim e ja vi que altismo nao è assim,pensei em hiperatividade que por este motivo nao fala nada e nao da ouvidos vejo que ela ouve mas nao quer olhar o que faço ja estou desesperada.

  177. NADIR disse:
    19 de outubro de 2012 às 12:55

    ola,meu filho tem 2 anos e 5 mese nao fala nada quando vc chama pelo nome nao responde da a impreçao q ele nao reconhece seu nome!! mas ele ouve so o q enteresa a ele é muito rapido e ativo nao para um munito mesmo a noite acorda chorando todo tempo sera q ele pode ser hiperativo me da uma resposta obrigado

  178. adriana maria de oliveira disse:
    19 de outubro de 2012 às 1:55

    meu sobrinho tem 5 anos ja estudou em 2 escolas e os professores falam q ele tem atitudes estranhas p idade dele;e agresivo fica correndo o tempo todo pra frente e pra tras,nao obedece ninguem nao consegue asistir se colocalo de castigo ele nao para fica se beliscando mexendo nos pes e nao para um minuto.e muito agresivo com os colegas,agente ensina algo pra ele as vezes aprende muito rapido e pouco tempo depois se perguntado ja esqueceu,as vezes parece muito inteligente,quando vamos falar com ele sobre algo errado q fez ele fala que nao quer falar sobre oasunto,ja tentou ate se enforcar;ja passou no pisicologo eela disse que ele nao tem nada mais cada dia ta pior por favor me ajudem.ele mora com a mae dele e ela esta ficando louca com essa situaçao.

  179. gianne disse:
    23 de setembro de 2012 às 11:51

    tenho um filho de 7 anos e não tenho muita certeza se ele sofre de tdah, ele não para de pular correndo por nenhum momento e agora além de pular ele não para de bater palma, estou bastante preocupada eu sei que algumas crianças fazem esses mesmos gestos, só que os professores já falaram que ele é muito imperativo, conversei com uma psicolologa e ela me falou pra ocupar ele, mas não tenho tempo para colocar em algum esporte ou coisas do gênero.
    por favor, se puder responder ou entrar em contato agradeceria.

  180. eliane vilela disse:
    14 de agosto de 2012 às 20:27

    TENHO UM MENINO DE 9 ANOS DE IDADE QUE E INQUIETO DESDE NOVINHO,TEM MUITA DIFICULDADE PARA LER,SE NEGA A ESCREVER E TEM MUITA FACILIDADE COM MATEMATICA.ESTA REPETINDO A SERIE E PROFESSORA NAO TEM MAIS PACIENCIA COM ELE.NAO SEI MAIS O O QUE FAZER POR ISSO ESTOU PEDINDO SOCORRO.O QUE DEVO FAZER.DESDE JA AGRADEÇO.ELIANE

  181. Viviane Machado disse:
    16 de julho de 2012 às 9:05

    Boa dia,
    Tenho um menino de 3 anos e 3 meses. Venho percebendo que ele é agitado, gosta de pular, correr, dançar o tempo todo. Mas ao mesmo tempo, adora ver desenhos, filminhos de criança, por bastante tempo. Na casa da avó brinca muito com o primo da mesma idade, geralmente de correr, bicicleta, atividades de mexer. Esse primo é mais calmo e fica mais tempo com o mesmo brinquedo, enquanto o meu pula de um para o outro com mais facilidade. Na verdade, percebi que ele não gosta de ficar muito tempo num brinquedo, prefere as atividades com mais movimento. Na escola, a tia diz que é muito inteligente, acompanha a turma, e se concentra nas atividades pedagógicas, ficando sentadinho prestando atenção, e com uma memória boa. Porém, nas demais atividades, está sempre agitado, correndo.
    Minha sogra diz que ele é levado porque meu marido também era assim quando criança, muito agitado, inquieto.
    Seu sono é normal, dorme a noite toda e se mexe pouco.
    Será que é hiperativo ou é inquieto igual ao pai? Qual especialista devo procurar? Obrigada.

  182. Carolina de Oliveira de Lima disse:
    18 de junho de 2012 às 11:47

    tenho um filho com tdah e não está sendo fácil, ele não para um minuto.Agora está com sete anos mas faz tres anos que descobri seu problema. E para me ajudar ainda meu outro filho que tem 11aonos está com depressão devido ao outro, meu casamento está uma droga não estou mais aguentando tudo isso.Gostaria de saber o que devo fazer para lidar com tudo isso,já li tantos assuntos sobre esse assunto e qunto mais leio mas complicado ficar, por favor me ajude.

  183. diana loureiro disse:
    16 de junho de 2012 às 13:59

    oi tenho. dois filhos um de nove e e diagnosticado c tdah agora estou achando q ele esta desenvolvendo transtornos bipolar e minha filha de nove mes e parecida c ele pois e muito agressiva não quieta e nao dorme bem a noite pois rola no berco acorda chorando gritando e durante o dia so dorme meia hr se tiver comigo mamando o q faço? pois ela me cansa muito pois como ela não dorme eu tbm não durmo me ajudeeeeeeeeee,obg

  184. iraci marcilia tezoni silva disse:
    12 de junho de 2012 às 21:15

    EU GOSTARIA DE PERGUNTA COM DEVEMOS AGIR COM UMA CRIANÇA QUE APRESENTA IMPERATIVISMO NA ESCOLA ELE NÃO PARA NÃO RESPEITA MEM A PROPRIA MÃE A PROFESSORA FICA DOENTE SEM SABER LIDAR COM ESTE ALUNO EU GOSTARIA DE UM ORIENTAÇÃO.

  185. claudia lakatos disse:
    11 de junho de 2012 às 13:55

    Olá!Tenho um filho de 10 anos, do CORAÇÃO, muito amado o crio sozinha, pai susente. Estou encontrando muita dificuldade com ele na escola. Cada ano parece que fica pior. Faz acompanhamento com psiquiátra infantil.Faz uso de medicação. A professora até que se esforça, mas vejo que não tem conhecimento do assunto. Aescola age como ele é o “problema” e eu perco a pciência. Está tendo acompanhamento psicológico, mas tem pouco tempo. Leio sobre o assunto, mas acho que não faço nada certo. Dá uma angústia, impotência. Peço orientação. Grata!

  186. ieda stela amador de lucena disse:
    6 de junho de 2012 às 14:36

    tenho um neto que é imperativo le4vo ele para o psiquiatra psicologo mas nao tem geito ele tem 7 anos dar muito trabalho na escola e nao aei o que faço por que nao conheço aqui em Joao pessoa pb uma escola especifica para este tipo de doença por que eu sinto que ele esta prejudicando na escola as crianças normais mais infelismente nao tem escola qqual informaçao ue receba estas crianças

  187. Marta disse:
    4 de junho de 2012 às 10:59

    Tenho um filho de 09 anos, ele desde pequeno sempre foi muito agitado, muito stressado. Estuda desde os cinco anos, sempre fui chamada na escola, aos 08 anos eles mandavam bilhete quase todos os dias, um dia a professora me falou que ele era muito nervoso, e não leva desaforo bate nos meninos se mecher com ele, levei ele no neuro pediatra, ele me disse que desde que o mundo é mundo existe criança levada, que não viu nada de mais nele, e disse que não me recomendaria levar a um psiquiatra infantil porque eles iriam dar remédio, e que ele não precisava.Ele nunca tomou remédio, as vezes tento dar ele algo natural, como maracujá, mas não resolve muito. Este ano estou vendo mais a dificuldade de concentração, na multiplicação ficou dificil de decorar, e outras matérias também. Não consegue se concentrar. Mudei ele de escola e esta semana já fiu chamada na escola, vou ter quer ir lá hoje, vai fazer um mês que ele esta nesta escola.Antes queria jogar futebol, mas achei que ele fica muito stressado com os meninos. Agora ele disse que quer tocar violino. O que vc acha que devo fazer?
    Obrigado

  188. luisa disse:
    3 de junho de 2012 às 12:09

    olá sou mãe de 3 filhos ,sou evangelica,e tento dar uma educação pela palavra de DEus com correção ,disciplina etc…tenho um filho de 8aninhos qe é o mais novo,sempre deu problemas na escola mtas birras,desde o 1ºano,no ano passado ficou retido no 2ano,
    todos os dias ,a prof faz queixas dele,tá mt tempo,levantado ,não tem motivação , negando a ler e a escrever,gosta de matematica ,mas a escrita tem sido mt mt complicado,mas agora ta se tornando mais grave ,porque responde a prf,e ela diz k não tem mais estrategias pra ele,e tem comportamentos agressivos mta irritabilidade,com a irmã e colegas,e está a tentar desobedecer as minhas ordens o k eu não estou sabendo lidar com está situação e tanto lhe dou umas palmadas ,como as vezes grito com ele,e coloco de castigo,e estou a ficar mt nervosa com isto tudo,visto k tenho mais 2 filhos e são obdientes e respeitam os prof,e todos os adultos.ELE tem uma prof mt ansiosa e desde o 1ano eu tive k dizer a prof porque ela transmitia até ra mim essa ansiedade,eu creio k este comportanmento vem tudo da sala de aula que por sua vez é mt complicada e ja há 3 crianças a tomar medicação porque não param e desobdecem a prf ,isto não é normal e o meu filho está tambem incluido eu não me conformo com isto ando triste mas sei… e confio no DEus poderoso e só ele me tem ajudado,pvf Doutora preciso de ajuda p.v.f obg

  189. simone disse:
    2 de junho de 2012 às 14:33

    Meu caçula tem 4,11 meses, sempre foi agitado, falou mais tarde que o irmão, ainda não usa os encontros consonantais com “r”. Ele é muito inteligente, gosta do convívio com os pares, gosta de brincar normalmente,é muito criativo e usa muito a imaginação. Implica com alguns adultos, tipo não vai com o jeito da pessoa e empurra, não responde a essas pessoas. Ele parece mimado, é carinhoso, meigo, ama visitas e passeios. Na verdade parece que as regras têm que ser de acordo com o que ele quer.Em ambiente estranho fica agitado, corre, quando menor gritava, cantava… O sono é agitado, tem muitos medos. A psicologa disse que ele é ansioso e que precisa de terapias, ainda nao comecei por motivos financeiros. será que tem algo mais, ele vai p escola anoque vem e me preocupo…

  190. Ivanilde Moura Ribas disse:
    23 de maio de 2012 às 1:27

    Meu Deus pensei que só eu sofria o tanto que sofro pois não tenho um minuto de sossego durante o dia todo, porque? Tenho um filho de 4 anos e 7 meses e parece mentira mas desde o dia em que nasceu ele sempre foi agitado, levei a pediatra e ela sempre dizia que ele era normal, mas com o passar dos anos vi que não é bem assim, e só agora aconteceu um fato muito triste ele agrediu um coleguinha na escolinha e machucou foi desesperador, eu não sabia o que fazer ou o que pensar que desespero nunca havia ouvido falar em algo parecido.
    Ele foi encaminhado para a psicóloga e de lá para o neuro então foi detectado o problema ainda não sei como lidar com isto presciso de ajuda estou sofrendo muito fico em desespero até mesmo quando ele está dormindo é muito difícil…

  191. Fabiana Francisca Dos Reis disse:
    18 de maio de 2012 às 18:59

    Oi boa noite, tenho um filho de dois anos e 11 meses, ele não fica quieto, é agitado, nervoso, agressivo, porem fala super bem, corre por todo lado, não obedece, converso com ele, ponho de castigo porém nada adiata, tenho reclamação dele na creche.
    Já até encaminharam ele para o neuro pediatra, só estou esperando o dia da consulta.
    Percebo que as professoras já não aguentam mais, já chegaram até sugerir pra ele ficar em casa, já não sei o que fazer pois presciso trabalhar.
    Me ajudem por favor, obrigado
    desde já agradeço a atenção.

  192. Maria Eunice disse:
    13 de maio de 2012 às 22:24

    Tenho um filho(19 anos)TDAH que até hoje não aprendeu a ler e escrever.Ele conhece as letras mas não consegue formar as sílabas. Nunca conseguiu ficar na sala de aula mais de 10 minutos. Sofro com isso, pois penso muito no futuro dele. Estou fazendo cursos para tentar ajudá- lo.Este artigo me ajudou muito.Obrigada! Beijos.

  193. Moabe Melo disse:
    8 de maio de 2012 às 23:55

    Ter uma criança TDAH não é nada fácil. As vezes choro diante dele, ou seja, quando o mesmo está dormindo. Fico preocupado se estou fazendo algo de errado. Já fez terapia durante 4 anos e já passou por Psicólogos e Neuropediatras e a decisão é unânime….TDAH sem sombra de dúvida. O que mais me incomoda é o fato de dizerem que os TDAH são inteligentíssimos entretanto não conseguem resolver questões banais do dia a dia na escola, enquanto que as outras crianças conseguem facilmente. Mais com certeza o que mais me incomoda é o fato dele não ter amigos e brincar o tempo inteiro sozinho….isso é muito triste……muito mesmo.

  194. Sheila Danieli M Mello disse:
    8 de maio de 2012 às 19:56

    Tenho um filho de 7 anos com TDAH, diagnosticado pelo médico , ele faz fonodiologa/psicopedagoga e tomava Ritalina 20mg, mas deu efeitos colaterais,teve que ser suspenso pelo Dr. Não sei que faço , a professora todos os dias manda recado na agenda,me chama na escola/ e esta sempre na cordenação/ agora ela disse que vai me chamar para busca-lo quando não o dominarem.Estou com medo dele comessar a tomar trauma da escola, pois não para sentado, e quando saio com ele ele corre sem rumo , presciso estar segurando firme na mão dele se não pode ate acontecer um acidente.Me ajude por favor .

  195. viviane disse:
    2 de maio de 2012 às 0:51

    nossa!a gente pensa q so o da gente é assim, mas estou vendo q tem varios iguais ao meu!O meu filho tem 3 anos e 3 meses e é muito levado, teimoso, nao obedece a ninguem e faz muita birra e fica irritado quando é contrariado e quando falamos a palavra “não” ele não aceita.É o tempo todo correndo,pulando de um sofa para o outro, nao para um minuto,tem dias q ate fica quieto assistindo desenho, mas tem dias q nada o distrai e ai fica procurando coisas erradas pra fazer, parece q para chamar a atenção…
    gostaria de saber oq fazer para q ele me obedeça e respeite, pois ele nao tem limites, e eu amo muito meu filho e nao quero q ele cresça assim.

  196. Vilma Botequilha disse:
    30 de abril de 2012 às 12:04

    Olá Boa tarde! Tenho um filho com quatro anos que, umas vezes julgo que sofre de hiperatividade, outras, não. É uma criança meiga, dorme muito bem, e assiste desenhos na TV e DVD, digo até, que é das coisas que mais o sossega e acalma! Por outro lado, tem uma energia inesgotável, está sempre em movimento. Tem dias que fico esgotada. Gosta de andar de bicicleta, brincar com carrinhos, mas por outro lado, não consegue passear sem estar a correr. Assim como é meigo, também é impulsivo. Tem um discurso perceptível, mas por vezes parece ter alguma dificuldade em responder ao que lhe é perguntado. Parece que não entende! Tem dias que gosta de estar a trabalhar um pouco, mas tem outros, que não tem paciência. Tem coisas que aprende com facilidade, outras, nem por isso, até tem dificuldade em memorizar. Falo com a educadora que me diz, o pequeno é traquina mas muito meigo.Ele tem algumas carateristicas da hiperatividade, sobretudo, as relacionadas com a impuslvidade, falta de atenção e o facto de estar sempre em movimento, com as exceções que acima referi. Não sei o que pensar!!! Será que é hiperativo? Como digo, existem momentos que julgo que sim, outros que não. Tenho algum receio pois o pré-escolar está prestes a iniciar…

  197. vanda disse:
    28 de abril de 2012 às 19:41

    eu estou com dificudades com meu filho eles e enperativo eu presiso de ajuda meu e vanda

  198. vania de freitas disse:
    27 de abril de 2012 às 14:57

    olá , tenho um filho de 11 anos hiperativo ja levei ao psicologo,ao neuro,esse ultimo receitou respiridona,pois até no eletro deu hiperatividade não sei mais o que fazer,pois na escola sou chamada quase todo dia ele não fica quieto e não deixa ninguém quieto os profºs reclamam etc, ele é muito inteligente responde as perguntas antes mesmo de terminar a explicação mas não escreve nada pois segundo ele demora muito p/ escrever e com isso tem um monte de notas vermelhas…não sei mais o que fazer alguem pode me ajudar?

  199. AURORA disse:
    26 de abril de 2012 às 14:41

    tenho um neto de 8 anos e estou com muita dificuldade porque ele é muito agressivo e eu o amo muito sua mãe foi embora eu que cuido dele, ele é um garoto muito inteligente e observador, preciso de ajuda para cuida bem dele faço isso com maior prazer só preciso de ajuda.

  200. Telma disse:
    16 de abril de 2012 às 12:28

    Ola, gostei muito do artigo. Estou um pouco preocupada.
    Tenho uma filha de 12 anos que é muito calma e estudiosa hoje! Na infância ela era hiperativa, inclusive tomou sertralina por uns 3 anos seguidos, até que o medico foi diminuindo a dosagem até parar por completo. E tenho um filho de 5 anos que acabou de ingressar na escola primaria,ele sempre freqüentou a creche e tive alguns problemas por seu completamente impulsivo e por nao parar quieto.
    Agora na escola ele levanta da cadeira fora de hora, fica cantando durante a aula, nao se interessa pelos estudos, mais é muito caprichoso quando faz, não tem problema de aprendizagem. Em casa ele e uma crianca ate que tranqüila, gosta de filmes, video-game, adora brincar ao ar livre.
    Em passeios ele e uma crianca agitada, gosta de chamar atenção, corre, não conseguimos sair para jantar em um restaurante sequer, ele não se comporta e isso nos imcomoda, as vezes, pedimos uma pizza pelo fone, só pra não sairmos e passarmos por isso.
    Fico preocupada se esse comportamento seria só molecagem ou nao.Se puder me aconselhar fico agradecida.
    Desde já obrigada.

  201. Cristiane Mota disse:
    13 de abril de 2012 às 10:24

    Ola, gostei muito do artigo. Estou um pouco preocupada.
    Eu moro no Japão, tenho uma filha de 9 anos que e muito calma e estudiosa. E tenho um filho de 6 anos que acabou de ingressar na escola primaria,ele sempre freqüentou a creche e tive alguns problemas por seu completamente impulsivo e por nao parar quieto.
    Agora na escola ele levanta da cadeira fora de hora, fica cantando durante a aula, nao se interessa pelos estudos. Em cada ele e uma crianca ate que tranqüila, gosta de filmes, adora brincar ao ar livre. Fico preocupada se esse comportamento seria só molecagem ou nao. Pelo que sei aqui no Japão qualquer coisa eles começam com medicamentos.
    Se puder me aconselhar fico agradecida.
    Desde já obrigada.

  202. jailma henrique da siva disse:
    10 de abril de 2012 às 14:45

    tenho filho com hiperatividade luiz claudio com 12anos ele nao tem concentraçâo e è inquieto .o nerologista que o acompanha receitou imipramina a noite.a escola me chama sem parar para reclamar de comportamento em sala de aula.pelo amor de DEUS me oriente o que fazer?

  203. adair de freitas disse:
    1 de abril de 2012 às 15:56

    ola;;;tenho uma filha de 10 anos que nao consegue parar sentada na mesma posição por 30 segundos, e isso irrita a todos que estao na sala, ver filme com ela é impossivel!
    o que devo fazer?

  204. alessandra conegero disse:
    31 de março de 2012 às 23:56

    tenho quatro filhos a mais velha tem dezoito e a caçula 9 meses essa muito inteligente as vezes me impressiono com a capacidade dela td ela aprende esta quase andando so q a noite ela dorme e s bate como se tivesse sem dormir senta chora e naumpara quieta ninguem consegue dormir c ela parece q ela evita dormir pq ela quer aprender mais e mais emais isso eh normal?

  205. Alexandra Lima disse:
    29 de março de 2012 às 20:59

    Tenho uma filha de dois anos que é muito inteligente,esperta canta,dança adora brincar com outras crianças,mas sempre foi muito agitada,não pára quieta o tempo inteiro,até para comer tenho que ficar com o prato atrás dela pela casa,mexe em tudo,quebra as coisas e não gosta de brincar com os brinquedos dela,só com as coisas da casa que não pode e que seria perigoso pra ela.Eu chamo a atenção dela e ela nem liga parece debochar de mim e isso me deixa realmente muito triste,não tenho tempo para nada,pois fico atrás dela o tempo inteiro por medo de que ela possa se machucar,isso me incomoda muito queria poder voltar a ter uma vida normal mas está sendo muito difícil,morro de vontade de voltar a trabalhar fora ,mas por conta do jeito dela tenho medo de coloca-lá na creche e ela ser maltratada,preciso de uma ajuda,um conselho.Desde já agradeço sua atenção.

  206. Rosimere disse:
    21 de março de 2012 às 12:49

    Tenho um filho de 6 anos e sempre tive reclamações dele no jardim, agora ele esta na alfabetização e continua as reclamações em menos de 1 semana fui chamada 4 vezes pela professora, agora ela me informou se ele continuar assim quem irá me chamar será a diretora, segundo a professora do nada ele bate, empurra os coleguinhas faz coisa e diz que ela mandou( tipo foi para o 3º andar na escola e disse que a professora deixou ) não bato coloco ele de castigo tiro tudo que gosta de fazer video game, computador, na hora de sair e brincar com os colegas cortei tudo,sendo que não esta surtindo efeito ele não para quieto somente quando convém ele as vezes pega desenhos e vai pintar é capaz de ficar horas fazendo esta atividade, mais se esta jogando um video game não sabe o jogo que quer troca toda hora,quando brinca com os colegar brinca normal brincadeiras de esconde esconde, jogar bola. Meu esposo faleceu em novembro exatamente há 4 meses de alguma forma ele pode estar querendo chamar atenção. O que fazer, leva-lo ao psicologo ou existe uma outra forma para lhe dar com ele?

  207. kelly cristina ricci disse:
    13 de março de 2012 às 16:19

    ola! meu filho tem 9 anos e tem um probleminha; ele nao presta atençao em nada quando falamos pra ele fazer algo ele nao faz dai tem que ficar no pe dele ate ele fazer! mas na escola ele vai super bem , no comportamento nos deveres o que faço??

  208. eliciene disse:
    9 de março de 2012 às 21:50

    tenho um filho que tem 6 anos e 7 meses e recebo varias recamações da escola pois erick não se comporta na escola tem horas quer fazer tarefas de mais mais tem vez que quer de menos ele nao se concentra de jeito nenhum nem na escoa nem em casa e eu percebi pois o irmão tem a mesma educação e não se comporta do jeito que erck se comporta me ajuda pois sou pobre e nao tenho recursos eu te pesso em nome de jesus eu consegui um encaminhaento pra psicologa ais ainda não consegui marcar o que devo fazer meu telefone é 8187400166

  209. celia disse:
    9 de março de 2012 às 16:29

    tenho 01 filho de 05 anos que não para quieto na escola tenho muitas reclamaçoes dele mais em casa ele e muito carinhoso e nao tanto bagunceiro ele pode ser hiper? oque faço por favor me ajude.deixo ele de castigo mais nao esta adiantando obrigada.

  210. Patricia F da Costa disse:
    7 de março de 2012 às 20:20

    tem um filho 2 anos e 5 meses que nao fala(nao tem problema de audiçao)brinca com outras crinças mas nao atende quando agente chama e extremamente agitado e teimoso,vive correndo tempo todo faz muita bagunça isso pode ser hieperatividade ou altismo o que posso fazer para ele aprender a fala e ser mais calmo obrigado pela atençao

  211. Leila Guevara disse:
    6 de março de 2012 às 21:40

    Dra. Tenho um filho de 02 anos e 05 meses que não fala(não tenho problema de audição) de vez em quando repete algumas palavras tipo Gol, papai só isso e m ais nada. Não brinca com outras crianças só interage com os pais e o irmão de 08 anos quando quer, só atende quando agente chama quando quer no geral não liga para as outras pessoas.É extremamente agitado, corre muito e sem rumo, gosta sempre de brinca com carros, mas tem interesses em outros brinquedos, mas sempre volta para os carros. Quando quer alguma coisa segura na mão da gente para levar ao que quer. Isso pode ser heiperatividade ou altismo. O que posso faser.
    Abraços e obrigada

  212. elaine almeida disse:
    28 de fevereiro de 2012 às 17:53

    meu filho tem 13 anos e quando tinha 5 anos tomou tegretol recomendado pelo neuro depois de algum tempo não consegui marcar consulta pelo sus aqui em vitoria no e.s e ele parou o tratamento isso tem prejudicado muito o desenvolvimento dele pois os professores não tem paciencia nenhuma tiram ele fora de aula todos os dias ele faz acompanhamento pisicologicco mas tenho certeza que com o medicamento certo ele poderia se controlar melhor quero saber se o tegretol ainad é recomendado para ele tendo em vista que ele tem 13 anos e esta cursando a 7 serie? dede já obrigado pele atenção!

  213. MARIA APARECIDA disse:
    22 de fevereiro de 2012 às 16:31

    TENHOO UMA FILHA DE 10 ANOS ELA JA NASCEU HIPERATIVA EU DESCOBRI ELA JA TINHA MAIS DE 3 AMOS LEVEI NO PSIQUIATRA ELE COMESSOU O TRATAMENTO COM TEGRETOU SUSPENÇAO MAIS DEPOIS DE MINHA FILHA ESTA QUAZE CURADA O FABRICANTE DO REMEDIO MUDOU A EMBALAGEM ELES DISSERAM QUE A FORMULA ERA A MESMA MAIS FEZ MAL A ELA E O MEDICO SUSPENDEU O TRATAMENTO E MINHA FILHA VOLTOU FICAR MAL MAIS O MEDICO NAO QUIS PASSAR OUTRO REMEDIO MAIS PASSOU UM REMEDIO DE TARJA PRETA DE USO ADULTO E FEZ MAU PARA MINHA FILHA MAIS MESMO FALANDO ELE PASSOU O MESMO REMEDIO ME AJUDA DOUTORA MARIA TERESA , POR FAVOR BJ (CIDA) 22/02/2012

  214. Gabriela Maier disse:
    22 de fevereiro de 2012 às 13:47

    Oi, boa tarde tenho um filho de 4 anos o Caio eu acho que ele é hiperativo, quando ele está assistindo desenhos ele não senta para assisti fica pulando na frente da tv, ou ao mesmo tempo que esta assistindo esta fazendo outras coisas como brincando com o computador. Ele corre pra la e pra cá, consegui ficar sentado se senta um pouco mesmo assim com as mãos ele esta mexendo em alguma coisa, ele fica pulando parado no lugar. Os brinquedos novos que ganha ele brinca 5 minuto e depois não da mais bola. Nem dormindo ele para se mexe a noite inteira será que ele é hiperativo??? Que médico posso leva ele para saber. Obrigada….

  215. Claudia disse:
    21 de fevereiro de 2012 às 8:55

    Bom dia!

    Sou professora do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental. Tenho um aluno de 9 anos que dorme na sala de aula. Na verdade ele sempre dormiu desde o início de sua escolaridade. O que me preocupa é que ele não dá conta das atividades desenvolvidas. Está sempre atrasado e necessita que, em casa, a mãe organize e coloque seus registros em dia. Não dá conta de copiar do quadro, colar as atividades impressas no caderno, comparar suas atividades com a correção feita pelo quadro. No momento é o que consigo perceber, já que o ano letivo iniciou a apenas duas semanas.
    As professoras das séries anteriores já tentou conversar com a família, no entanto, não percebem como um problema, acham que ele é apenas uma criança.

    Agradeço se receber uma orientação.

  216. Aline disse:
    20 de fevereiro de 2012 às 15:56

    Boa tarde
    Minha filha tem 3 anos e 2 meses, eu sempre reparei que ela é muito agitada se comparada por ex com os 2 casais de sobrinhos q eu tenho e q ajudei a criar. Desde bebe q ela tinha dificuldade para dormir, mas eu achava q era pq ela só mamava no peito, ai acordava a noite toda mesmo. Depois que desmamei percebi q ela dormia muito agitada, msm se dormisse a noite toda ela resmungava, chorava dormindo e nem assim acordava eu q tinha que acordar ela. ela é muito esperta sempre conta o q faz na escolinha, o q os prof e os coleguinhas conversam com ela, aprende muito rápido como se comportar, como se pronuncia uma palavra corretamente.. mas o que me preocupa é que ela nao fica quieta. Se estamos vendo tv ela nao para, ai qdo fica entendiada fica querendo chamar a nossa atenção para ela, ela conversa alto quase sempre, sem ter nenhum problema na audição, mas é mt geniosa e tem erros q ela comete sempre, sem falar que é mt desastrada, sempre quebra alguma coisa mesmo eu falando ’sofia nao mexe aí que vai quebrar’ ela mexe e quebra e depois fica triste.. nao gosto de ver ela assim, tem dias que esta td bem, tem dias q nao esta. Não sei se ela tem o deficit de atenção pq ela não tem dificuldade de aprendizado, é a inquietude dela q me preocupa. Os pediatras que levo falam que isso é normal, q antes uma criança agitada saudavel do q uma tranquila e doente, mas eles nao entendem como ela é agitada, ate sair com ela é dificil pq ela nao para sentada em sorveteria em lugar nenhum qdo vejo ela ja esta indo pra calçada e querendo brincar de correr de mim. Não sei que atitude que eu tomo, se eu que nao estou sabendo educar ou se ela tem algum disturbio. Obterei resposta deste comentario?

  217. lucimara disse:
    19 de fevereiro de 2012 às 19:28

    Boa tarde!
    tenho um casal, ele tem 10 anos e ela 8anos,engravidei dela qd ele tinha 1 ano e meio…mas,desde que ele começou a andar sempre correu pra lá e pra cá,pra sair tinha que estar disposta, ou corria atrás ou voltava embora,pq ele abria um berreiro.Então fico preocupada pq até hj ele corre o tempo todo dentro de casa,assisti tv andando…sempre foi bem nos estudos e tem bom comportamento dentro da sala de aula,agora dentro de casa não é de briga,mas tb não presta atençao em nada que falamos,repete os mesmos erros tds os dias,será que ele tem problemas:obrigada!

  218. lucenildo disse:
    17 de fevereiro de 2012 às 22:00

    tenho dois um casal de filhos o menino 11 anos e a menina 16
    adotei um sobrinho de minha esposa com 1 ano e 6 meses porque seus pais biológicos, são dependentes químicos e a crianças sofria maus tratos, hoje essa criança tem 6 anos de idade e estou enfrentando muitos problemas com ele em casa e na escola, ano passado tive que muda-lo três vezes de escola
    e esse ano já é s 2ª escola que ele está matriculado e fui chamado pela diretora que falou que só ficaria com ele por 1 mês, ele não quer fazer as tarefas e nem consegue ficar parado por muito tempo em uma só atividade,é muito desobediente,agressivo,desatento e tem dificuldade em seguir regras(indisciplinado), e eu já não sei o que fazer nem como agir, estou em busca de um local ou quem possa ajudar no tratamento em Pernambuco já que moramos em Olinda, tenho lido tudo relacionado a transtornos comportamentais.Peço a que me ajudem.

  219. iracema disse:
    15 de fevereiro de 2012 às 23:34

    nossaaaaaaaa!!!!!!gostei muito eu pretendo ser uma futura psicologa e ajudar muitas crianças ou adutos

  220. isabel disse:
    12 de fevereiro de 2012 às 17:11

    ola, tenho dois filhos uma de 9 e um de 3 anos. a mais velha sempre me deu muito problemas por nao dormia e era agressiva, busquei ajuda em psiquitras ela chegou a tomar depakene mas nada adiantou, entrei com massoterapia e florais alem de muito carinho e consegui uma gde melhora dos 5 aos 7 anos. mas a 2 anos ela vem dando muito trabalho na escola, nao consegue acompanhar, fica mais de 8 horas tentando fazer a liçao de casa, nao sei mais o q fazer pra incentiva la. a impressao q dá é ser preguiça, mas olhando de outra forma morro de dó de ver ela tanto tempo seguido tentando escrever apenas algumas palavras.
    estou bem perdida nem sei mais onde buscar ajuda, por onde começar tudo de novo a luta q tive desde q nasceu ate os 5 anos. busco direto um psiquiatra, tento o psicologo dou remedio o q eu faço.

  221. Roberta disse:
    12 de fevereiro de 2012 às 11:36

    Olá Cris, li seu comentario e vi que vc quer a ajuda de um neuro….eu levo minha filha no Dr. josé Salomão em sao paulo ele é muito bom …o site dele é esse http://www.schwartzman.com.br/php/
    de uma olhada e entre em contato…..já passei por muitos neuros e ele pra mim foi o melhor…

  222. antonio macos do nascimento silva disse:
    11 de fevereiro de 2012 às 20:05

    tenho um filho de nove anos ele emperativo agressivo não quer estuda só pença em jogar vidio gemi e só quer os violentos,ele sóquer fazer que ele quer,chinga amãe o pai,ele toma um remedio comtrolado mas não faz êfeito,que devo fazer .

  223. Milena disse:
    8 de fevereiro de 2012 às 11:25

    Olá, tenho um filho de 2 anos e 8 meses, ele é mto agitado e teimoso. Eu não sei mais o que fazer e nem o que pensar, pois ele faz muita bagunça, e não sei se isso já é normal, pois converso com ele, até chego a bater quando ele faz essas bagunças que são: mexer nas coisas que estã na pia, coisas do banheiro, coisas pessoais da gente, como documentos, etc, ele estraga tudo, faz sujeira pela casa com creme dental, água, comida, e mais ele encontrar pela frente. Sei que nós s pais, temos que ficar viagiando para não deixar nada ao alcance dele, mas eu não entendo, porque eu reclamo tanto, peço tanto, explico tanto que ele não pode mexer e ele continua… com essa idade ele ainda não entende minhas advertências? Eu penso muitas vezes que o problema está comigo, que não sou uma boa mãe, mas então o jeito seria ficar 24h do lado dele, sem poder limpar a casa enqto coloco o desenho favorito dele para poder fazer as atividades domésticas? Pois enqto eu acho que ele está quieto assistindo tv, qdo volto para dar uma olhada nele, ele derrubou a casa e tenho q limpar a casa em dobro. Mas por mais que eu ache que tenho uma parte da culpa, preciso saber se a culpa toda é minha, para saber o que eu tenho q mudar, pois eu converso com ele, dou bronca explicando que não pde mexer nessas coisas, que pode machucá-lo, que se ele fizer ficarei mto brava e chateada, e sei que ele entende, pois ele brinca com os ursinhos dando bronca neles da mesma forma que fiz com ele, mas então por que ele continua, por que ele insiste em querer me desafiar, por que ele insiste em fazer coisas que ele tem consciência que depois vai apanhar, levar bronca… ou ele não tem essa consciencia? Acho que ele tem, por que quando eu pego ele no flagra, ele já olha para mim assustado, o que eu preciso fazer, as vezes dá impressão de que ele gosta de me irritar, até mesmo impressão de que ele não gosta de mim, por fazer coisas que ele sabe q não vou aprovar. Por que ele faz isso, e o que eu preciso fazer para contornar essa situação?

  224. Ana Lúcia disse:
    7 de fevereiro de 2012 às 1:24

    Tenho um filho de 2 anos e 1 mes estou em panico não sei mais o que eu faço ele é muito esperto fala e anda des dos 11 meses.

  225. Vânia Maiara Rodrigues disse:
    6 de fevereiro de 2012 às 18:40

    Olá!Tenho um filho de 3 anos e 5 meses.Estou bastante preocupada porque ele ainda não conversa,ele repete as coisas,canta,sabe contar,formas,cores…mas se alguém pergunta o seu nome por ex ele não responde.Vejo que ele não consegue prestar atenção,a professora de natação me disse que ele parece ter deficit de atenção,pq é dificil fazer ele completar os exercicios,ele não entende o que é proposto a ele.Vejo tbm que as pessoas se irritam,principalmente as crianças,que chamam ele e ele não olha,com as pessoas de casa ele interage mais,faz brincadeiras,beija, mas sempre na hora q ele quer.Peço ajuda à vcs,se devo ou não procurar um neuro pediatra pois estou muito angustiada,não entendo onde estou errando,desde já muito obrigada.

  226. ronilda disse:
    2 de fevereiro de 2012 às 18:53

    meu filho tem 9 anos …ele tem tdah nos passamos pela neuro des dos 4 anos dele. ele toma dois medicamentos nao é facil mas ele é muito inteligente, adora futebol, espero que possamos ajudar alguuem amo muito ele e enfrento tudo por ele!!!!

  227. denilson costa disse:
    31 de janeiro de 2012 às 23:14

    eu tenho 3 filhos um de 4 uma de 6 e uma de 10 anos,a de 6 anos tem ploblema de aprendizado ela estuda desde os 3 anos e não consegue nem fazer o nome sozinha,em casa ela é muito inteligente canta brinca porém tem comportamento as vezes estranho coversa com colegas da escola sem os mesmo estarem presente,so se alimenta se a mãe de a mamadeira,se mando ela fazer alguma tarefa ela faz birra,contudo é muito amavel carinlhosa abraça os pais beija,e agora de vez enquando thá fazendo xixi e côcô na roupa,brinca com os irmãos tem uma concordancia verbal de adulto,se dizem que ela é feia ela não liga e diz eu sei que sou linda eu tenho espelho.as vezes ela se isola ,me ajude a entende-la,ela tem algum problema.
    será que ela tem algum problema.

  228. Cristina disse:
    24 de janeiro de 2012 às 22:09

    Tenho um molequinho de 1 ano e 7 meses…..Começou a se virar na cama com quatro meses….Hoje não para um segundo, dorme muito pouco e quando dorme se mexe muito. Corre o tempo todo, grita muito, não obedece é muito elétrico mesmo….Bate em seus coleguinhas até mesmo os mais velhos….Como faço para saber se ele é hiperativo????

  229. Tatiana Alves disse:
    23 de janeiro de 2012 às 11:26

    Bom dia! Tenho uma sobrinha de 9 anos, que é himperativa. Ela tem a mentalidade de uma criança de 3 anos segundo os médicos. Gostaria muita estar ajundando minha sobrinha, pois os pais se separaram, a madrasta e o padrasto não a compreendem acham que isso é besteira. E agora ela esta parecendo uma criança doente (como se tivesse sindrome de dal). Como ou de que dorma posso ajudar minha sobrinha que vive a base de remedios. Por favor, eu peço uma orientação.

  230. luciana disse:
    23 de janeiro de 2012 às 11:08

    oi tenho dois filhos meninos, um de 4 anos e outro de 2 anos e tres meses…os dois tem comportamentos um pouco agressivo,gritam alto sem motivos,o mais novo fica muito nervoso em lugares com muita gente ex.shopping,festinhas de crianças etc,sao muito inteligentes pra idade, a impressao que eu tenho è que estao jogando comigo o tempo todo correm o tempo todo eu nao consigo que eles fiquem meira hora quetos sempre estao aprontando alguma travessura..o pediatra disse que o mais novo e imperativo mas eu queria saber se nessa idade eu devo passar eles em um psicologo ou nao de vo esperar mas tenho receio de ficarem adultos nervosos e compussivos…peço uma orientaçao..obrigada

  231. Andrea disse:
    19 de janeiro de 2012 às 10:56

    Até ontem meu filho tinha o diagnostico de hiperatividade,agora QI baixo,o que faço vc pode me orientar?

  232. lidianekadydjagomesde sousa disse:
    17 de janeiro de 2012 às 21:07

    EU TENHO UM FILHO IMPERATIVO E GOSTARIA DE TE UM ORIENTAÇAO

  233. cris disse:
    15 de janeiro de 2012 às 18:45

    Oi tenho um filho de 3 anos e 2 meses, ele não para quieto, so sabe pedir as coisas chorando as vezes obedece os meus comandos as vezes faz como se eu não estivesse falando com ele , gostaria de saber como lidar com ele, gostaria de saber se ele com essas caracteristica pode ser hiperativo.

  234. Izabel disse:
    27 de dezembro de 2011 às 19:14

    Boa tarde, tenho uma sobrinha de 6 anos pois já venho reparando a um ano que ela e muito destraída, não consegui ficar parada no sofá vendo televisão fica o tempo todo pra lá e pra cá fica com as mãos e os pés agitados, quando esta vendo tv a gente fala com ela parece que ela está em outro mundo, pede para fazer algo ela vai depois volta sem fazer o que a gente pediu. Muito distraida, será que ela tem esse TDAH pois como posso fazer algum exame pra ver se ela e normal pois a mãe dela se a gente fala que a filha dela tem algo ela fica com raiva por isso estou lhe perguntando se tem algo que eu possa fazer.
    Obrigada pela atenção espero retorno.

  235. suzana disse:
    15 de dezembro de 2011 às 23:16

    minha filha tem 2 anos e 8 meses
    ela n para quieta
    só quando está doente
    n tem paciência para assistir nenhum desenho até o fim
    pede para trocar toda hora. n para para lêr os livrinhos e nem pintar. tudo não passa de menos de 5 minutos. Corre muito de um lado para o outro. Gostaria de saber se ela tem TDAH e quem devo procurar para ajudar. Espero respostas. Obrigada.

  236. Aline disse:
    9 de dezembro de 2011 às 0:33

    Oi, tenho um filho de 01 ano e 3 meses, ele é muito elétrica e agitado, não para nem um minuto, anda sem rumo , tocando de roda, no restaurante é um sufoco pois nem no cadeirão ele para , tenho que ficar correndo atras o tempo todo, ele dorme tarde mas acorda uma vez à noite para mamar. E quando ele dorme mexe muito na cama ate muda a posição da cabeça para os pés. Mas é um menino muito inteligente ainda não fala mas aponta o dedinho e imita os familiares nas atividades diárias , atento em tudo ao seu redor. Obrigado , aguardo respostas.

  237. rubiane campanucci disse:
    8 de dezembro de 2011 às 23:09

    tenho um filho de 4 anos e meio,ele e muito inteligente porem,na escola eu tenho serios problemas que ate esses dias eu achava que era com ele,porque a diretora reclamava demais dele nao ficar quieto e ser agressivo ele e deficiente auditivo,e fica nervoso quando nao dao atençao para ele.ai eu fiquei sabendo que a professora jogou ele pra fora da sala,e falou para os seus coleguinhas que se ele brigasse com alguem era pra brigar com ele,sera que toda essa agressividade dele nao e por essas frustrascoes,eu nao sei como agir.

  238. Elaine Mika Miamoto Rodrigues disse:
    29 de novembro de 2011 às 18:12

    Olá, tenho uma filha de 01 ano e 6 meses, ela é muito elétrica, não para nem 5 minutinhos sentada, corre o tempo todo, difícilmente ela anda na maioria das vezes corre,e m sufoco quando tenho que ir a consultorio ou enfrentar filas ela não tem paciencia, sempre tem que ir alguem comigo para que uma possa cuidar dela e eu para aguardar na fila, ela dorme tarde ex: e tirar um sninho á tarde ela vai dormir só 23:00 á 00:00 mas também se ela não tirar esse cochilo ela até dorme cdo 20:30 mas acorda 04:30 para mamar. E quando ela dorme ela gira mito na cama ate muda a posição da cabeca, secoloca a cabeça na cabeceira qundo vou ver os pés estão na cabeceira. Tem casos na famla de sobrinhos bem agitados, mas também não sei se é hiperaivos. Bom aguardo respostas.obrigaga.

  239. antonio dinis disse:
    28 de novembro de 2011 às 13:42

    Caros amigos,
    Tenho uma filha de 2 anos e 10 mêses e estou começando a ficar preocupado.
    Ela é inteligente, fala tudo, canta , dança, sabe as cores, números, grava na memoria músicas com facilidade e tem facilidade em aprender.
    Sendo que ela algumas vezes durante o dia, fica parada, ou em frente a televisão ou algum brinquedo, mexendo com as mão e agora com a cabeça també, ou seja , com as mão e a cabeça ao mesmo tempo, parecendo euforia com que está vendo.
    Fica assim alguns segundos e volta a atividade normal.
    ]tenbém gosta de assistir televisão ou video, mesmo que sem música, puland e mexendo os braços.
    Quando pedimos para ela para, para normalmente.
    Estou preocupado e não sei o que fazer.
    fique na paz.
    DINIS

  240. Fabiana coelho disse:
    27 de outubro de 2011 às 12:35

    Gostei muito deste site,nele descobrir,que a minha filha pode ser hiperativa,agora vou procurar um especialista.

  241. angela maria alves candido disse:
    25 de outubro de 2011 às 21:00

    oi tenho uma filha de 8 anos que chora todo dia no colegio eu convercei com ela ela falou que nao gosta da professora mais ela fais toda as tarefas que a professora coloca u que devo faser obrigado

  242. Victor disse:
    21 de outubro de 2011 às 21:12

    Oi, eu tenho 13 anos e tenho TDAH bom muitas pessoas me taxam de maluco, burro, não consigo me concentrar na aula, não paro quieto na cadeira…
    Gostaria de saber oque posso fazer para melhorar o meu comportamento?

  243. Patrícia Cordeiro Paiva Mota disse:
    20 de outubro de 2011 às 22:41

    Boa noite td bem?Tenho um menino de 4 anos.Ele é muito agitado,não gosta de emprestar as coisas dele.Ele não gosta de tomar benção e nem cumprimentar as pessoas.Não para quieta.E todo mundo fala que ele é mal educado.Todo vez que saio de casa,reclamão dele.Gostaria de saber se ele é uma criança imperativa,e como agir com ele.Amo muito meu filho e quero o melhor para ele…Grata.

  244. sheila cadinho disse:
    17 de outubro de 2011 às 21:17

    olá tenho um filho de 2 e 7 meses ,que desde bb vi que ele era agitado demais..não dormia nem de dia e nem de noite,foi crescendo foi piorando ,levei ao neuro e ele passou calmante natural ,mas não resolveu.
    Esperei crescer maio e voltei,ai como ja suspeitava e hiperativo,,sempre soube pq e genetico,tenho um filho de 17 anos que era.
    Mas era totalmente diferente do meu mais novo,o meu filho mais velho não conseguia ficar parado.
    Agora o meu mais novo ele não fica parado,,corre toda hr,pula demais,grita muito,se vc não brinca com ele chora ate ficar roxo e terrivel.
    O neuro passou risperidona,para o humor pq ele as vezes ta normal brincando ,derrepente começa chorar e gritar sem motivos e quer agredir tdos na familia,e ele próprio.
    Estou fazendo faculdade de pedagogia pra entender melhor esse transtorno, e ajudar pais.principalmente mães guerreiras ,que lutam pra melhora de seus filhos.
    Somos mães sempre criticadas,todos ao nosso redor veém nossos filhos como mau educados sem limites,eles não imaginam que a criança sofre muito com isso,a sociedade não consegue aceitar esse transtorno e muitos professores não estão preparados ,pra essa nova realidade.

  245. Dalmo João Ignácio disse:
    9 de outubro de 2011 às 22:28

    tenho um filho de 09 anos que e TDAH,que está em tratamento desde os 02 anos, quem leva ele a consutas sempre e a minha esposa. Não consigo entender e tenho muita dificudade em aceitar e muito menos trabalhar com o meu filho, hoje tive uma conversa com ele e choramos juntos, preciso muito de ajuda sei que se eu nao for referência na vida dele hoje, amanha porerá ser tarde demais, porem nao consigo brincar com ele, ex:quando jogamos bola juntos ele simplesmente tem uma atitude inesperada sai corredo esquece a bola e nao quer saber de mais nada e isso me deixa muito nervoso pois nao consigo chamar a sua atenção, a piscologa dele pediu p/ ele passar para um papel o que ele estava sentindo e no final teve uma frase que muito preocupante,(eu nao sou aceito e nem amado pela minha familia) se possivel fvr me ajudar, espero ancioso pela sua resposta…..

  246. juliane disse:
    3 de outubro de 2011 às 12:02

    Tenho um filho de 2 anos e 7 meses ele é muito agitado, não para um minuto,a noite quando esta dormindo é,mexe bastante.E quando vou reclamar alguma coisa ele nunca olha nos meus olhos, faz de conta que nem levou carão.Tem mania de jogar seus brinquedos no chão.Ele ainda não sabe pular e fala mas poucas frases, tipo quer agua, to com sono.Será que ele sofre de TDAH,por favor gostaria de entender melhor me ajudem.Obrigada.

  247. monica correa alves disse:
    1 de outubro de 2011 às 23:06

    Cara Doutora,
    primeiramente vou me apresentar – sou Mônica mãe da Manuela que tem 8 anos. gostaria de saber se a hiperatividade aparece em qualquer idade. Neste ano Manuela começou a apresentar alguns sintomas que parecem os descritos acima. Ela é uma criança pouco cuidadosa com brinquedos e principalmente com material escolar. demora horas para fazer uma lição, mas le muito bem, soletra perfeitamente. a hiperatividade tem grau ou é somente de um jeito? ela esta indo a uma psicopedagoga a 4 meses e a psico até hoje não comentou nada.
    Quem devo procurar para fazer os exames necessários para saber se ela é ou não hiperativa?
    agradeço,
    Mônica uma mãe entristecida.

  248. priscilla disse:
    1 de outubro de 2011 às 22:51

    olá, tenho uma filha de 1 ano e 7 meses, ela ja fala bem explicado, pedi tudo. AS vezes ela me surpreende das coisas que ela faz. a noite ela fica muito agitada, e nao consegui dormir. Esse é um dos sintomas de crianças hiperaltas?

  249. daiane disse:
    27 de setembro de 2011 às 14:25

    Meu filho tem seis anos desde os três anos ele é muito ativo , já levei ao pediatra mas ele disse que não era nada, mas estou começando a me preocupar. Ele esta na escola no primeiro ano e ele é muito desligado, sempre dizendo que não sabe, e não tem parada, na própria sala de aula a professora disse que assim do nada ele começa a andar em circulos dentro da sala, não encomoda ninguém mas é muito ativo se não ta fazendo nada ele começa a contar numeros falar sozinho, não se mistura com outras crianças.. E andei lendo algumas reportagens e aparentemente ele tem os sintomas. por favor me dê uma ajuda.. obrigado..

  250. marcela de jesus disse:
    27 de setembro de 2011 às 13:39

    tenho uma filha nde dois anos e ela não para um segundo,mexe em tudo o que ve.quando contrariada faz o maio escandalo e ainda por cim de dia ela não dorma e a noite nao tem um sono tranquilo.ela passa o dia intiro sem dormir na maior agitação e vai dormir la para as 2 horas da manha.ela ja fez uso ate de homeopatia para acalmar mas nao fez efeito.

  251. Louise Arruda Sena dos santos disse:
    19 de setembro de 2011 às 8:49

    Olá, tenho um filho de dois anos que ainda não fala.É muito agitado, não para um minuto, não senta para brincar, quer ficar andando ou correndo e mexendo em td que vê, e quando vê algo que não gosta na tv, fica batendo a cabecinha na parede ou no chão ´Já havia percebido isso antes, quando ele começou a andar (com 1 ano e uma semana)mas agora comecei a me preocupar. Gostaria de saber se isso é uma fase ou ele tem sintomas de hiperatividade?Pq se ele tiver, vou levá-lo a um especialista para começar a tratar. Obrigada.

  252. luciane disse:
    17 de setembro de 2011 às 23:25

    meu filho tem 8anos mais nao consegue aconpanhar na escola ja passou por pissicologa mas nao tive resultado agulm sera que e dfs de atencao

  253. PRISCILLA DANTAS SILVEIRA disse:
    14 de setembro de 2011 às 23:16

    Tenho um filho de 4 anos, que ele nao obedece ninguem, nao come nada, e quando ele tira o dia para irritar uma pessoa , pronto!me ajude o que devo fazer, mais na escola nunca recebi reclamações dele, mais na casa da avo ele desconta

  254. Hagar Tatiane disse:
    12 de setembro de 2011 às 16:48

    Boa tarde!!
    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e está numa fase muito agitada, dorme a tarde e quer ficar o a noite pulando e dançando, vendo televisão…
    Mexe em tudo o tempo todo e não para um minuto… Esse comportamento é de uma criança que tenha TDAH ou é só uma fase de desconberta? tem como identificar nessa fase?
    Desde já agradeço!!

  255. floriza de oliveira disse:
    10 de setembro de 2011 às 22:42

    Olá, tenho um filho de 11 anos, ele e imteligente só nos assuntos que o intereçam tem nessecidade de ficar mexendo canudinho de tomar refrigerante nas mãos cortado no tamanho certo e dobrado por ele gosta muito de ler revistas de naruto e turma da monica não comprimenta as pessoas q so ver de vez em quando é como se não conhecesse e normalmente fica em um mundo q é só dele.

  256. Maria eleonora disse:
    6 de setembro de 2011 às 18:07

    Minha filha tem 9anos, muito inteligente , entrou na escola com três anos, andou normal, falou normal, só que na escola sempre apresentou dificuldades já no segundo período tinha dificuldades de apreender a letra cursiva, foram muitas lutas pois eu achava que ela estava com preguiça. Batia para fazer as tarefas, ela não tinha nenhum interesse pelas matérias de matemática e português, vem sendo arrastada com aulas de reforço e muita ajuda em casa. Por insistência minha , procurei umas psic. pedagoga e a escola disse que não precisava.mas insisti e aí veio um exame de procesamento auditivo com alterações, e aí fonoaudiologia,psicóloga pai operativa….e estamos em tratamento….a escola nunca me disse nada , eu desc.º fiava. E aí a neuro me disse que ela e tda…. Acho que a escola tinha que ter me avisado quanto aos recursos….não sei o que fazer…ela não e hiperativa , muito boazinha mas muito desatenta….não sei se mudo ela de escola

  257. angela disse:
    3 de setembro de 2011 às 11:51

    Oi tenho um menino de 1 ano e 5 meses ,na semana passada teve convulsão .levamos para o neuro e o eletro deu uma irritação na parte frontal ,o medico comentou q ele pode ser hiperativo pois nao para um minuto ,nao paciencia para nada ,corre ,sobe em tdo q pode ,o sono dele é mto agitado .A minha perg é a seguinte : Se comerçarmos a tratar ele nessa idade à cura pra isso ??? obrigada .

  258. Angélica Barbosa disse:
    2 de setembro de 2011 às 16:22

    Boa tarde,me chamo Angélica,sou casada e tenho dois filhos um de 04 anos e outro de 11 anos,o de 11 está na escola,na 5ªserie,mas desde o Pré tenho problemas com ele,sempre sou chamada pelos mesmos motivos:Mãe,seu filho é ótimo,tem boas notas,não responde,não fala palavrão, respeita os professores mas é péssimo em disciplina,ele é o primeiro a terminar o dever em sala de aula e põe o resto da sala a fazer bagunça,não há cristo que aguente esse menino.A escola já encaminhou ele para um psicologo,mas nada adiantou,ele não consegue ficar quieto,não se concentra em nada,se mete na conversa dos adultos,sempre acha que sabe mais que todo mundo,até dormindo ele se machuca,porque nem durante o sono ele se acalma,o sono dele é super agitado,ele implica com o irmão,implica com a prima,não aceita alguém dizer que sabe mais que ele,ele faz de tudo para provar que sabe mais,o que na verdade muitas das vezes realmente acontece,ele é super inteligente,muito prestativo…..mas devido a inquietação dele,ele atormenta todos que estão a sua volta,na escola,em casa,na rua,num passeio,em qualquer lugar….eu estou desesperada,não sei o que fazer,preciso de ajuda e não sei por onde começar…por favor me dê uma luz,eu e meu filho precisamos de ajuda com urgência.

  259. fabricia disse:
    26 de agosto de 2011 às 22:14

    boa noite:dr°meu filho tem 3 anos e 3 meses e ele não fala e seu comportamento na creche é bem extressante para as professoras elas reclamam muito pois ele se joga no chão quando contrariado.E as vezes demora a calmar mesmo elas pegando no colo ele bate a cabeça no chão e tudo mas é só la pois em casa ele fazia mais a mais de um ano parou.o que a sr° acha? a e ja fizemos isames de audição deu tudo ok ele é muito inteligente.

  260. rose disse:
    25 de agosto de 2011 às 12:12

    Boa tarde, tenho um filho de 11 anos, ele é desatento em sala de aula, desde os 9 anos, tem medo de tudo, principalmente dormir no quarto dele, e dificuldade de memorizar qualquer assunto. Que especialista levo para ajuda-lo. Um abraço, Rose.

  261. Ildete disse:
    24 de agosto de 2011 às 16:28

    Doutora,boa tarde,tenho um filho de 3anos e 9 meses,ele já estuda desde do ano passado,ano passado estudou em tempo integral em uma escola,e neste ano coloquei ele em uma escola melhor por 1 período só,porém ele sempre reclama da escola,e diz que quer voltar para a escola velha.a atual escola que ele estuda já me chamou lá 3 vezes para reclamar do comportamento dele e da ultima vez eles me propulserão passa-ló em uma psicologa da escola e eu concordei e achei até interessante,pois ele realmente é uma criança agitada,mexe em tudo,destrói seus brinquedos,tem uma certa resistencia em obedecer e não tem muita paciência de ficar concentrado em nada,porém nunca pnsei que ele poderia ser hiperativo,e hoje a psicologa me surpreendeu com esta notícia,já marquei uma outra psicologa para ele para sexta feira,mas estou muito ânciosa,se está outra me falar que realmente ele é hiperativo devo aceitar e comerçar um tratamento ou devo muda-ló de escola primeiro para ver se o comportamento dele muda,estamos prestes a nos mudarmos de cidade e talvez lá que estaremos junto com toda nossa família ele mudará de comportameto também e evitaria uma avaliação precosse.o que a Senhora me sugere.

  262. Maria Teresa de Souza disse:
    23 de agosto de 2011 às 18:01

    Tenho filho de 5 anos,só agora aceitei que ele precisa de ajuda.Super agitado desde 1 ano de idade, não para nenhum momento.Coloquei em uma escola , a professora disse: Que estava no limite dela, e que ela não aguentava mais.Tirei desta escola e coloquei em outra, que recebeu ele de braços abertos.Fui a psicooga e me orientou a passar no neuro pediatra, para fazer diversos exames.Quero saber se esto no caminho certo?

  263. Cristiana R P S disse:
    23 de agosto de 2011 às 11:52

    É possivel a criança ser hiperativa e não possuir o TDA ?
    tenho um filho de 3 anos e meio, em casa ele é elétrico, só para qdo vê desenho na tv, dvd, brinca com carrinhos ou está dormindo .É muito teimoso e malcriado, mas ao mesmo tempo muito carinhoso, tem dificuldades na fala, não se interessa por pinturas com lapis etc, mas adora aprender coisas novas e ir pra escola. Embora eu tenha muitas reclamações dele na escola, que ele não obedece regras, é muito agitado, não gosta de emprestar nada e chora à toa, mas participa de todos os eventos escolares.Isso pode ser hiperatividade?

  264. ingrid natacha disse:
    21 de agosto de 2011 às 23:00

    olá tenho um filho de 1 ano e nove meses,ele não para quieto…nem na hora do sono…é muito agitado parece q nunca fica cansado,tá sempre fazendo uma traquinagem,será q ele é hiperativo?como saber?o q devo fazerse ele for? obrigado

  265. silvia paiva disse:
    30 de julho de 2011 às 16:30

    qual profissional tenho que levar a criança,paraser diagnosticado a hiperatividade.

  266. ELAINE CORDEIRO disse:
    23 de julho de 2011 às 12:59

    MEU FILHO TEM UMA CARENCIA AFETIVA ENORME E HIPERATIVO E MEXE AS MAOS SEM PARAR O TEMPO TODO ATE SEU SONO E AGITADO POREM SO EVANGELICA E SO DEUS PARA AJUDAR E OS PSICOLOS OK

  267. ELAINE CORDEIRO disse:
    23 de julho de 2011 às 12:53

    MEUFILHO TEM TDH DESDE 01 ANO, JA PASSEI NO NEUROLOGISTA, PSICOLOGO E PISIQUIATRA, MAS SOFRO, SOFRO EU BUSCO AJUDA ESPIRITUALIDADE E SO DEUS PARA ME AJUDAR, MEU FILHO TEM UMA CARENCIA AFETIVA ENORME ME AJUDE, POIS AMO MEU FILHO ELE E AGITADOE TEM TODOS DIAGUINOSTICOS DE HIPERATIVIDADE E NUNCA TOMOU CALMANTE .

  268. Atila meire disse:
    20 de julho de 2011 às 9:19

    Tenho uma amiga que a filha tem hiperatividade, não sei como ajudar, porém vejo sofrimento dela todos os dias a filha tem 10 anos.
    Ela faz tratamneto desdo 6 anos de idade e a situação cada vez mais piora, todos os tipos de medicação indicada para tratamento de hiperatividade ela já tomou.
    O que devo fazer para ajuda-la ?

  269. My disse:
    15 de julho de 2011 às 14:49

    oi, tenho um filho com 2 anos e sete meses, ele é muito agitado tem todos os sintomas da hiperatividade, gostaria de saber como devo lidar???

  270. denise disse:
    1 de julho de 2011 às 11:57

    Olá tenho um filho de 11 anos,ele tdah ja consultei com varios medicos ,eles mandaram tomar a ritalina tomou a 5 anos agora suspendeu o uso do mesmo,deu pra ele tomar a respirodona mas nao esta adiantando ele continua agitado do mesmo jeito,o que eu faço tem algum outro medicamento que eu possa dar pra ele.
    Quando

  271. diana disse:
    22 de junho de 2011 às 7:28

    meu filho vem mim dando muitos problemas em ksa pois ja chegou ao estremo,pegou meu rg e picou todinho tive q tirar outro,na escola,os amigos tem dias q nao o suporta embora ele esteja c medicamento RITALINA,ainda assin e muito inquieto,nao consegue realizar as liçoes q sao dadas todos ds dias a escola tem um comentario novo sobre ele,ja nao sei mas o q faço,me ajude por favorrrrrrrrrrrrr.

  272. aurelia disse:
    12 de junho de 2011 às 18:44

    Tenho um filho de 7 anos e meio, e tem muita dificuldade na fala, já fizemos todos os exames pedidos graças á Deus não foi diagnosticado nada grave,é uma criança muito inteligente aprende fácil, mas mas não mostra muito interesse na escola , gostaria de saber se a hiperatividade pode dificultar a fala?

  273. claudia ciola disse:
    9 de junho de 2011 às 17:07

    é possivel a criança ser hiperativa e não possuir o TDA ?
    tenho um filho de 3 anos e meio, ainda não consegui descobrir sobre seu comportamento escolar, porem em casa ele é muito agressivo e ao mesmo tempo se arrepende e fica muito carinhoso , tem dificuldades na fala, não se interessa por pinturas com lapis etc, o negocio dele é o computador, e seus carrinhos!Gosta de bater dando murro com os punhos fechados.Teimoso, ninguem manda nele,no dia seguinte volta a fazer a mesma malcriação da qual foi advertido.isso é hiperativismo?

  274. Denise Monteiro disse:
    27 de maio de 2011 às 17:00

    Boa Tarde
    Necessito de ajuda tenho um filho de 04 anos no qual está me dando um pouco de problema na escola.
    Posso relatar que não está participando das aulas de rodas sempre quer fazer o que lhe dá prazer e sempre está atento a pequenos detalhes dentro da sala de aula.
    Agora anda apresentando sintomas de desobediência seguido de irritabilidade onde está batendo nos amigos da sala dando chute.O que fazer?No ano passado ele era o exemplo da escola de carinho e ternura e só chorava quando alguem lhe batia ou contraria a sua idéia.
    Preciso de um Psicólogo?Médico?
    Enfim fico no aguardo de um parecer!
    Mãe
    Denise

  275. MARIA DE JESUS N. AVELAR disse:
    24 de maio de 2011 às 14:28

    eu me chamo maria de jesus. meu filho tem11 anos ele e imperativo eu não seio mais o que fazer para ajuda-lo tem muita dificuldade na escola todos os dias tem reclamação, com tudo isso eu fico triste sera que a presença do pai influi com tudo isso ,me orienta o que devo fazer

  276. Cristiane disse:
    23 de maio de 2011 às 15:08

    Tenho um menino de 2 anos gostaria de saber como lidar com ele. Suas atitudes sao nao consegue sentar para comer, quando pega um brinquedo fica minutos brincando,sua fala ainda nao esta bem definida,fica agitado na prensenca de amiguinhos nao para um minuto se quer a unica atividade que fica quieto e assistir tv sobre assuntos de seu enteresse gostaria muito de saber se ele e realmente hiperativo.

  277. samara araujo alves disse:
    18 de maio de 2011 às 10:14

    tenho um filho de tres anos ele é uma criança normal brinca com o irmão de dois anos,esta na escola ,faz as tarefas direitinho ,conversa praticamente como um adulto ;mas a professora dele s
    disse que por duas vezes ele teve uma crise de risos e sentindo dor de cabeça na sala de aula SEM MOTIVO ALGUM ISSO É NORMAL?
    Por favor me responda o mais breve possivel pois estou apavorada…

  278. Paulo Cezar Azol Fernandes disse:
    17 de maio de 2011 às 16:30

    ola boa tarde:tenho um filho c/ 7 anos e meio ele faz acompahamento a partir dos 3 anos de idade c/ a idade atual tem problema de aprendizado e concentração,tem algum meio q poderiamos ajuda-lo a se desenvolver?
    por favor conto com sua colaboração.
    sem mais: Grato.

  279. Maria Tersa Euflausino disse:
    15 de maio de 2011 às 21:02

    Maria Teresa disse: eu tenho uma criança de 1 ano e 9 meses, ela é muita agitada, não pára quieta, não tem concentração para brincar. Quando esta junta com outras crianças, ela não sabe senta para brincar com as mesmas. ela está fazendo tratamento com homepatia, não estou vendo resultado. peço uma orientação nesse caso. Obrigado. Teresa

  280. Zélia disse:
    10 de maio de 2011 às 9:56

    Boa tarde.
    Tenho um filho com 7 anos, frequenta o 2º ano, tem tido notas muito boas, no entanto é de opinião de todos os professores que tem que ele tem imensas potencialidades e não as aproveita devido á sua falta de concentração. Ele distrai-se muito facilmente, até o lápis e a borracha servem para ele ficar a olhar e “no seu mundo da lua”. Gosta muito de falar, se deixar consegue estar sempre a falar, de manhã á noite. Não consegue estar quieto muito tempo, se vamos jantar ao restaurante tem de fazer um jogo enquanto espera, senão não consegue esperar pela comida. Adora correr e brincar, jogos tipo PSP, Xbox, computador, etc. Adora ver televisão. Já fui com ele ao pediatra que me diz que isto passa com a idade mas eu acho que ele precisa de ajuda e talvez alguma medicação. A professora geralmente todos os dias me faz queixas que esteve desatento ou de conversa, ou demora muito a fazer as tarefas escolares. A opinião da professora é que ele é um bocadinho imaturo para a idade que tem e talvez tenha défice de atenção ou hiperactividade. Gostava que ele fosse mais calmo sem o prejudicar. Ele é uma criança feliz, sempre bem disposto.

  281. leni aparecida de pontes silva disse:
    5 de maio de 2011 às 23:05

    meu filho tem 4 anos não cosegue se concentrar na sala de aula o que posso fazer

  282. Suze disse:
    5 de maio de 2011 às 11:04

    Bom Dia. Minha filha é única, tem 8 anos, esta na 2a.Serie (3o.Ano). È inteligente, estudiosa, carinhosa, adora desenhar e fazer cartinhas dizendo “eu te amo” p todo mundo (tia,professora,eu o pai),até hoje só tira nota 10. O prolema é q ela anda conversando demais na sala de aula, ñ fica quieta. Já recebi varios bilhetes da professora q ñ sabe o q fazer mais p ela falar e rir menos na sala de aula, até trocou ela de lugar varias vezes, mas nada resolveu. Converso com ela e ela fala q ñ vai fazer mais. Todos os dias qdo vai p a escola digo p ela obedecer a professora, só conversar e brincar no intervalo, q sala de aula é lugar de estudar. Não sei mais o q fazer, como agir com ela. Ela não consegue ficar quieta, fica subindo nas costas do sofá, se mexe o tempo todo, qdo sentamos p comer ela fica levantando toda hora e por nada, até brinco com ela perguntando se tem formiga no lugar q ela está.As vezes me irrito com toda movimentação dela. As terças e quintas ela faz jazz e natação, sabados faz balé e segundas e quartas faz Ingles. Amo a minha filha e quero o melhor p ela. Será q ela pode ter hiperatividade?

  283. jaqueline disse:
    14 de abril de 2011 às 18:13

    meu filho tem 5 anos e apresenta alguns sintomas de tdah desde que fiquei grávida do mais novo com 3 meses, gostária de saber uma duvida pois na creche ele vai bem claro não tem sossego mas faz os trabalhinhos mais nunca está sentado sempre irriquieto o que fazer como posso proceder devo levar ele em que tipo de medico desde já agradeço

  284. MARIA PAULA BRANTES CRESPO disse:
    11 de abril de 2011 às 19:20

    OLA SOU PAULA DE SOROCABA, MEU FILHO DE 4 ANOS ESTA COM ATRASO NA FALA, ESTOU LEVANDO ELE NA FONODIÓLOGA, I ÉLA FALOU QUE TALVEZ ELE TENHA HIPERATIVIDADE, O QUE POSSO FASER PRA AJUDA-LO QUE MÉDICO PROCURAR , AS VESEZ ELE É INQUIÉTO AS VEZES NÃO ELE É NORMAL NAUM SEI O QUE PENSAR ME AJUDE POR FAVOR..
    ESPERO RESPOSTA MEU EMAIL É brantespaula@yahoo.com.br

  285. Alice disse:
    10 de abril de 2011 às 22:27

    Olá, meu nome é Alice e tenho 14 anos. Sou desorganizada, desatenta e impulsiva. Não sou hiperativa, mas falo demais e mexo mãos e pés o tempo todo, coisa que me atrapalha até para dormir, já que me mexo e me viro o tempo todo. Pela minha mania de falar o que me vem a cabeça tenho poucos amigos, e os que tenho reclamam comigo o tempo todo. Não tenho problemas na escola, aliás, sou uma boa aluna, mas fico voando na aula e depois tenho que estudar feito louca para recuperar o assunto. Nas provas, principalmente de matemática, erro coisas que na verdade eu sei, o que me faz tirar 8 quando eu poderia tirar 10. Adio trabalho até a véspera da entrega e depois enlouqueço meus pais pedindo ajuda. Perco lápis, canetas e livros didáticos. Eu choro quando fico frustada, não tenho tolerancia alguma com isso. Leio muito, e a bomba atômica poderia cair na esquina se estou lendo alguma coisa legal, como no hiperfoco. Quando leio um livro chato, normalmente para uma prova, me perco na história o tempo todo, tenho que voltar ao começo e me levanto da cadeira em que estava sentada e começo a andar em círculos, pensando e falando comigo mesma sobre como a história poderia ser melhorada. Interrompo colegas e professores, além de me meter na conversa alheia. Até os 12 anos eu conseguia driblar esses problemas, mas agora está difícil. Quando eu era bebê, chorava o tempo todo e era incapaz de dormir mais de duas horas seguidas, coisa que minha mãe me fala diariamente. Dizem que sou igual ao meu pai, que apresenta os mesmos sintomas, assim como meu irmão mais novo. Posso ter TDAH ?

  286. ADRIANA disse:
    6 de abril de 2011 às 18:59

    TENHO UM FILHO DE 9 AMOS E UMA DE 4 ANOS TODOS OS DOIS NÃO PARA UM MINUTO O MENINO NÃO CONSEGUE FAZER OS DEVERES DA ESCOLA ,NÃO CONSEGUE SE CONSENTRAR NAS AULAS ,NAÕA FICA QUIETO HORA NENHUMA É UMA CRIANÇA HIMPERATIVA SIM OU NÃO ADRIANA

  287. Jacyara disse:
    3 de abril de 2011 às 20:24

    tenho um filho de 6 anos ele é uma criança que tem dificuldade de execultar suas tarefas escolares ele quer fazer tudo ao mesmo tempo.Quando não fazem o que ele quer ele se jogar no chão,se bate,quando estamos falando com ele,ele não escuta é como se ele tivesse problema auditivo mais não tem pois ja fez exame pelo relato de vocês tudo indica que ele tenha TDAH por favor me ajude ele não obedece quando deveria espero resposta de vocês

  288. Isaura monteiro disse:
    25 de março de 2011 às 0:12

    meu filho tem 06 anos e tem todos os sitomas de TDAH mas n tenho certeza o que especialista devo procura,ele ja foi espuso da escola de reforço,por falar muito e n seconcentra.Nas suas tarefas.Por favor me ajude a encontra uma luz.obrigada

  289. Ronaldo e Alba disse:
    18 de março de 2011 às 17:49

    Temos uma menina de 7 anos, e já foi diagnosticada com os sintomas de TDAH, estamos medicando-a com 5mg de ritalina 2 vezes por dia, mas percebemos que o efeito do remédio parece ter pouca duração (uns 30 minutos). Estamos preocupados com a sua conduta na escola uma vez que o seu temperamento é sazonal, às vezes está tranquila e faz as atividades propostas, outras vezes, mesmo medicada ela fica agitada e relutante as atividades. Precisamos de alguma orientação.
    Obrigado.

  290. Claudia disse:
    18 de março de 2011 às 2:05

    Estamos desenvolvendo um projeto de apoio escolar que com as criancas que estao disponiveis para adoçao em um determinado municipio de Mato Grosso, e temos uma criança que tem todos os sintomas de hiperatividade, não sabemos como agir, pois já é totalmente excluido na escola, não somos especialistas mas tudo indica que o abandono do pai é uma das causas, pois apesar de estar em um lar para adoçao o pai mora a duas quadras do abrigo onde ele fica com outra familia que nao o aceita.
    Caso possa nos ajudar em como agir nesse caso, é um bom garoto, mas poderá ser focalizado para o lado errado, caso nao consigamos ajuda lo. O texto ja ajudou. Mas o que puder se acrescentado agradecemos.
    Obrigado.

  291. Poliana disse:
    17 de março de 2011 às 17:09

    Olá… Tudo bem?
    Dra: Maria Teresa…
    Tenho um sobrinho que tem 8 anos, ele apresenta algumas caracteristicas de criança hiperativa. É uma criança que tem muita energia, é virando cambalhotas, é correndo, é escalando, sube nos sofa, dependura em galho de árvore, sube cadeiras e pula, tem dificuldade em ficar permanecer sentado, na hora da refeição é inquieto mexendo com os pés e as mãos, na escola faz as tarefas rapidas e fica andando e conversando com os colegas, não tem medo de se machucar, as vezese fala o que não é conveniente, gosta de se entrormeter na conversa dos outros, é contente o tempo todo, gostar de ler, desenhar, pintar, tudo que ele ver as pessoas fazer quer imitar, os brinquedos dele duram pouco, pois desmunta e quebra tudo.
    Se for possivel quero orientações como devo ajuda-lo em casa, na escola e no desenvolvimento pessoal e educacional dele.
    Eu li algumas colocações na sala virtual e gostei muito, quero orientação, de já meu muito obrigado, bom final de semana e tenho certeza que a sr. irá me ajudar. Boa Tarde!
    Poliana…

  292. Maria Aparecida disse:
    28 de fevereiro de 2011 às 23:37

    Meu filho tem cinco anos e tem todos os sintomas de hiperatividade, é muito inteligente, aprende tudo muito facilmente mas é ligado a 220 fez um mapeamento cerebral e o neuro afirmou o diagnóstico. Passou Neuleptiu, estou muito preocupada em se é correto dar esta medicação, e querendo susgestões de como trabalhar toda esta energia com ele, pois é filho único.

  293. Elaine disse:
    11 de fevereiro de 2011 às 18:34

    Oi, sou professora e tenho um aluno com 3 anos que tem hiperatividade, gostaria de receber informçoes de como devo agir com ele.

  294. Edna lucia disse:
    5 de fevereiro de 2011 às 11:50

    Tenho um filho 2anos e11meses hiperativo que toma amedicacao orap1mg ele vai tomar por 1ano a neura quem passou por favor entre em contato comigo tenho muitas duvidas moro numa cidade do interior de pernambuco onde nao tem recursos de ajuda…

  295. Andréa Lopes disse:
    3 de fevereiro de 2011 às 4:55

    Tenho um sobrinho que vai fazer 5 anos no mês de Maio e estamos percebendo nele todos os sinais da hiperatividade. Não entendo como a pediatra dele ainda não se manifestou. Dentre todos os sintomas visto, me peocupo com a fala dele…ele não fala direito, tem uma fala de uma criança de 2 anos praticamente.
    Não sei como entrar neste assunto com meu irmão, acredito muito que ele precise começar um tratamento, pois está na fase de alfabetização. Caso alguém entenda os sintomas da fala como eu citei acima entre em contato, agradeço desde já.

  296. lauro disse:
    24 de janeiro de 2011 às 15:47

    tenho uma filha de 3 anos e 2 meses,e tem o comportamento com as caracteristicas de uma criança himperativa,ela não tem limites pra brincar,vive pulando na cama,quando estamos en uma praça,a brincadeira é subir en tudo que ela consegue escalar,corre o tempo todo,sem medo do perigo.e a nossa maior dificuldade é que ela não se comunica direito conosco não atende aos nossos comandos,pareçe que nunca escuta o que estamos falando,não obedeçe a nada e por mais que ensinemos algo a ela,nunca aprende e sempre que ela vai falar alguma coisa ela repete sempre as mesmas coisas, tipo tô com fome,quer agua,o que foi isso,e quando ela quer alguma coisa ela não pede ela empurra agente até perçebermos o q ela quer.e tem uma mania de sempre falar e fazer o que viu e ouviu nos desenhos que ela gosta,todo tempo fala no tigrao e no tairone,o q ela mais assiste…ela desde bb dorme muito mal, rola a noite toda na cama,acorda de madrugada e custa a dormir.e agora q é a nossa maior preocupação pois ela vai estudar e se quer sabemos o que falar pra escola sobre o jeito dela….ja procuramos varios especialista e fizemos varios exames e todos dizem que ela é normal.o pediatra sempre tranquilizou dizendo q ela não tem nada,mais q o melhor especialista pra ela e pra nois é um psicologo.se alguem puder me orientar sobre esse relato por favor mande resposta por e-mail obrigado….

  297. Eliane Ap.Diniz Santos disse:
    19 de janeiro de 2011 às 20:26

    Tenho uma filha de 3 anos e 9 meses,é muita agitada,não fica quieta por muito tempo,sempre está (aprontando),dorme muito bem a noite.É muito esperta aprende coisas com facilidade e também muito amorosa,não gosta de ir para a escolinha no periodo integral.Tenho uma filha adolescente e não me recordo que ela era igual a irmã,preciso de um,a orientação por favor obrigada.ELIANE

  298. juliana disse:
    16 de janeiro de 2011 às 14:35

    gostaria de uma ajuda tenho um sobrinho de 9 meses desde que nasceu so sabe chorar,ñ come direito ñ dorme direito ele e muito agitado ele chora o dia inteiro so ñ chora quando esta dormindo mas tirando o resto ele so chora será que ele e hinperativo.me ajude por favor.

  299. Flavia Dias disse:
    20 de dezembro de 2010 às 19:56

    Olá, tenho uma filha que acabou de completar 4 anos e desde que nasceu tem muita dificuldade em conciliar o sono. Por vezes acordo de manhã e encontro várias “aprontações” dela pela casa que ela fez durante a madrugada. Ela é muito carinhosa e não apresenta muita agressividade, porém chora demais por tudo, não consegue ficar sentada por nada, roe as unhas até a pele. Quando tinha dois anos eu tirei a chupeta, mas ela começou a chupar o dedo escondida.
    Quando acontece qualquer coisa diferente ela fica completamente incontrolável, nervosa, dá gritos e corre desordenadamente e quando vai para a casa do pai (que não mora conosco) volta pior. Da última vez ele disse que não queria que ela fosse mais para lá porque não atendia ninguém.
    Isso além de outraS Coisas. Tenho muito medo, me esforço muito para ama-la e compreende-la, mas tem se tornado muito sofrido para mim. preciso de ajuda.

  300. Vanusa disse:
    19 de dezembro de 2010 às 17:58

    Tenho um filho de 1 anos e 8 meses, começou a andar com 9 meses, porem nao fala quase nada , apenas mamae, papai, tia, agua, me dê, abra. É uma criança que tem muita energia, corre , pula, mexe exageradamente em tudo, todos os dias quando retorno do trabalho tem vencido algum obstaculo,demonstra muita inteligencia, nao consegue fica sentadinho no meu colo, enfim nao fica quieta. Como a minha primeira filha foi menina e tinha outro comportamento nesta idade fico admirada com tanta energia. Esse comportamento é normal ??? Aguardo resposta.

  301. Indira Patricia Gonçalves disse:
    6 de dezembro de 2010 às 15:31

    Interessante.

  302. Lia de Paula Moraes disse:
    28 de novembro de 2010 às 14:44

    Meu livro infantil JOÃO AGITADÃO, Ed. Caravansarai e distribuido pela Ed. Mauad, destina-se principalmente às crianças hiperativas e ajuda a aumentar a autoestima destas crianças. O livro foi fruto da minha experiência de mãe de um menino hiperativo aliada à prática de mais de vinte anos como psicóloga da rede pública no Rio de Janeiro, onde atendí inúmeras crianças hiperativas e suas
    famílias.

  303. eliana costa santos disse:
    15 de novembro de 2010 às 0:53

    Sou psicopedagoga estou com uma criança de 2 anos e sete meses ,pois uma mãe me pediu ajuda.Seu filho não fala,é mouto agitado, ñ dorme direito,qd briga com ele responde ao modo dele,ñ brinca com um brinquedo por muito tempo,deixando pra la e vai bincar com outro. Como poço ajudar minha amiga.

  304. erica disse:
    26 de outubro de 2010 às 16:59

    ola estou fazendo meu tcc tambem sobre hiperatividade e queria algum material sobre tratamento farmacologico.
    fabricio,se possivel poderemos trocar algumas informaçoes

  305. fabricio disse:
    22 de outubro de 2010 às 8:32

    ola estou fazendo meu tcc sobre hiperatividade, e queria saber se tem um teste para fazer com crianças.
    obrigado.

  306. RONISE disse:
    13 de outubro de 2010 às 18:38

    OI TUDO BEM TENHO UM FILHO DE 7 ANOS QUE FOI DIAGNOSTICADO HEPERATIVO TOMA MEDICAÇÃO ,MAIS ELE NÃO TEM DIFICULDADE EM APRENDER NADA APRENDE ATE MUITO RAPIDO,QUASE SEMPRE ENTRA NA MINHA FRENTE QUANDO ESTOU FALANDO OU FAZENDO ALGUMA COISA NÃO GOSTA DE FICAR PARADO E ESTA SEMPRE DIZENDO QUE NINGUEM TEM PACIENCIA COM ELE NUMCA GOSTOU DE BRINCAR DE CARRINHO OU OUTRA BRINCADEIRA DESTE TIPO,GOSTA DE COMPUTADOR VIDEOGAMES CELULAR,APRENDEU ANDAR DE ROLER SOZINHO BICICLETA TUDO SOZINHO,O GRANDE PROBLEMA E QUE TUDO MUNDO FICA ELOGIANDO E AI ELE HUMILHA OS OUTRO PRINCIPALMENTE EU,NÃO SEI COMO LIDAR COM ESTA SITUAÇÃO ESPERO RESPOSTA OBRIGADO

  307. josi disse:
    17 de setembro de 2010 às 23:38

    oi!minha filha tem 06 anos. aprende com facilidade já sabe lê um pouco, mas ultimamente a professora reclama que é desatenta. É muito esperta, inquieta, fala muito e fala sozinha tbem, difícil de obedecer, corre, pula, mas consegue assistir tv por muito tempo sentada e quieta desde q a interesse,ama leitura,muitos dizem que ela é hiperativa,tenho medo.Existe hiperatividade sem déficite de aprendizado?Será q é apenas energica e desobediente? Gostaria de uma luz, me sinto muito confusa e com medo do problema.Ela é elétrica quase sempree parece ter necessidade que diga q a ama sempre,quer atenção o tempo todo, adora chamar a atenção.Ficarei muito grata se me responder.Deus a abençoe.

  308. Márcia Boscardini disse:
    27 de agosto de 2010 às 12:46

    Adorei o assunto abordado e gostaria de saber se existe hiperatividade sem deficit de atenção?

  309. sandra elias disse:
    26 de agosto de 2010 às 14:28

    Apreciaria sua avaliação:
    Criança(MENINA) com 7 anos, cursando a 2ª série, tendo facilidade de aprendizado mas ñ consegue se concentrar no que está executando, se irrita com facilidade, não consegue ficar parada assistindo tv sem que mexa pés e mãos; várias vezes até se posiciona de cabeça para baixo no sofá de tanto que se movimenta.Pula e corre sem mesmo estar brincando. Dormindo, observa-se alguns “tremores” no corpo; autoestima variavelmente baixa, responde antes mesmo que a pergunta tenha terminado de ser feita.
    Aguardo email com avaliação e agradeço a atenção.

  310. Edjane disse:
    18 de agosto de 2010 às 15:22

    Oi gostaria de uma orientação. O meu filho está com 7 anos, no 2º ano e já até marquei uma consulta com um neurologista. Ele tira notas ótimas, sabe ler e escrever muito bem, assiste todo o filme, não tem video game, dorme tranquilo e bem, como bem, tem horário para café da manhã, almoço e janta. Mas o problema é na escola, ele não fica quieto no lugar, e não aceita ordem da professora. Dou duro com ele, não é questão de mimo. Quando faz alguma coisa certa elogiamos. Quando tirou notas ótimas no boletim , saímos para comemorar. Agora quando faz algo errado, sentamos e conversamos. Ele fala que não consegue ficar quieto. Por favor pode me orientar.
    Obrigada

  311. claudia silvia disse:
    17 de agosto de 2010 às 1:03

    Tenho um filho de 4 anos ele foi diagnosticado com TDAH,ATRAZO MENTAL e ainda um pouco do ALTISMO,gostaria muito de sabe se realmente isso e possivel numa só pessoa,ele esta fazendo acompanhamento com 04 especialistas,FONODIOLOGIA,PSICOLOGIA,TERAPIA OCUPACIONAL e PSICOPETAGOGIA,por favor mim ajude,estou no dezespero total em todos os sentidos.Obrigado pelo espaço.

  312. Luciana disse:
    5 de agosto de 2010 às 22:51

    Sou educadora numa creche e tenho uma aluna de 1 ano e 9 meses. Há uns 5 meses venho analisando seu comportamento: é uma criança inquieta, agitada como se fosse movida a motor, dorme pouco,corre sem destino,tem muita força, encrenqueira e gosta de maltratar os colegas sem motivo e quando faz, percebo na sua feição que isso lhe diverte. Mas tambem é uma criança esperta, inteligente, aprende as coisas com facilidade. Ela pode ser uma criança hiperativa? gostaria de uma ajuda. OBRIGADA

  313. renata disse:
    4 de agosto de 2010 às 16:32

    Estou com suspeita de que meu filho de 7 anos apresenta TDAH.Já passou por um teste na psicologa que disse que ele tem e outro teste em um neuropediatra especialista em TDAH e disse que não tem.Disse que ele precisa é de limites.
    Acho meu filho extremamente agitado porém muito inteligente.Fez até um tste de QI que deu acima da media.
    Gostaria portanto de saber existe hiperativo sem deficit de atenção.
    Será que ele pode ser só hiperativo?
    por favor me envie imail e me ajudem.

  314. Elena disse:
    29 de julho de 2010 às 11:36

    fui camada na escolinha maternal de meu neto com 2 anos e 4 meses e me discreveram um adolecente quase delinquente estranhei pois o acompanho desde que nasceu levo a parques abertos e fechados em shopings ele é comunicativo brincalhão alegre as vezes pra mim normal disputa brinquedos as vezes ganha as vezes desiste e parte pra outros, não entendi é possivel que em ambiente como maternal ele seja tão diferente? Não gostei talves por ser avó mas sou muito observadora e analitica que fazer?

  315. Vanessa Souza disse:
    23 de julho de 2010 às 18:44

    Tenho uma filha de 4 anos e acho que ela sofre de tdah.Mas na sabemos ao certo oque fazer,mas lendo esse atigo tive uma luz.
    obrigado

Deixe um comentário